Moção de censura aprovada. Pedro Sánchez é o novo primeiro-ministro de Espanha

Juan Carlos Hidalgo / EPA

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, no Parlamento, no dia em que a moção de censura promovida pelo PSOE derrubou o seu Governo

A moção de censura promovida pelos socialistas espanhóis foi aprovada pelo Parlamento, esta sexta-feira, levando à queda do Governo liderado por Mariano Rajoy, que vai ser substituído pelo líder do PSOE, Pedro Sánchez.

O Parlamento espanhol aprovou hoje a moção de censura que afasta o Governo de direita liderado por Mariano Rajoy e, ao mesmo tempo, elegeu o novo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, líder do PSOE, que promoveu essa proposta.

Uma maioria absoluta de 180 deputados num total de 350 manifestou de forma nominal o seu apoio à moção de censura. Rajoy esteve no poder durante seis anos e Pedro Sánchez irá tentar acabar a legislatura que termina em 2020.

Antes da votação, o ainda chefe do Governo espanhol reconheceu que estava prestes a ser afastado do poder, tendo mesmo felicitado o líder socialista que agora o substitui.

“Podemos presumir que a moção de censura será adotada, tendo como consequência que Pedro Sánchez será o novo presidente do Governo”, admitiu Rajoy no curto discurso que fez quando chegou ao Parlamento, depois de ter faltado ao início do debate.

Rajoy quis ser “o primeiro a felicitar” o líder do PSOE, apesar de não concordar com “o que fez”. “Foi uma honra deixar Espanha melhor do que a encontrei”, disse ainda o primeiro-ministro, acrescentando esperar que Sánchez consiga fazer a mesma coisa.

Por sua vez, Pedro Sánchez agradeceu o apoio dos deputados à sua investidura e disse que a assembleia vai escrever hoje “uma nova página na democracia do país”. A líder da bancada socialista, Margarita Robles, assegurou, por seu lado, que o PSOE irá colocar o interesse dos espanhóis à frente dos do seu partido.

A queda do Executivo é provocada depois de vários ex-membros do PP terem sido condenados a longas penas de prisão, na semana passada, na sequência do esquema de corrupção conhecido por “caso Gürtel”, que ajudou a financiar o partido.

Rajoy recusou até agora apresentar a sua demissão antes da votação da moção de censura, a única forma de se manter no poder o tempo necessário para organizar eleições antecipadas e impedir a chegada ao poder dos socialistas.

Os socialistas espanhóis já contavam com o apoio do Unidos Podemos, dos nacionalistas bascos e dos independentistas catalães. O voto, anunciado na quinta-feira, dos cinco deputados do Partido Nacionalista Basco (PNV) assegurou a maioria absoluta que Sánchez precisava para afastar Rajoy e automaticamente ocupar o seu lugar à frente do Executivo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. XAU Sr. Mariano Rajoy e Sra. seu braço direito, para os dois Franquistas.
    Muitos PARABENS ao PSOE e PNV muitas felicidades de Democracia.

  2. Aos poucos a Europa vai regressando à normalidade. Não vai ser fácil reorganizá-la depois da destruição e roubos perpetrados por estes energúmenos chefiados pelo franco atirador jádói. até a extrema direita que não é mais que o braço armado desta canalha vai desaparecer sem que se dê por isso. è retirá-los da luz para que desapareça a sua sombra. Viva a democracia.

  3. Veremos se há queda de um ditador disfarçado de democrata não dará lugar a mais outro é que democracia com imperialismo parece não ligar muito bem uma coisa com a outra e Madrid não vai certamente abdicar das suas ambições imperialistas nem que para tal tenha que recorrer à força como foi no recente caso Catalunha e não tivesse sido o alto civismo do povo catalão a situação poderia ter esbarrado numa guerra civil.

RESPONDER

Sardenha vai cobrar entrada em praia invadida por turistas

Sardenha, em Itália, quer limitar a entrada de turistas numa das suas famosas praias, La Pelosa. A praia vai ter lotação limitada e a entrada vai ser paga para maiores de 12 anos. As medidas de …

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …