Já só há 3 pessoas nascidas no século XIX

Antonino di Marco / EPA

A italiana Emma Morano, aos 116, é a mulher mais velha do mundo

A italiana Emma Morano, aos 116, é a mulher mais velha do mundo

Emma Morano, uma mulher italiana de 116 anos, é agora a pessoa mais velha do mundo, depois da morte da norte-americana Susannah Mushatt Jones na semana passada. É também a última pessoa viva nascida antes de 1900.

Nascida em 29 de novembro de 1899, a supercentenária Emma Morano acredita que o segredo da sua longevidade é o hábito de comer dois ovos crus todos os dias, dormir cedo e ser solteira.

Emma Morano é a última pessoa viva nascida antes de 1900 (das que o conseguem provar), mas porque os séculos só mudam na passagem do ano 0 para o 1, há mais duas sobreviventes do século XIX: a jamaicana Violet Brown, nascida a 10 de março de 1900, e a japonesa Nabi Tajima, de 4 de agosto de 1900.

Emma é, contudo, a 10ª pessoa que viveu mais tempo desde que os registos são feitos – e, aos 116 anos e 170 dias de vida, está a poucos dias de chegar à marca da japonesa Tane Ikai, que faleceu em 1995 com 116 anos e 175 dias.

Susannah Mushatt Jones, a última norte-americana nascida no século XIX, morreu na quinta-feira da semana passada aos 116 anos e 311 dias, em Brooklyn, nos EUA, depois de 30 anos a viver num lar. Era a 7ª pessoa que viveu mais tempo.

No topo desta lista, a pessoa que viveu mais tempo até hoje (entre os registos verificados) foi a francesa Jeanne Calment, que faleceu em 1997 aos 122 anos e 164 dias.

Há ainda duas portuguesas na lista das pessoas que viveram mais tempo: Maria de Jesus, falecida em janeiro de 2009 aos 115 anos e 114 dias, e Maria do Couto Maia-Lopes, que morreu em julho de 2005 aos 114 anos e 274 dias. Adelina Domingues, nascida em Cabo Verde em 1888, faleceu em agosto de 2002 aos 114 anos e 183 dias.

Os supercentenários – pessoas que completam 110 anos – ocorrem numa ordem de apenas um para cada mil centenários. Estima-se que existam entre 300 e 450 pessoas com mais de 110 anos no mundo, mas atualmente conhece-se apenas 49 casos verificados.

Existem, além das senhoras Emma, Nabi e Violet, 21 pessoas que alegam ter nascido antes de 1900, mas não o conseguem provar. Se contarmos com estas, o posto da pessoa mais velha do mundo passa a ser ocupado por Alimihan Seyiti, uma chinesa que afirma ter 129 anos e 327 dias de vida.

A maioria dos casos não verificados vem de países com populações extremamente pobres que na altura teriam mais dificuldade de acesso a registos, como a China, o Brasil e a Índia. Por outro lado, entre os casos registados de supercentenários, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, França e Itália são os países com mais registos (vivos ou já falecidos).

AF, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Querias ahahahahahha e as mulheres uiuiui ahahahahah………………………..

RESPONDER

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …