Maria Barroso em coma profundo no hospital da Cruz Vermelha

Luís Vasconcelos / Fundação Mário Soares

Maria Barroso e Mário Soares numa foto utilizada na campanha presidencial de 1985-1986

Maria Barroso e Mário Soares numa foto utilizada na campanha presidencial de 1985-1986

Maria Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, está internada no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, em estado grave, confirmou à agência Lusa uma fonte familiar.

Em declarações à RTP Informação, o sobrinho de Maria Barroso afirma que a tia “está em coma profundo“, fruto de uma “hemorragia intracraniana”. Eduardo Barroso disse que a situação da tia “é muito grave, provavelmente irreversível”.

O Diário de Notícias noticiou esta sexta-feira que Maria Barroso foi hospitalizada, em estado grave, na sequência de uma queda.

Diplomada em Arte Dramática pela Escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria de Jesus Barroso, 90 anos, casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel.

Atriz, foi uma das fundadoras do PS em Baden Munstereifel, na República Federal Alemã, em abril de 1973 – partido que teve como primeiro líder o seu marido, Mário Soares.

Professora e diretora do Colégio Moderno, em Lisboa, que foi fundado pelo seu sogro, João Lopes Soares, Maria Barroso candidatou-se a deputada pela oposição democrática em 1969 e foi deputada pelo PS nas primeiras eleições após o 25 de abril de 1974.

Durante os dois mandatos de Mário Soares como Presidente da República (1986/1995), Maria de Jesus Barroso dedicou-se a várias causas contra a exclusão social, a luta contra o racismo e xenofobia, tendo depois presidido à Cruz Vermelha Portuguesa entre 1997 e 2003.

Atualmente, continuava a exercer as funções de presidente do Conselho de Administração da Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim, será que nos vemos livres dessa agora, só é pena ter demorado tanto, pena que o marido não esteja também na mesma situação, ou melhor à 40 anos atrás, assim não teriam roubado tanto como o fizeram

  2. Este “sr.” Lobo deve ser mais um fanatici do Psd ou Cds. Tenha mas e vergonha pois se fosse alguem da sua familia decerto nao gostava de ouvir alarvidades destas… Enfim tente educar-se pois ja mostrou ser um ignorante de todo tamanho.

  3. Esse comentário do “lobo” mau, até a ler-se cheira mal, a FASCISTA. De lobo não tem nada mas sim de “cão raivoso”- Este casal, Soares, da noticia, é sem dúvida um dos mais importantes da nossa história recente, tal como Cunhal foi. CÃO RAIVOSO veja se se dedica a aprender como se escreve porque sem dúvida nem a 1ª classe tem. Depois, informe-se, pois há analfabetos que sabem mais do que vc..Anormal… Porque não vai ao psiquiatra?

  4. Claro que é lamentável a senhora encontrar-se nesse estado; mas o fundamentalismo desse Ranger não-sei-quê-mais é doentio: importante na nossa história, só se fôr pelo que Mário Soares roubou ao seu país. Informe-se, seu ranger de meia tigela e não fale antes de saber.

  5. Chame cão e tudo o que quiser, menos pai!
    E já que ao chamar analfabeto se acha muito sabedor, então informe-se da diferença entre danado e raivoso, porque de cão todos temos um pouco.
    Uns mordem e são maus, outros são uns lambe-cricas e arrastam as guedelhas pelo chão.
    Eu pertenço ao primeiro grupo!
    Rangers?! já vi muitos a bandearem as “nalgas” pelas avenidas!

  6. Reflitamos um pouco sobre algumas das causas pelas quais este casal lutou e se viu a espaços, privado de liberdade: SNS – que proporcionou as vacinas que evitaram a morte ou aleijões a alguns de nós enquanto crianças. Ensino universal – que permitiu a alguns de nós escapar ao analfabetismo. Direitos sociais – que nos permitem ter algum tempo livre para escrever e ler disparates. Decerto que nem tudo foi perfeito e todos têm o direito de discordar, mas que diabo: Se não se respeita as políticas, que haja ao menos respeito pelas pessoas.

  7. Sim. Concordo com este último comentário. admitamos q houve .. a justiça deveria ter actuado. se não o fez q adianta alardear sem qq fundamento? respeitemos as pessoas sim? ademais devíamos estar mais preocupados é com os Jeroens q andam aí pela Europa a alquebra-la. qq dia somos nós!

  8. Concordo que sejam humanos mas muito sinceramente pessoas que foram pedir apoio á maçonaria francesa para se infiltrarem no país e de seguida darem cabo dele a mando desse grupo Bilderberg só para terem proveito próprio e de mais uns quantos, pois se existe alguem aqui que acha que isto é feito por partidos que se desengane.. sejam de esquerda, de direita, de nem direita nem esquerda e de direita esquerda façam o favor de abrir a pestana e pesquisar que são todos da mesma quadra e o unico objectivo desta corja bem falante é manterem-se a eles e aos amigos sempre nos cargos mais altos do nosso país… A esta senhora desejo lhe tudo de bom mas tmb acho que ela sabe o que é causalidade e como tal só tem o que merece. Ali o senhor de cima que vem com o pretexto das vacinas e da educação que faça pesquisa a sério(se é que não sabe o que se passa e vem para aqui armar-se em non masonic) e veja o que as vacinas e o ensino trouxeram ao mundo.. Não sejam ignorantes façam pesquisa e larguem os pasquins que são detidos por esta mesma gente para vos amaciar esse cerebro pois o tempo urge para purgarmos todas estas ordens criminosas do poleiro.. mas só lá vai com o união. Vejam como eles operam eles juntam-se em sociedades aventalísticas para se apoiarem no plano. Façamos o mesmo e vamos levantar este país ao invés de andarmos aqui a ler noticias sobre uma velha caquética que sempre viveu na boa vida..

RESPONDER

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …

Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem saírem do sofá

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores. O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, …

A melhor escola da Europa para estudar ciência fica em Santarém

É em Alcanena, no distrito de Santarém, que se localiza o agrupamento de escolas com o selo de qualidade do STEM School Proeficient, atribuído pela União Europeia. O estabelecimento de ensino recebeu a melhor classificação …

Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do novo aeroporto do Montijo

A Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, aprovou uma posição em que dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do novo aeroporto do Montijo, devido ao “conjunto de impactes negativos”. O município da …

Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 …

Taylor Swift atua no Nos Alive 2020

Taylor Swift é o segundo nome para a edição de 2020 no Nos Alive. A cantora estreia-se em território português no dia 9 de julho, anunciou a própria artista no seu site oficial. A organização do …

Turista agride gondoleiro em Veneza por causa de uma selfie

Um gondoleiro foi agredido por um turista, na cidade de Veneza, em Itália, neste domingo, num confronto que terá sido provocado por uma selfie. De acordo com o Newsweek, o incidente ocorreu no domingo à tarde, …

Doença associada a cigarros eletrónicos faz sétima vítima mortal nos EUA

O número de vítimas mortais por doença pulmonar associada à utilização de cigarros eletrónicos subiu para sete, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde norte-americanas. A vítima era do sexo masculino, tinha 40 anos e vivia …

Richard Stallman, guru do software livre, demite-se do MIT após defender Jeffrey Epstein

Richard Stallman, programador, ativista e defensor do software livre, demitiu-se do cargo de professor convidado do laboratório de inteligência artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. A demissão acontece depois de serem tornadas …