Mourinho declara-se culpado e paga 800 mil euros ao Fisco espanhol

Hannah Mckay / EPA

O treinador português terá chegado a um acordo com o Fisco espanhol e pagou 800 mil euros para fechar o caso em que é acusado de fraude fiscal.

Segundo o El Mundo, José Mourinho chegou a um acordo com o Fisco espanhol para fechar o processo no qual é acusado de fraude fiscal.

O treinador português admitiu ter cometido dois delitos fiscais relacionados com direitos de imagem quando esteve no Real Madrid e aceitou pagar os 800 mil euros de multa, evitando cumprir a pena de prisão de um ano.

Fontes próximas do Fisco asseguram ao jornal espanhol que o acordo já está fechado e que será formalizado nas próximas semanas.

De acordo com o jornal, o caso do atual técnico do Manchester United é diferente de outras estrelas do mundo do futebol que se viram envolvidas neste escândalo. O treinador já foi investigado pelas declarações fiscais de 2011 e 2012, nas quais terá cometido uma fraude no valor de 3,3 milhões de euros, por não ter incluído as receitas obtidas com a cedência dos direitos de imagem a empresas com sede em paraísos fiscais.

Em julho de 2015, Mourinho reconheceu a falta da declaração de direitos de imagem e aceitou pagar uma coima de 1,14 milhões de euros mas, para o Fisco espanhol, o caso não ficou totalmente resolvido e, quase um ano depois, decidiu reabrir o caso.

Em causa está a investigação Football Leaks, levada a cabo por uma rede internacional de órgãos de comunicação social (EIC), que levou à reabertura do processo pela existência de novos dados, nomeadamente o facto de Mourinho ter apresentado as declarações “com o objetivo de obter um benefício ilícito” ao não declarar os direitos de imagem.

O jornal escreve que os novos dados mostraram que o técnico era dono da empresa Koper Services, a offshore radicada nas Ilhas Virgens Britânicas, através de uma sociedade na Nova Zelândia, Kaitaia Trust, de que ele próprio e a família beneficiavam.

Por tudo isto, o Fisco interpôs uma queixa contra Mourinho, em junho de 2017, por dois delitos fiscais em que se atribuía, como resultado da não declaração dos 3,3 milhões de euros, um montante de 225 mil euros na primeira declaração e de 236 mil euros na segunda, que ultrapassam o limite de 120 mil euros a partir do qual o Código Penal pune o delito fiscal.

Segundo o El Mundo, o treinador recorreu da decisão, sem sucesso, e agora acabou por aceitar declarar-se como culpado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Será que os incumpridores do futebol em Espanha ainda pensam nas guerras Portugal Espanha? E em vez de criminosos são patriotas vingadores? É que já são tantos…

RESPONDER

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …