//

Mourinho garante que pagou e encerrou o caso de fraude fiscal, mas a Justiça desmente-o

Tsutomu Takasu / wikimedia

José Mourinho

“Paguei, assinei e o caso está fechado”: José Mourinho explica o que aconteceu no Tribunal de Instrução número 4 de Pozuelo de Alarcón. A Justiça espanhola não concorda.

José Mourinho estava acusado de ter defraudado o Estado espanhol em 3,3 milhões de euros e foi, na sequência disso, ouvido pelo Tribunal de Instrução número 4 de Pozuelo de Alarcón, em Madrid.

À saída, o treinador português revelou que o caso está encerrado depois de ter assinado um acordo e pago o valor pelas finanças espanholas, apesar de achar que tinha a situação regularizada.

“Saí de Espanha em 2013 com a convicção de que a minha situação tributária estava legal. Alguns anos depois, disseram-me que havia uma investigação aberta e que para regularizar a minha situação, eu devia pagar um determinado montante”.

A queixa foi apresentada em junho passado pelo Ministério Público espanhol, que calcula os montantes em falta em 3.304.670 euros, dos quais 1.611.537 relativos a 2011 e 1.693.133 referentes a 2012.

O técnico português, que agora treina os ingleses do Manchester United, apresentou as suas declarações fiscais de 2011 e 2012 em Espanha, mas sem incluir as receitas obtidas com a cedência dos direitos de imagem a empresas com sede em paraísos fiscais.

Em julho de 2015, Mourinho reconheceu a falta da declaração de direitos de imagem e aceitou pagar uma coima de 1,14 milhões de euros, mas, para o fisco espanhol, o caso não ficou na altura totalmente resolvido.

“Eu não respondi, não discuti, paguei e assinei com o estado que eu estou definitivamente em conformidade e o caso está fechado, por isso estou aqui, nada mais”, completou.

Justiça espanhola contradiz Mourinho: “A situação é a mesma. Ele decidiu não responder às perguntas feitas pelo procurador público”

A Justiça espanhola mantém aberto, em fase de instrução, o processo de alegada fuga ao fisco de José Mourinho, apesar de o treinador português defender o seu fecho, insistindo que já pagou o dinheiro em falta.

Fonte do Tribunal Superior de Justiça disse à agência Lusa que “a fase de instrução continua” e que “a situação de Mourinho é a mesma” daquela que tinha quando se apresentou para prestar declarações na manhã de hoje.

“Mourinho decidiu esta manhã não responder às perguntas feitas pelo procurador público e pelo advogado do Estado”, explicou a mesma fonte, acrescentando que se trata de uma “estratégia da defesa que é perfeitamente legal em Espanha”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.