Já só há 3 pessoas nascidas no século XIX

Antonino di Marco / EPA

A italiana Emma Morano, aos 116, é a mulher mais velha do mundo

A italiana Emma Morano, aos 116, é a mulher mais velha do mundo

Emma Morano, uma mulher italiana de 116 anos, é agora a pessoa mais velha do mundo, depois da morte da norte-americana Susannah Mushatt Jones na semana passada. É também a última pessoa viva nascida antes de 1900.

Nascida em 29 de novembro de 1899, a supercentenária Emma Morano acredita que o segredo da sua longevidade é o hábito de comer dois ovos crus todos os dias, dormir cedo e ser solteira.

Emma Morano é a última pessoa viva nascida antes de 1900 (das que o conseguem provar), mas porque os séculos só mudam na passagem do ano 0 para o 1, há mais duas sobreviventes do século XIX: a jamaicana Violet Brown, nascida a 10 de março de 1900, e a japonesa Nabi Tajima, de 4 de agosto de 1900.

Emma é, contudo, a 10ª pessoa que viveu mais tempo desde que os registos são feitos – e, aos 116 anos e 170 dias de vida, está a poucos dias de chegar à marca da japonesa Tane Ikai, que faleceu em 1995 com 116 anos e 175 dias.

Susannah Mushatt Jones, a última norte-americana nascida no século XIX, morreu na quinta-feira da semana passada aos 116 anos e 311 dias, em Brooklyn, nos EUA, depois de 30 anos a viver num lar. Era a 7ª pessoa que viveu mais tempo.

No topo desta lista, a pessoa que viveu mais tempo até hoje (entre os registos verificados) foi a francesa Jeanne Calment, que faleceu em 1997 aos 122 anos e 164 dias.

Há ainda duas portuguesas na lista das pessoas que viveram mais tempo: Maria de Jesus, falecida em janeiro de 2009 aos 115 anos e 114 dias, e Maria do Couto Maia-Lopes, que morreu em julho de 2005 aos 114 anos e 274 dias. Adelina Domingues, nascida em Cabo Verde em 1888, faleceu em agosto de 2002 aos 114 anos e 183 dias.

Os supercentenários – pessoas que completam 110 anos – ocorrem numa ordem de apenas um para cada mil centenários. Estima-se que existam entre 300 e 450 pessoas com mais de 110 anos no mundo, mas atualmente conhece-se apenas 49 casos verificados.

Existem, além das senhoras Emma, Nabi e Violet, 21 pessoas que alegam ter nascido antes de 1900, mas não o conseguem provar. Se contarmos com estas, o posto da pessoa mais velha do mundo passa a ser ocupado por Alimihan Seyiti, uma chinesa que afirma ter 129 anos e 327 dias de vida.

A maioria dos casos não verificados vem de países com populações extremamente pobres que na altura teriam mais dificuldade de acesso a registos, como a China, o Brasil e a Índia. Por outro lado, entre os casos registados de supercentenários, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, França e Itália são os países com mais registos (vivos ou já falecidos).

AF, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Querias ahahahahahha e as mulheres uiuiui ahahahahah………………………..

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …