Eman Abd El Aty, de 36 anos, Pesava 500 kg, quando deixou Alexandria, no Egito, rumo a um hospital na Índia. Desde que foi operada, há dois meses, já perdeu metade do seu peso.
El Aty nasceu com mais de 6 quilos e foi diagnosticada com elefantíase, uma doença parasitária que causa um inchaço extremo dos braços e das pernas. Aos 11 anos, já estava tão pesada que não conseguia ficar de pé, e passou a gatinhar pela casa.
Algum tempo depois, El Aty abandonou a escola, após sofrer um AVC que a impediu de sair da cama. O lado direito do seu corpo ficou paralisado, prejudicando ainda mais a sua mobilidade.
El Aty era considerada a mulher mais pesada do mundo e não saía de casa há mais de 25 anos, passando os dias deitada numa cama. Inicialmente, foi necessário demolir uma das paredes do seu quarto para a conseguirem retirar de casa, com a ajuda de um guindaste.
Ao chegar a Mumbai, na Índia, após sete horas de voo num avião de carga, foi transportada num camião até ao Saifee Hospital, em Mumbai, onde foi submetida a uma cirurgia de redução de estômago e a uma dieta especial à base de líquidos.
O resultado foi impressionante: em apenas dois meses, El Aty perdeu 250 quilos, metade do seu peso original.
Os custos foram financiados pelo médico Muffazzal Lakdawala, um dos maiores especialistas do mundo em cirurgia bariátrica, após um pedido de ajuda da família.
Agora, os médicos esperam que a mulher perca peso suficiente para conseguirem fazer uma TAC e perceberem as causas do AVC que sofreu há alguns anos e que a deixou parcialmente paralisada.
ZAP // BBC
Podiam ter tentado fazer-lhe essa dieta à base de líquidos durante dois meses antes da operação, ou até tentado uma dieta vegan, gostaria de saber o resultado.