Morreu Maria Barroso

António Cotrim / Lusa

Maria Barroso

Maria Barroso

Maria Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, morreu hoje, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada, em estado grave, desde 26 de junho, disse fonte do hospital.

A mulher do ex-Presidente da República foi internada na madrugada do dia 26 de junho, no HCV, na sequência de uma queda, estando desde então em coma profundo.

Maria Barroso, 90 anos, casou-se com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel.

Atriz, foi uma das fundadoras do Partido Socialista, liderado por Mário Soares, em Badem Munstereifel, na Alemanha, em 1973.

Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo também dirigido a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar.

Diplomou-se em Arte Dramática, na escola de Teatro do Conservatório Nacional, e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu Mário Soares.

PS de luto e bandeiras do partido colocadas a meia-haste

O secretário-geral do PS e a direção socialista manifestaram hoje “profunda emoção e consternação” pelo falecimento de Maria Barroso, considerando representar uma perda irreparável para o país, e ordenaram que as bandeiras do partido sejam colocadas a meia-haste.

Maria de Jesus Barroso morreu hoje, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada em estado grave desde 26 de junho.

“O PS e o seu secretário-geral, António Costa, manifestam a sua mais profunda emoção e consternação pelo falecimento da nossa camarada, fundadora e militante n.º 6, Maria de Jesus Simões Barroso Soares. A sua morte constitui uma perda irreparável para o PS e para o país, que nela sempre viu – e admirou – uma mulher de combate, com uma atividade incansável em prol dos seus ideais e das suas convicções”, refere a nota de condolências subscrita pelo líder dos socialistas.

Cavaco lembra “mulher de cultura e de causas”

O Presidente da República enviou hoje uma mensagem de condolências à família de Maria Barroso, que recorda como “uma mulher de cultura e de causas”, bem como “uma lutadora pela liberdade e democracia”.

“Mulher de cultura e de causas, Maria de Jesus Barroso distinguiu-se, ao longo de décadas, como uma lutadora pela liberdade e pela democracia, antes e depois do 25 de Abril”, sublinha Aníbal Cavaco Silva, na mensagem divulgada no site da Presidência da República.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, recordou Maria Barroso como uma figura com “uma vida ímpar”, dedicada ao serviço dos outros e à causa pública, e transmitiu as condolências em nome pessoal e do Governo português.

“Foi com enorme tristeza que tomei conhecimento do falecimento da doutora Maria de Jesus Barroso. Teve uma vida ímpar, toda ela dedicada ao serviço dos outros e à causa pública, tendo pugnado de forma intransigente por princípios, valores e ideais, tais como a defesa da democracia, o respeito dos direitos humanos e a elevação da dignidade da pessoa”, sublinha o primeiro-ministro, Passos Coelho, num comunicado enviada à agência Lusa.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Venho desta maneira expressar as minhas condolencias e pesares à sua familia e amigos. Conheci pessoalmente numa na gala da UNICEF no Casino do Estoril e outra na SPA, que falei mais tempo, no lançamento do Livro “Soares é Fixe” de Augusto Cid.
    Tive muita pena, perdemos um valor da Democracia em Portugal, do pouco que nos resta. Que sua alma esteja em paz, num lugar onde iremos um dia estar todos. Beijos e Abraços !

RESPONDER

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

A NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …