Morreu o primeiro doente de covid-19 com idade entre os 20 e os 29 anos

António Cotrim / Lusa

Portugal regista hoje 1.074 mortos relacionadas com a covid-19, mais 11 do que na segunda-feira. Trata-se do dia com menos óbitos desde 25 de Março. Registou-se ainda a primeira morte de um doente com idade entre os 20 e os 29 anos.

Os dados oficiais apontam 25.702 infectados, mais 178 do que nas 24 horas anteriores, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direcção Geral da Saúde (DGS). Trata-se de uma subida de 0,7%.

Relativamente às mortes, há um aumento de 1%. É o dia com menos óbitos registados desde 25 de Março, altura em que se registaram 10 mortes.

A taxa de letalidade global por Covid-19 em Portugal é agora de 4,2%. O número sobe para 14,9% na faixa etária acima dos 70 anos.

Pela primeira vez, registou-se uma morte abaixo dos 40 anos. Trata-se de um homem na faixa etária entre os 20 e os 29 anos.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (613), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (223), do Centro (211) Algarve (13), dos Açores (13) e do Alentejo que regista um caso, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de segunda-feira, mantendo-se a Região Autónoma da Madeira sem registo de óbitos.

Na conferência de imprensa de divulgação dos números, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, salientou que o Governo vai “continuar a preparar, reforçar e robustecer o Serviço Nacional de Saúde“.

Desde o início da pandemia, já foram contratados mais de 2300 profissionais de saúde, designadamente 750 enfermeiros, mais de 100 médicos, 1100 assistentes operacionais, 150 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e 150 assistentes técnicos, de acordo com o governante.

Lacerda Sales revelou ainda aos jornalistas que já foram feitos 459 mil testes de diagnóstico, o que dá uma média de 44 mil testes por milhão de habitantes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Refere-se o número de mortos em valor absoluto mas, se analisarem em valores per capita, onde mais se morre é na Região Centro do país. Tem uma taxa de mortalidade per capita muito superior à Região Norte e à Região LVT.

RESPONDER

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …