MSF teme “tempestade perfeita” caso a Covid-19 chegue aos campos de refugiados

Erdem Sahin / EPA

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) e outras organizações têm pedido às autoridades gregas que retirem os refugiados das suas ilhas, começando pelos mais vulneráveis, para tentar evitar o que classificam como uma “tempestade perfeita” que poderá suceder em caso de surto de coronavírus nesses locais.

Segundo noticiou o Público, as condições dos cinco campos das ilhas gregas não permitem aos refugiados lavar as mãos com frequência, manter isolamento ou distância social ou mesmo ter acesso aos cuidados médicos necessários. Em caso de contágio por coronavírus num desses campos, será muito difícil travar a propagação e tratar os doentes.

Na terça-feira, as autoridades gregas anunciaram medidas, restringindo a circulação de pessoas nos campos, vedando as partes à sua volta que foram criadas por não haver mais espaço dentro, permitindo a saída de apenas cem pessoas em cada hora entre as 07:00 e as 19:00. Apenas uma pessoa por família pode ir até a um centro urbano.

A morte de uma criança afegã, de seis anos, num incêndio que decorreu esta semana nesse mesmo campo, sublinhou a falta de condições, que tem atualmente mais de 19 mil pessoas quando, no máximo, deveria ter três mil.

Os MSF manterão as clínicas em três das ilhas onde há campos e criticam o Governo por defender campos fechados com o argumento de que esses seriam mais seguros para as comunidades em volta. “Até agora não vimos qualquer plano de resposta credível para uma epidemia”, disse Hilde Vochten, coordenadora dos MSF na Grécia.

Defendem ainda que, embora pedir a retirada de pessoas numa situação de pandemia possa parecer assustadora, obrigar as 42 mil a viver nos campos com uma ameaça de pandemia é agora não só “irresponsável como está no limite de ser criminoso”.

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) informou que as restrições de viagens para a União Europeia e encerramento de fronteiras significam que os programas de recolocação estão temporariamente suspensos.

A deslocação de menores não acompanhados recentemente acordada com países europeus, incluindo Portugal, também poderá estar em risco, disse à Reuters Afshan Khan, coordenadora especial para a resposta aos refugiados e migrantes na Europa da Unicef.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …