/

Primeira morte por covid-19 nos EUA ocorreu três semanas antes do que se pensava

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

A primeira morte por covid-19 nos Estados Unidos ocorreu no dia 6 de fevereiro, no estado da Califórnia, pelo menos três semanas antes dos primeiros registos oficiais considerados pelas autoridades de saúde.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, as autoridades de saúde do condado de Santa Clara anunciaram que as autópsias realizadas a duas pessoas que faleceram em casa, a 6 e 17 de fevereiro, revelaram que estas já estavam infetadas com o novo coronavírus.

Até agora, o primeiro óbito oficialmente registado no país como consequência desta infeção foi declarado a 26 de fevereiro. Segundo o Público, durante semanas, as autoridades de saúde de Washington registaram o dia 29 de fevereiro como a data da primeira morte, mas mais tarde foram descobertos dois casos de pessoas que morreram de covid-19 a 26 de fevereiro, na zona de Seattle.

Agora, o comunicado aponta o dia 6 de fevereiro como a data da primeira morte provocada por covid-19 nos Estados Unidos.

“O gabinete de medicina legal realizou autópsias a dois indivíduos que morreram nas suas casas, a 6 de fevereiro de 2020 e a 17 de fevereiro de 2020. As amostras dos dois indivíduos foram enviadas para o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças. Hoje [terça-feira], recebemos a confirmação de que são casos positivos de SARS-Cov-2, o vírus que provoca a covid-19”, lê-se no comunicado.

Há ainda registo de uma terceira morte, no mesmo condado, no dia 6 de março. Até ao início desta semana, pensava-se que a primeira morte no condado de Santa Clara tinha acontecido a 9 de março.

Segundo as autoridades de saúde locais, as mortes registadas nos dias 6 e 17 de fevereiro aconteceram numa altura em que os testes só podiam ser feitos com a autorização do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).

Na altura, as regras só permitiam a realização de testes a pessoas que tinham passado por países onde já havia casos de covid-19 e que se queixassem de sintomas.

Trump critica reabertura de pequeno comércio

O Presidente dos Estados Unidos criticou um governador republicano, na quarta-feira, expressando uma forte discordância com a decisão da Geórgia de reabrir pequenas empresas

Brian Kemp, governador do sul da Geórgia, disse que a partir de sexta-feira iria permitir a reabertura de ginásioas, estúdios de tatuagem, barbearias, salões de beleza e outras pequenas empresas.

Na quarta-feira, durante uma imprensa diária, Trump disse aos jornalistas que ainda “é muito cedo” para estas empresas retomarem as operações. “Eu disse ao governador da Geórgia, Brian Kemp, que discordo totalmente da sua decisão”, disse o governante, citado pelo Diário de Notícias.

Na semana passada, a administração de Trump estabeleceu planos graduais para que os Estados Unidos voltassem ao trabalho, respeitando as diretrizes de saúde para limitar a propagação do novo coronavírus.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.