Mulher que atirou filhas ao rio Tejo condenada a 25 anos de prisão

(dr) João Miguel Rodrigues / CM

-

A mulher acusada do duplo homicídio das filhas, de 19 meses e quatro anos, na praia da Giribita, em Oeiras, foi esta quarta-feira condenada pelo Tribunal de Cascais a 25 anos de prisão efetiva.

Na leitura da sentença, o coletivo de três juízas do Tribunal de Cascais considerou que Sónia Lima “entrou com as filhas no mar com o propósito de lhes tirar a vida”.

“A arguida agiu de forma livre, deliberada e conscientemente, com o propósito concretizado de tirar a vida às suas filhas. […] Sabia que era uma conduta punível por lei”, afirmou a presidente do coletivo.

Em fevereiro do ano passado, a mulher entrou no mar com as duas filhas menores, de 19 meses e quatro anos respetivamente, junto ao forte de Geribita, em Oeiras, numa alegada tentativa de suicídio.

Sónia acabou por sair da água em estado de choque e com sinais de hipotermia. A bebé foi alvo de manobras de reanimação, sem êxito, e foi dada como morta ainda no areal. A filha mais velha esteve desaparecida e, mais tarde, o corpo acabou por ser encontrado.

A mulher de 37 anos, que estaria em depressão profunda, estava a disputar a guarda das crianças na Justiça com o pai das menores.

As duas crianças estavam sinalizadas pela Comissão de Menores, depois de Sónia ter apresentado queixa contra o ex-companheiro por abuso sexual e violência doméstica. Na altura, o pai das crianças negou todas as acusações.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “…depois de Sónia ter apresentado queixa contra o ex-companheiro por abuso sexual e violência doméstica. Na altura, o pai das crianças negou todas as acusações.”
    Está mesmo na cara… mesmo que a mulher seja culpada e mesmo que não tenha razão, os tribunais e as pessoas, regra geral, acreditam muito mais facilmente na mulher que no homem… aí está a prova de que quem acusou o marido de abuso sexual e violência doméstica tenha levado as filhas para o mar… as palavras leva-as o vento mas a acção permanece…

RESPONDER

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …