Primeira morte por covid-19 nos EUA ocorreu três semanas antes do que se pensava

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

A primeira morte por covid-19 nos Estados Unidos ocorreu no dia 6 de fevereiro, no estado da Califórnia, pelo menos três semanas antes dos primeiros registos oficiais considerados pelas autoridades de saúde.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, as autoridades de saúde do condado de Santa Clara anunciaram que as autópsias realizadas a duas pessoas que faleceram em casa, a 6 e 17 de fevereiro, revelaram que estas já estavam infetadas com o novo coronavírus.

Até agora, o primeiro óbito oficialmente registado no país como consequência desta infeção foi declarado a 26 de fevereiro. Segundo o Público, durante semanas, as autoridades de saúde de Washington registaram o dia 29 de fevereiro como a data da primeira morte, mas mais tarde foram descobertos dois casos de pessoas que morreram de covid-19 a 26 de fevereiro, na zona de Seattle.

Agora, o comunicado aponta o dia 6 de fevereiro como a data da primeira morte provocada por covid-19 nos Estados Unidos.

“O gabinete de medicina legal realizou autópsias a dois indivíduos que morreram nas suas casas, a 6 de fevereiro de 2020 e a 17 de fevereiro de 2020. As amostras dos dois indivíduos foram enviadas para o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças. Hoje [terça-feira], recebemos a confirmação de que são casos positivos de SARS-Cov-2, o vírus que provoca a covid-19”, lê-se no comunicado.

Há ainda registo de uma terceira morte, no mesmo condado, no dia 6 de março. Até ao início desta semana, pensava-se que a primeira morte no condado de Santa Clara tinha acontecido a 9 de março.

Segundo as autoridades de saúde locais, as mortes registadas nos dias 6 e 17 de fevereiro aconteceram numa altura em que os testes só podiam ser feitos com a autorização do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).

Na altura, as regras só permitiam a realização de testes a pessoas que tinham passado por países onde já havia casos de covid-19 e que se queixassem de sintomas.

Trump critica reabertura de pequeno comércio

O Presidente dos Estados Unidos criticou um governador republicano, na quarta-feira, expressando uma forte discordância com a decisão da Geórgia de reabrir pequenas empresas

Brian Kemp, governador do sul da Geórgia, disse que a partir de sexta-feira iria permitir a reabertura de ginásioas, estúdios de tatuagem, barbearias, salões de beleza e outras pequenas empresas.

Na quarta-feira, durante uma imprensa diária, Trump disse aos jornalistas que ainda “é muito cedo” para estas empresas retomarem as operações. “Eu disse ao governador da Geórgia, Brian Kemp, que discordo totalmente da sua decisão”, disse o governante, citado pelo Diário de Notícias.

Na semana passada, a administração de Trump estabeleceu planos graduais para que os Estados Unidos voltassem ao trabalho, respeitando as diretrizes de saúde para limitar a propagação do novo coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …

"Resolvia metade dos problemas sociais". PCP critica verba para o Novo Banco

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) disse este domingo que os 850 milhões de euros transferidos recentemente para o Novo Banco davam para “resolver metade dos problemas sociais que neste momento existem”. “Tantas vezes nos …