MSF teme “tempestade perfeita” caso a Covid-19 chegue aos campos de refugiados

Erdem Sahin / EPA

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) e outras organizações têm pedido às autoridades gregas que retirem os refugiados das suas ilhas, começando pelos mais vulneráveis, para tentar evitar o que classificam como uma “tempestade perfeita” que poderá suceder em caso de surto de coronavírus nesses locais.

Segundo noticiou o Público, as condições dos cinco campos das ilhas gregas não permitem aos refugiados lavar as mãos com frequência, manter isolamento ou distância social ou mesmo ter acesso aos cuidados médicos necessários. Em caso de contágio por coronavírus num desses campos, será muito difícil travar a propagação e tratar os doentes.

Na terça-feira, as autoridades gregas anunciaram medidas, restringindo a circulação de pessoas nos campos, vedando as partes à sua volta que foram criadas por não haver mais espaço dentro, permitindo a saída de apenas cem pessoas em cada hora entre as 07:00 e as 19:00. Apenas uma pessoa por família pode ir até a um centro urbano.

A morte de uma criança afegã, de seis anos, num incêndio que decorreu esta semana nesse mesmo campo, sublinhou a falta de condições, que tem atualmente mais de 19 mil pessoas quando, no máximo, deveria ter três mil.

Os MSF manterão as clínicas em três das ilhas onde há campos e criticam o Governo por defender campos fechados com o argumento de que esses seriam mais seguros para as comunidades em volta. “Até agora não vimos qualquer plano de resposta credível para uma epidemia”, disse Hilde Vochten, coordenadora dos MSF na Grécia.

Defendem ainda que, embora pedir a retirada de pessoas numa situação de pandemia possa parecer assustadora, obrigar as 42 mil a viver nos campos com uma ameaça de pandemia é agora não só “irresponsável como está no limite de ser criminoso”.

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) informou que as restrições de viagens para a União Europeia e encerramento de fronteiras significam que os programas de recolocação estão temporariamente suspensos.

A deslocação de menores não acompanhados recentemente acordada com países europeus, incluindo Portugal, também poderá estar em risco, disse à Reuters Afshan Khan, coordenadora especial para a resposta aos refugiados e migrantes na Europa da Unicef.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …