/

Morreu Emma, a última pessoa viva que tinha nascido no século XIX

Antonino di Marco / EPA

A italiana Emma Morano, aos 116, é a mulher mais velha do mundo

A italiana Emma Morano, aos 116, é a mulher mais velha do mundo

A italiana Emma Morano, considerada a mulher mais velha do mundo, morreu este sábado na sua casa em Itália, com 117 anos, anunciou o seu médico pessoal.

“Ela teve uma vida extraordinária e vamos lembrar-nos sempre da sua força”, declarou o presidente da câmara de Verbania, localidade do norte de Itália onde residia Emma Morano, citado pela imprensa italiana.

Ela era oficialmente a última pessoa nascida no século XIX ainda viva.

Quando Emma Morano nasceu, a 29 de novembro de 1899, não existia ainda o avião, a televisão, a penicilina, a bomba atómica ou até mesmo o plástico. A italiana nasceu no mesmo ano que, por exemplo, o mafioso Al Capone, o escritor Vladimir Nabokov, o músico Duke Ellington, o bailarino Fred Astaire, o realizador Alfred Hitchcock e Charlie Chaplin.

De acordo com o The New York Times, o seu segredo para a longevidade era comer três ovos crus e ser solteira.

A supercentenária comia todos os dias a mesma coisa: três ovos, biscoitos feitos em casa e não dispensa um bocadinho de “grappa”, uma aguardente italiana.

O hábito de comer ovos vem do tempo em que foi diagnosticada com uma anemia, quando tinha 20 anos, em plena Primeira Guerra Mundial, e depois de recomendação de um médico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.