Mourinho declara-se culpado e paga 800 mil euros ao Fisco espanhol

Hannah Mckay / EPA

O treinador português terá chegado a um acordo com o Fisco espanhol e pagou 800 mil euros para fechar o caso em que é acusado de fraude fiscal.

Segundo o El Mundo, José Mourinho chegou a um acordo com o Fisco espanhol para fechar o processo no qual é acusado de fraude fiscal.

O treinador português admitiu ter cometido dois delitos fiscais relacionados com direitos de imagem quando esteve no Real Madrid e aceitou pagar os 800 mil euros de multa, evitando cumprir a pena de prisão de um ano.

Fontes próximas do Fisco asseguram ao jornal espanhol que o acordo já está fechado e que será formalizado nas próximas semanas.

De acordo com o jornal, o caso do atual técnico do Manchester United é diferente de outras estrelas do mundo do futebol que se viram envolvidas neste escândalo. O treinador já foi investigado pelas declarações fiscais de 2011 e 2012, nas quais terá cometido uma fraude no valor de 3,3 milhões de euros, por não ter incluído as receitas obtidas com a cedência dos direitos de imagem a empresas com sede em paraísos fiscais.

Em julho de 2015, Mourinho reconheceu a falta da declaração de direitos de imagem e aceitou pagar uma coima de 1,14 milhões de euros mas, para o Fisco espanhol, o caso não ficou totalmente resolvido e, quase um ano depois, decidiu reabrir o caso.

Em causa está a investigação Football Leaks, levada a cabo por uma rede internacional de órgãos de comunicação social (EIC), que levou à reabertura do processo pela existência de novos dados, nomeadamente o facto de Mourinho ter apresentado as declarações “com o objetivo de obter um benefício ilícito” ao não declarar os direitos de imagem.

O jornal escreve que os novos dados mostraram que o técnico era dono da empresa Koper Services, a offshore radicada nas Ilhas Virgens Britânicas, através de uma sociedade na Nova Zelândia, Kaitaia Trust, de que ele próprio e a família beneficiavam.

Por tudo isto, o Fisco interpôs uma queixa contra Mourinho, em junho de 2017, por dois delitos fiscais em que se atribuía, como resultado da não declaração dos 3,3 milhões de euros, um montante de 225 mil euros na primeira declaração e de 236 mil euros na segunda, que ultrapassam o limite de 120 mil euros a partir do qual o Código Penal pune o delito fiscal.

Segundo o El Mundo, o treinador recorreu da decisão, sem sucesso, e agora acabou por aceitar declarar-se como culpado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Será que os incumpridores do futebol em Espanha ainda pensam nas guerras Portugal Espanha? E em vez de criminosos são patriotas vingadores? É que já são tantos…

RESPONDER

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …