Mourinho declara-se culpado e paga 800 mil euros ao Fisco espanhol

Hannah Mckay / EPA

O treinador português terá chegado a um acordo com o Fisco espanhol e pagou 800 mil euros para fechar o caso em que é acusado de fraude fiscal.

Segundo o El Mundo, José Mourinho chegou a um acordo com o Fisco espanhol para fechar o processo no qual é acusado de fraude fiscal.

O treinador português admitiu ter cometido dois delitos fiscais relacionados com direitos de imagem quando esteve no Real Madrid e aceitou pagar os 800 mil euros de multa, evitando cumprir a pena de prisão de um ano.

Fontes próximas do Fisco asseguram ao jornal espanhol que o acordo já está fechado e que será formalizado nas próximas semanas.

De acordo com o jornal, o caso do atual técnico do Manchester United é diferente de outras estrelas do mundo do futebol que se viram envolvidas neste escândalo. O treinador já foi investigado pelas declarações fiscais de 2011 e 2012, nas quais terá cometido uma fraude no valor de 3,3 milhões de euros, por não ter incluído as receitas obtidas com a cedência dos direitos de imagem a empresas com sede em paraísos fiscais.

Em julho de 2015, Mourinho reconheceu a falta da declaração de direitos de imagem e aceitou pagar uma coima de 1,14 milhões de euros mas, para o Fisco espanhol, o caso não ficou totalmente resolvido e, quase um ano depois, decidiu reabrir o caso.

Em causa está a investigação Football Leaks, levada a cabo por uma rede internacional de órgãos de comunicação social (EIC), que levou à reabertura do processo pela existência de novos dados, nomeadamente o facto de Mourinho ter apresentado as declarações “com o objetivo de obter um benefício ilícito” ao não declarar os direitos de imagem.

O jornal escreve que os novos dados mostraram que o técnico era dono da empresa Koper Services, a offshore radicada nas Ilhas Virgens Britânicas, através de uma sociedade na Nova Zelândia, Kaitaia Trust, de que ele próprio e a família beneficiavam.

Por tudo isto, o Fisco interpôs uma queixa contra Mourinho, em junho de 2017, por dois delitos fiscais em que se atribuía, como resultado da não declaração dos 3,3 milhões de euros, um montante de 225 mil euros na primeira declaração e de 236 mil euros na segunda, que ultrapassam o limite de 120 mil euros a partir do qual o Código Penal pune o delito fiscal.

Segundo o El Mundo, o treinador recorreu da decisão, sem sucesso, e agora acabou por aceitar declarar-se como culpado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Será que os incumpridores do futebol em Espanha ainda pensam nas guerras Portugal Espanha? E em vez de criminosos são patriotas vingadores? É que já são tantos…

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …