Dieta da mulher mais velha do mundo contraria tudo o que os médicos recomendam

Antonino di Marco / EPA

A italiana Emma Morano, aos 116, é a mulher mais velha do mundo

Conhecida como a “Avó da Europa”, a italiana Emma Morano, que vai completar 117 anos, é famosa por ser a mulher mais velha do mundo, e não é graças a uma dieta aprovada pelos médicos: a supercentenária inclui na sua alimentação poucos legumes e fruta, muitas bolachas e dois ovos por dia.

Em Maio passado, Emma Morano tornou-se na última pessoa viva nascida antes de 1900, após a morte da norte-americana Susannah Mushatt Jones, que tinha 116 anos.

A italiana, nascida a 27 de Novembro de 1899, prepara-se para completar 117 anos de vida e atribui a sua longevidade ao facto de evitar medicamentos e de comer dois ovos por dia.

“Como dois ovos por dia e é tudo. E bolachas. Não como muito porque não tenho dentes”, conta Emma Morano em declarações à AFP, conforme cita o site The Local.

O hábito de comer ovos vem do tempo em que foi diagnosticada com uma anemia, quando tinha 20 anos, em plena Primeira Guerra Mundial, e depois de recomendação de um médico. Ela manteve o regime alimentar à base de ovos durante 90 anos.

Emma sempre comeu muito poucos vegetais, muita pouca fruta“, conta o seu médico da família, Carlo Bava, à AFP, salientando que quando a conheceu “comia três ovos por dia, dois crus de manhã e uma omelete ao meio-dia, e galinha ao jantar”, refere Bava.

Actualmente, come essencialmente bolachas “e não quer comer carne porque já não gosta e alguém lhe disse que provoca cancro”, refere o médico que acompanha a idosa há 27 anos.

O consumo de ovos de forma regular é visto como um mau hábito de saúde, porque são associados ao aumento do colesterol.

No entanto, um estudo publicado no início deste ano no American Journal of Clinical Nutrition não encontrou qualquer ligação nesse sentido, concluindo que “o consumo frequente de ovos não aumenta o risco de doenças cardiovasculares, mesmo em pessoas que estão geneticamente predispostas a uma maior efeito do colesterol dietético nos níveis de colesterol”.

Todavia, o segredo da longevidade de Emma está mais no factor genético, aponta o seu médico de família, realçando que a mãe da idosa viveu até aos 91 anos de idade.

Em Setembro, um grupo de cientistas revelou o segredo de longevidade de uma aldeia do sul de Itália, onde existe um número significativo de habitantes centenários, mas não é seguro que Emma partilhe essas características associadas aos níveis hormonais.

A condição desta anciã italiana é presentemente, de “precário equilíbrio”, conforme sustenta Bava, explicando que ela passa a maior parte do tempo na cama, que tem muitas dificuldades de audição, de visão e de fala, mas que está perfeitamente lúcida.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …