Ministério Público acusa agressor de Bruno Candé de homicídio por ódio racial

Bruno Candé Marques / Facebook

O ator Bruno Candé Marques, morto a tiro em Moscavide, Loures

O Ministério Público (MP) acusou o assassino do ator Bruno Candé do crime de homicídio qualificado, agravado por ódio racial.

De acordo com o jornal Público, que teve acesso ao despacho de acusação, o Ministério Público de Loures deu como provado que Evaristo Marinho, na altura com 76 anos, agiu com a intenção de matar o ator Bruno Candé e dirigiu expressões nas quais se “referiu em concreto à cor da sua pele”.

O MP refere que o homicídio foi agravado pelo artigo 131.º e 132.º do Código Penal, nomeadamente pelo facto de ter sido “determinado por ódio racial, religioso, político ou gerado pela cor, origem étnica ou nacional, pelo sexo, pela orientação sexual ou pela identidade de género da vítima”.

Os procuradores deram como provadas as expressões proferidas pelo homicida, que combateu na guerra colonial, em Angola, entre outubro de 1966 e setembro de 1968. “Vai para a tua terra, preto!“, “Tens toda a família na senzala e devias também lá estar” e “Anda cá que levas com a bengala, preto de merda” são alguns dos exemplos.

Segundo o Diário de Notícias, na investigação da Polícia Judiciária (PJ), titulada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, foram identificados vários indícios fortes, quer com base em testemunhos, quer com base no perfil do suspeito, que a morte teve motivação racial.

O ator foi alvejado à queima-roupa, com quatro tiros, em julho do ano passado, na Avenida de Moscavide, em Loures, no distrito de Lisboa. Uma testemunha do crime explicou que o conflito entre ambos tinha começado dois dias antes, por causa da cadela da vítima, que usava como guia.

Na altura, a família do ator também referiu que o assassino já o havia ameaçado de morte três dias antes, tendo proferido vários insultos racistas. A PJ, que ficou responsável pela investigação, não descartou a hipótese de se tratar de um crime racial.

Evaristo Martinho ficou em prisão preventiva, na cadeia de Lisboa, por homicídio qualificado e posse de arma ilegal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de "disparate" em Matosinhos, Costa promete "lição exemplar" à Galp. Empresa não comenta

António Costa deixou críticas ao encerramento da refinaria de Matosinhos, na sequência da decisão da Galp de concentrar as operações em Sines. A empresa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre as declarações. No domingo, o secretário-geral …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …