Maria Barroso em coma profundo no hospital da Cruz Vermelha

Luís Vasconcelos / Fundação Mário Soares

Maria Barroso e Mário Soares numa foto utilizada na campanha presidencial de 1985-1986

Maria Barroso e Mário Soares numa foto utilizada na campanha presidencial de 1985-1986

Maria Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, está internada no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, em estado grave, confirmou à agência Lusa uma fonte familiar.

Em declarações à RTP Informação, o sobrinho de Maria Barroso afirma que a tia “está em coma profundo“, fruto de uma “hemorragia intracraniana”. Eduardo Barroso disse que a situação da tia “é muito grave, provavelmente irreversível”.

O Diário de Notícias noticiou esta sexta-feira que Maria Barroso foi hospitalizada, em estado grave, na sequência de uma queda.

Diplomada em Arte Dramática pela Escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria de Jesus Barroso, 90 anos, casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel.

Atriz, foi uma das fundadoras do PS em Baden Munstereifel, na República Federal Alemã, em abril de 1973 – partido que teve como primeiro líder o seu marido, Mário Soares.

Professora e diretora do Colégio Moderno, em Lisboa, que foi fundado pelo seu sogro, João Lopes Soares, Maria Barroso candidatou-se a deputada pela oposição democrática em 1969 e foi deputada pelo PS nas primeiras eleições após o 25 de abril de 1974.

Durante os dois mandatos de Mário Soares como Presidente da República (1986/1995), Maria de Jesus Barroso dedicou-se a várias causas contra a exclusão social, a luta contra o racismo e xenofobia, tendo depois presidido à Cruz Vermelha Portuguesa entre 1997 e 2003.

Atualmente, continuava a exercer as funções de presidente do Conselho de Administração da Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim, será que nos vemos livres dessa agora, só é pena ter demorado tanto, pena que o marido não esteja também na mesma situação, ou melhor à 40 anos atrás, assim não teriam roubado tanto como o fizeram

  2. Este “sr.” Lobo deve ser mais um fanatici do Psd ou Cds. Tenha mas e vergonha pois se fosse alguem da sua familia decerto nao gostava de ouvir alarvidades destas… Enfim tente educar-se pois ja mostrou ser um ignorante de todo tamanho.

  3. Esse comentário do “lobo” mau, até a ler-se cheira mal, a FASCISTA. De lobo não tem nada mas sim de “cão raivoso”- Este casal, Soares, da noticia, é sem dúvida um dos mais importantes da nossa história recente, tal como Cunhal foi. CÃO RAIVOSO veja se se dedica a aprender como se escreve porque sem dúvida nem a 1ª classe tem. Depois, informe-se, pois há analfabetos que sabem mais do que vc..Anormal… Porque não vai ao psiquiatra?

  4. Claro que é lamentável a senhora encontrar-se nesse estado; mas o fundamentalismo desse Ranger não-sei-quê-mais é doentio: importante na nossa história, só se fôr pelo que Mário Soares roubou ao seu país. Informe-se, seu ranger de meia tigela e não fale antes de saber.

  5. Chame cão e tudo o que quiser, menos pai!
    E já que ao chamar analfabeto se acha muito sabedor, então informe-se da diferença entre danado e raivoso, porque de cão todos temos um pouco.
    Uns mordem e são maus, outros são uns lambe-cricas e arrastam as guedelhas pelo chão.
    Eu pertenço ao primeiro grupo!
    Rangers?! já vi muitos a bandearem as “nalgas” pelas avenidas!

  6. Reflitamos um pouco sobre algumas das causas pelas quais este casal lutou e se viu a espaços, privado de liberdade: SNS – que proporcionou as vacinas que evitaram a morte ou aleijões a alguns de nós enquanto crianças. Ensino universal – que permitiu a alguns de nós escapar ao analfabetismo. Direitos sociais – que nos permitem ter algum tempo livre para escrever e ler disparates. Decerto que nem tudo foi perfeito e todos têm o direito de discordar, mas que diabo: Se não se respeita as políticas, que haja ao menos respeito pelas pessoas.

  7. Sim. Concordo com este último comentário. admitamos q houve .. a justiça deveria ter actuado. se não o fez q adianta alardear sem qq fundamento? respeitemos as pessoas sim? ademais devíamos estar mais preocupados é com os Jeroens q andam aí pela Europa a alquebra-la. qq dia somos nós!

  8. Concordo que sejam humanos mas muito sinceramente pessoas que foram pedir apoio á maçonaria francesa para se infiltrarem no país e de seguida darem cabo dele a mando desse grupo Bilderberg só para terem proveito próprio e de mais uns quantos, pois se existe alguem aqui que acha que isto é feito por partidos que se desengane.. sejam de esquerda, de direita, de nem direita nem esquerda e de direita esquerda façam o favor de abrir a pestana e pesquisar que são todos da mesma quadra e o unico objectivo desta corja bem falante é manterem-se a eles e aos amigos sempre nos cargos mais altos do nosso país… A esta senhora desejo lhe tudo de bom mas tmb acho que ela sabe o que é causalidade e como tal só tem o que merece. Ali o senhor de cima que vem com o pretexto das vacinas e da educação que faça pesquisa a sério(se é que não sabe o que se passa e vem para aqui armar-se em non masonic) e veja o que as vacinas e o ensino trouxeram ao mundo.. Não sejam ignorantes façam pesquisa e larguem os pasquins que são detidos por esta mesma gente para vos amaciar esse cerebro pois o tempo urge para purgarmos todas estas ordens criminosas do poleiro.. mas só lá vai com o união. Vejam como eles operam eles juntam-se em sociedades aventalísticas para se apoiarem no plano. Façamos o mesmo e vamos levantar este país ao invés de andarmos aqui a ler noticias sobre uma velha caquética que sempre viveu na boa vida..

RESPONDER

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos. Salários não estão em risco

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu, esta quinta-feira, que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores. Esta posição surge na …

Morreu Pedro Baptista, comissário das comemorações da Revolução Liberal do Porto

O antifascista, escritor e ensaísta morreu, esta quinta-feira, aos 71 anos, informou fonte da Câmara Municipal do Porto, onde era deputado da Assembleia Municipal, eleito pelo movimento independente do presidente Rui Moreira. Pedro Rocha Baptista nasceu …

Fatura detalhada de combustível obrigatória a partir de agosto

As faturas dos postos de combustível vão detalhar, a partir de agosto, taxas e impostos cobrados, o sobrecusto da incorporação de biocombustíveis e descontos, nomeadamente. O regulamento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) pretende melhorar …