Moção de censura aprovada. Pedro Sánchez é o novo primeiro-ministro de Espanha

Juan Carlos Hidalgo / EPA

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, no Parlamento, no dia em que a moção de censura promovida pelo PSOE derrubou o seu Governo

A moção de censura promovida pelos socialistas espanhóis foi aprovada pelo Parlamento, esta sexta-feira, levando à queda do Governo liderado por Mariano Rajoy, que vai ser substituído pelo líder do PSOE, Pedro Sánchez.

O Parlamento espanhol aprovou hoje a moção de censura que afasta o Governo de direita liderado por Mariano Rajoy e, ao mesmo tempo, elegeu o novo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, líder do PSOE, que promoveu essa proposta.

Uma maioria absoluta de 180 deputados num total de 350 manifestou de forma nominal o seu apoio à moção de censura. Rajoy esteve no poder durante seis anos e Pedro Sánchez irá tentar acabar a legislatura que termina em 2020.

Antes da votação, o ainda chefe do Governo espanhol reconheceu que estava prestes a ser afastado do poder, tendo mesmo felicitado o líder socialista que agora o substitui.

“Podemos presumir que a moção de censura será adotada, tendo como consequência que Pedro Sánchez será o novo presidente do Governo”, admitiu Rajoy no curto discurso que fez quando chegou ao Parlamento, depois de ter faltado ao início do debate.

Rajoy quis ser “o primeiro a felicitar” o líder do PSOE, apesar de não concordar com “o que fez”. “Foi uma honra deixar Espanha melhor do que a encontrei”, disse ainda o primeiro-ministro, acrescentando esperar que Sánchez consiga fazer a mesma coisa.

Por sua vez, Pedro Sánchez agradeceu o apoio dos deputados à sua investidura e disse que a assembleia vai escrever hoje “uma nova página na democracia do país”. A líder da bancada socialista, Margarita Robles, assegurou, por seu lado, que o PSOE irá colocar o interesse dos espanhóis à frente dos do seu partido.

A queda do Executivo é provocada depois de vários ex-membros do PP terem sido condenados a longas penas de prisão, na semana passada, na sequência do esquema de corrupção conhecido por “caso Gürtel”, que ajudou a financiar o partido.

Rajoy recusou até agora apresentar a sua demissão antes da votação da moção de censura, a única forma de se manter no poder o tempo necessário para organizar eleições antecipadas e impedir a chegada ao poder dos socialistas.

Os socialistas espanhóis já contavam com o apoio do Unidos Podemos, dos nacionalistas bascos e dos independentistas catalães. O voto, anunciado na quinta-feira, dos cinco deputados do Partido Nacionalista Basco (PNV) assegurou a maioria absoluta que Sánchez precisava para afastar Rajoy e automaticamente ocupar o seu lugar à frente do Executivo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. XAU Sr. Mariano Rajoy e Sra. seu braço direito, para os dois Franquistas.
    Muitos PARABENS ao PSOE e PNV muitas felicidades de Democracia.

  2. Aos poucos a Europa vai regressando à normalidade. Não vai ser fácil reorganizá-la depois da destruição e roubos perpetrados por estes energúmenos chefiados pelo franco atirador jádói. até a extrema direita que não é mais que o braço armado desta canalha vai desaparecer sem que se dê por isso. è retirá-los da luz para que desapareça a sua sombra. Viva a democracia.

  3. Veremos se há queda de um ditador disfarçado de democrata não dará lugar a mais outro é que democracia com imperialismo parece não ligar muito bem uma coisa com a outra e Madrid não vai certamente abdicar das suas ambições imperialistas nem que para tal tenha que recorrer à força como foi no recente caso Catalunha e não tivesse sido o alto civismo do povo catalão a situação poderia ter esbarrado numa guerra civil.

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …