Movimento reúne milhares de jovens voluntários de todo o mundo para serem infetados com covid-19

Sanofi Pasteur / Flickr

O movimento norte-americano 1DaySooner está a reunir milheres de voluntários jovens saudáveis dispostos a serem infetados com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, numa tentativa de acelerar a descoberta de um tratamento.

De acordo com o jornal espanhol El País, Josh Morrison, que aos 20 anos cedeu um rim a um desconhecido, é o líder da iniciativa. A equipa responsável acredita que a experiência pode salvar “milhares” ou até “milhões de vidas”.

Atualmente, o movimento conta com mais de 20 mil voluntários de 102 países. Uma pessoa pode voluntariar-se para a experiência propriamente dita ou apenas para defender publicamente a iniciativa.

Segundo o movimento, se a experiência for para frente, o “risco de danos seria minimizado na medida do possível” pelo facto de se escolherem pessoas “relativamente jovens”, entre os 20 e os 45 anos, sem quaisquer condições de saúde prévias.

O ensaio poderia reduzir riscos desnecessários, dado que os voluntários provavelmente já estariam expostos à covid-19, uma vez que “muitas pessoas se encaixam nessa descrição porque vivem em áreas de alta transmissão” ou têm trabalhos em que há risco de contágio.

Num relatório, emitido a 6 de maio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que este tipo de ensaios poderiam “não só acelerar o desenvolvimento de uma vacina para a covid-19”, mas também “aumentar a probabilidade de que as vacinas implementadas sejam mais eficazes”. “Nos últimos 50 anos”, estes ensaios foram realizados “com segurança em dezenas de milhares de voluntários adultos”.

A OMS recorda que pode haver riscos. Nas pessoas entre os 18 e os 30 anos, a taxa de hospitalização ronda os 1%, sendo que as infeções mortais são raras (0,03%). As experiências podem envolver um nível de risco e incerteza mais elevado do que outros ensaios normalmente aceites porque “a patogénese da covid-19 é atualmente pouco compreendida” e porque “não existe tratamento específico disponível”, além de que a “doença grave ou morte pode ocorrer em adultos jovens”.

Ainda assim, em declarações ao jornal britânico The Guardian, Sophie Rose, uma das fundadoras da campanha 1DaySooner, disse que encontra motivação no eventual sofrimento e perda de vidas que a pandemia pode causar.

A pandemia de covid-19 já infetou mais de 4,5 milhões de pessoas em todo o mundo e matou mais de 300 mil.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …

CMVM avança com suspensão de ex-secretário de Estado da Energia da OMIP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou, esta segunda-feira, o ex-secretário de Estado da abertura de um processo para a sua suspensão da administração da OMIP, alegando "dúvida fundada" quanto à adequação aos …

Satélite mostra preparativos de desfile na Coreia do Norte (e há quem desconfie da presença de novos TEL)

Novas fotografias tiradas por satélite e analisadas hoje pelo portal especializado 38North mostram os preparativos para um grande desfile militar na capital da Coreia do Norte, que a 10 de outubro comemora a fundação do …