PGR investiga negócio pouco transparente entre Estado, Airbus e Salvador Caetano

foreignoffice / Flickr

O ex-ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira

O Ministério Público está a investigar um negócio com contornos pouco claros envolvendo o Estado, a Salvador Caetano e a Airbus.

Como descreve o Público, citando a Procuradoria-Geral da República, “o Ministério Público no Tribunal Administrativo encontra-se a recolher elementos, com vista a decidir o tipo de procedimento a adoptar” relativamente a possíveis ilegalidades na renegociação do contrato do Estado com a Airbus Space and Defense, divisão da Airbus responsável pelo desenvolvimento e produção de produtos destinados à aplicação aeroespacial e de Defesa.

Em causa, descreve o jornal, está um contrato de compra de 12 aviões C-295 à Airbus, realizado em 2006, que pressupunha um contrato de contrapartidas com um conjunto de obrigações a que o fornecedor se submetia para fomentar a economia portuguesa, através de investimentos diretos ou compras de material.

Artur Mendes – que era conselheiro de comunicação do ex-ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e na altura sócio de Miguel Caetano Ramos, neto do fundador do Grupo Salvador Caetano e gestor de topo do grupo – terá ajudado a Salvador Caetano a reunir com o Ministério da Economia. Artur Mendes poderá, assim, ter facilitado a concretização de um negócio para um grupo com que tinha ligações.

Já Manuel Pinheiro, ex-adjunto de Álvaro Santos Pereira, terá feito chegar a informação do interesse da Salvador Caetano à Airbus – e hoje trabalha no Grupo Salvador Caetano.

Graças à intervenção de Manuel Pinheiro e Artur Mendes, a Airbus, que entretanto tinha feito um negócio com a Salvador Caetano, conseguiu chegar à fala com o então ministro da Economia – que aditou o contrato, desta vez com contrapartidas de apenas 15% e ao fazê-lo tornou a Salvador Caetano na maior parceira do negócio. Em setembro de 2012, um mês após o aditamento ao contrato entre Governo e Airbus, foi criada a Salvador Caetano Aeronautics.

Este processo, no entanto, seria ilegal, já que as regras ditam que não pode ser o Governo a escolher projetos que beneficiariam de contratos e contrapartidas com fornecedores de material militar.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Deste governo já se pode esperar tudo…
    O lugar destes senhores é ao lado do 44…
    É uma vergonha, passos fedelho, relvas, cavaco, portas e por aí fora com tecnoformas, BPN’s e mais outros tantos casos!
    É colocar este governo na choldra, isso sim!

  2. Gente do PS é assim, é composto por presidiários (socrates, soares, etc) e por gente que não sabe ler (rui esteves, etc)…
    Fora isso, não deve ter havido um único contrato feito pelo PS enquanto governo que não tivesse uma qualquer artimanha… Deus nos livre…

  3. Nos últimos 40 anos tem sido um fartar vilanagem. Esperemos que a actual procuradora consiga colocar o maior número de corruptos possível na choldra. Muito nos devem pelos sacrifícios que hoje estamos a passar.

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …