Motoristas acusam patrões de impor represálias a quem fez greve

Carlos Barroso / Lusa

Os motoristas de matérias perigosas acusam as empresas de estarem a impor represálias aos trabalhadores que fizeram greve, levando à sua suspensão ou mesmo ao seu despedimento.

Numa carta aberta enviada ao primeiro-ministro, citada pelo Observador, os motoristas de matérias perigosas pedem a António Costa para “agir imediatamente na proteção destes trabalhadores”, no sentido de “fazer cessar o ‘massacre’ que está a ser feito”.

“As empresas Transportes Paulo Duarte, Lda., TIEL – Transportes e Logística S.A., Atlantic Cargo S.A., TML – Transportes os Três Mosqueteiros, Lda., Transportes Rodoviários J. Barroso, Lda., entre outras têm vindo sem qualquer pudor ou receio de sofrerem sanções a impor represálias aos trabalhadores que aderiram à greve, porque se sentem protegidas por V.ª Ex.ª tendo em conta a posição adotada durante aquele período”, escreve o Sindicato Nacional dos Motoristas das Matérias Perigosas (SNMMP).

O presidente do SNMMP, Francisco São Bento, denuncia as “as enormes ilegalidades e atentados contra os motoristas”, acusando algumas empresas de intentarem “uma série de processos disciplinares (só porque os trabalhadores exerceram um direito constitucional que lhes assiste)”.

De acordo com o jornal online, que cita a mesma carta aberta, há empresas que estão a retirar os motoristas do seu local de trabalho, “fazendo-os realizar centenas de quilómetros em viatura própria para exercer a sua atividade”, empresas que têm “suspendido os trabalhadores sem qualquer receio de serem punidas” ou outras que “acabaram mesmo por despedir os trabalhadores“.

Francisco São Bento apela a Costa para que utilize “os instrumentos e entidades por si tuteladas para agir imediatamente na proteção destes trabalhadores”. Caso a resposta do primeiro-ministro não chegue, até à próxima quarta-feira, o presidente do sindicato anuncia que terá de “recorrer às instâncias internacionais para que possam intervir”.

Os motoristas de matérias perigosas estiveram em greve em abril, entre os dias 15 e 18, e no passado mês de agosto, entre os dias 12 e 18. Estes trabalhadores também convocaram uma greve parcial para 7 a 22 de setembro, que depois acabou por ser desconvocada por existir um princípio de acordo com a ANTRAM.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …