Revelado segredo da longevidade de habitantes em aldeia de Itália

1

Um grupo de cientistas revelou parte do segredo de uma pequena aldeia no sul de Itália que tem um número invulgarmente elevado de habitantes centenários: níveis baixos de uma hormona que afeta a circulação sanguínea.

Especialistas italianos e norte-americanos passaram os últimos seis meses a investigar a extraordinária longevidade dos residentes de Acciaroli, onde mais de um em dez moradores na aldeia de 700 habitantes tem mais de 100 anos – 81, segundo a última contagem feita pelo presidente da câmara.

Acciaroli fica na costa de Cilento, uma zona de grande beleza natural onde o falecido nutricionista norte-americano Ancel Keys encontrou pela primeira vez provas inequívocas dos benefícios para a saúde da dieta mediterrânica, em que se utiliza azeite em vez de outras gorduras e que é rica em fruta fresca, vegetais e peixe.

Além de atingirem idades extremamente avançadas, as pessoas de Acciaroli e de outras pequenas comunidades próximas também parecem geralmente imunes a demência, doenças cardíacas e outros problemas crónicos associados ao envelhecimento na maior parte do mundo ocidental.

Investigadores da Universidade Sapienza, em Roma, e da San Diego School of Medicine anunciaram esta semana que a explicação pode residir nos baixos níveis de adrenomedulina, uma hormona que atua sobre a dilatação dos vasos sanguíneos.

A adrenomedulina está presente “numa quantidade muito reduzida nas pessoas que estiveram no centro do estudo e parece atuar como um poderoso fator de proteção, ajudando a manter em níveis ótimos a microcirculação”, ou circulação capilar, afirmam os investigadores em comunicado.

Os vasos sanguíneos capilares tendem a degenerar com a idade, mas os velhos de Cilento têm-nos como se encontram em pessoas muito mais novas, mesmo na década dos 20 anos.

O estudo encontrou também “metabolitos presentes que podem influenciar positivamente a longevidade e o bem-estar dos centenários de Cilento”, lê-se no documento, que não fornece mais pormenores.

Joie de vivre

Os especialistas decidiram prolongar o seu estudo e alargar o âmbito da investigação, para tal lançando, inclusive, uma campanha de recolha de fundos.

Além de testes ao sangue, os investigadores também realizaram exames cardíacos e neurológicos, disse Alan S. Maisel, o cardiologista de San Diego que coordena o projeto, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

Os cientistas estão a debruçar-se sobre se a genética, associada a fatores de estilo de vida – como a dieta e a atividade física -, poderá estar a contribuir para aumentar a longevidade dos aldeões.

Todos os habitantes da zona de Cilento comem alecrim – cujo efeito de melhoria das funções cerebrais é conhecido – quase todos os dias e também praticam alguma atividade física diária, como pescar, caminhar ou dedicar-se à jardinagem, outra linha de investigação para os cientistas.

Antes da divulgação dos resultados, Maisel apontou igualmente para o que poderá ser outro ingrediente importante da receita para uma vida longa e feliz.

“A atividade sexual entre os idosos parece ser intensa”, indicou, acrescentando: “Talvez viver muitos anos tenha algo a ver com isso, e provavelmente o ar saudável e a joie de vivre“.

/Lusa

1 Comment

  1. então, concluo deste artigo que “coisar” muitas vezes é o que permite a esta comunidade ter mais habitantes centenários … estou tramado, a este ritmo vou viver até aos 200 anos 🙂

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.