MSF teme “tempestade perfeita” caso a Covid-19 chegue aos campos de refugiados

Erdem Sahin / EPA

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) e outras organizações têm pedido às autoridades gregas que retirem os refugiados das suas ilhas, começando pelos mais vulneráveis, para tentar evitar o que classificam como uma “tempestade perfeita” que poderá suceder em caso de surto de coronavírus nesses locais.

Segundo noticiou o Público, as condições dos cinco campos das ilhas gregas não permitem aos refugiados lavar as mãos com frequência, manter isolamento ou distância social ou mesmo ter acesso aos cuidados médicos necessários. Em caso de contágio por coronavírus num desses campos, será muito difícil travar a propagação e tratar os doentes.

Na terça-feira, as autoridades gregas anunciaram medidas, restringindo a circulação de pessoas nos campos, vedando as partes à sua volta que foram criadas por não haver mais espaço dentro, permitindo a saída de apenas cem pessoas em cada hora entre as 07:00 e as 19:00. Apenas uma pessoa por família pode ir até a um centro urbano.

A morte de uma criança afegã, de seis anos, num incêndio que decorreu esta semana nesse mesmo campo, sublinhou a falta de condições, que tem atualmente mais de 19 mil pessoas quando, no máximo, deveria ter três mil.

Os MSF manterão as clínicas em três das ilhas onde há campos e criticam o Governo por defender campos fechados com o argumento de que esses seriam mais seguros para as comunidades em volta. “Até agora não vimos qualquer plano de resposta credível para uma epidemia”, disse Hilde Vochten, coordenadora dos MSF na Grécia.

Defendem ainda que, embora pedir a retirada de pessoas numa situação de pandemia possa parecer assustadora, obrigar as 42 mil a viver nos campos com uma ameaça de pandemia é agora não só “irresponsável como está no limite de ser criminoso”.

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) informou que as restrições de viagens para a União Europeia e encerramento de fronteiras significam que os programas de recolocação estão temporariamente suspensos.

A deslocação de menores não acompanhados recentemente acordada com países europeus, incluindo Portugal, também poderá estar em risco, disse à Reuters Afshan Khan, coordenadora especial para a resposta aos refugiados e migrantes na Europa da Unicef.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …