MP “não nos ligava patavina. Zero”, disse major Vasco Brazão

António Cotrim / Lusa

O major Vasco Brazão da Polícia Judiciária (PJ) durante a sua audição na Comissão Parlamentar de Inquérito

O major Vasco Brazão, ex-porta-voz da Polícia Judiciária Militar (PJM), disse esta terça-feira ao coletivo de juízes do Tribunal de Santarém que o Ministério Público (MP) não “ligava patavina” à investigação e às diligências sobre o caso de Tancos estabelecidas por aquela força policial.

“A PJM não existia, era um verbo de encher”, indicou em tribunal, onde agora se apuram responsabilidades criminais, e não políticas. O MP “não nos ligava patavina. Zero”, frisou Vasco Brazão, que há dois anos prestou esclarecimentos sobre Tancos no Parlamento.

Segundo avançou esta terça-feira o Observador, o major disse ao juiz Nelson Barra que, na altura em que o então diretor-geral da PJM o integrou na equipa que investigava o assalto, não o informou sobre o despacho da Procuradora-Geral da República, que passava a investigação para a Polícia Judiciária (PJ) civil.

O assalto a Tancos, continuou, coincidiu com o início das suas férias em Espanha, passando o seu colega de trabalho, o capitão Bengalinha, a ficar com a investigação. O MP acusa o major e o diretor Luís Vieira de terem combinado para afastar Bengalinha, de modo a fazerem uma investigação paralela à da PJ civil.

Vasco Brazão afirmou que nunca afastaria Bengalinha, admitindo, contudo, que Vieira o preferia na investigação devido à sua experiência. O major indicou que Bengalinha lhe pediu ajuda e que só nessas conversas soube da reunião entre o MP, elementos da PJ e da PJM, na qual ficou definido que as informações seriam reunidas num único processo.

“Não soube da reunião de 03 de julho. Nos telefonemas que tive com ele [Bengalinha] estava muito preocupado com o processo (…). Recordo-me que na reunião de 03 de julho disseram: vocês investigam o vosso processo, nós o nosso e vamos trocando informação. Nós tínhamos o processo militar e eles o civil”, contou Vasco Brazão.

A certa altura, Bengalinha abandonou a investigação por considerar a PJ civil e o MP não davam atenção à sua investigação e às diligências que fazia, onde chegou a fazer propostas de constituição de arguidos.

Vasco Brazão é acusado de associação criminosa, tráfico e mediação de armas, falsificação ou contrafação de documentos, denegação de justiça e prevaricação e de favorecimento pessoal praticado por funcionário.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …