Maria Barroso em coma profundo no hospital da Cruz Vermelha

Luís Vasconcelos / Fundação Mário Soares

Maria Barroso e Mário Soares numa foto utilizada na campanha presidencial de 1985-1986

Maria Barroso e Mário Soares numa foto utilizada na campanha presidencial de 1985-1986

Maria Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, está internada no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, em estado grave, confirmou à agência Lusa uma fonte familiar.

Em declarações à RTP Informação, o sobrinho de Maria Barroso afirma que a tia “está em coma profundo“, fruto de uma “hemorragia intracraniana”. Eduardo Barroso disse que a situação da tia “é muito grave, provavelmente irreversível”.

O Diário de Notícias noticiou esta sexta-feira que Maria Barroso foi hospitalizada, em estado grave, na sequência de uma queda.

Diplomada em Arte Dramática pela Escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria de Jesus Barroso, 90 anos, casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel.

Atriz, foi uma das fundadoras do PS em Baden Munstereifel, na República Federal Alemã, em abril de 1973 – partido que teve como primeiro líder o seu marido, Mário Soares.

Professora e diretora do Colégio Moderno, em Lisboa, que foi fundado pelo seu sogro, João Lopes Soares, Maria Barroso candidatou-se a deputada pela oposição democrática em 1969 e foi deputada pelo PS nas primeiras eleições após o 25 de abril de 1974.

Durante os dois mandatos de Mário Soares como Presidente da República (1986/1995), Maria de Jesus Barroso dedicou-se a várias causas contra a exclusão social, a luta contra o racismo e xenofobia, tendo depois presidido à Cruz Vermelha Portuguesa entre 1997 e 2003.

Atualmente, continuava a exercer as funções de presidente do Conselho de Administração da Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim, será que nos vemos livres dessa agora, só é pena ter demorado tanto, pena que o marido não esteja também na mesma situação, ou melhor à 40 anos atrás, assim não teriam roubado tanto como o fizeram

  2. Este “sr.” Lobo deve ser mais um fanatici do Psd ou Cds. Tenha mas e vergonha pois se fosse alguem da sua familia decerto nao gostava de ouvir alarvidades destas… Enfim tente educar-se pois ja mostrou ser um ignorante de todo tamanho.

  3. Esse comentário do “lobo” mau, até a ler-se cheira mal, a FASCISTA. De lobo não tem nada mas sim de “cão raivoso”- Este casal, Soares, da noticia, é sem dúvida um dos mais importantes da nossa história recente, tal como Cunhal foi. CÃO RAIVOSO veja se se dedica a aprender como se escreve porque sem dúvida nem a 1ª classe tem. Depois, informe-se, pois há analfabetos que sabem mais do que vc..Anormal… Porque não vai ao psiquiatra?

  4. Claro que é lamentável a senhora encontrar-se nesse estado; mas o fundamentalismo desse Ranger não-sei-quê-mais é doentio: importante na nossa história, só se fôr pelo que Mário Soares roubou ao seu país. Informe-se, seu ranger de meia tigela e não fale antes de saber.

  5. Chame cão e tudo o que quiser, menos pai!
    E já que ao chamar analfabeto se acha muito sabedor, então informe-se da diferença entre danado e raivoso, porque de cão todos temos um pouco.
    Uns mordem e são maus, outros são uns lambe-cricas e arrastam as guedelhas pelo chão.
    Eu pertenço ao primeiro grupo!
    Rangers?! já vi muitos a bandearem as “nalgas” pelas avenidas!

  6. Reflitamos um pouco sobre algumas das causas pelas quais este casal lutou e se viu a espaços, privado de liberdade: SNS – que proporcionou as vacinas que evitaram a morte ou aleijões a alguns de nós enquanto crianças. Ensino universal – que permitiu a alguns de nós escapar ao analfabetismo. Direitos sociais – que nos permitem ter algum tempo livre para escrever e ler disparates. Decerto que nem tudo foi perfeito e todos têm o direito de discordar, mas que diabo: Se não se respeita as políticas, que haja ao menos respeito pelas pessoas.

  7. Sim. Concordo com este último comentário. admitamos q houve .. a justiça deveria ter actuado. se não o fez q adianta alardear sem qq fundamento? respeitemos as pessoas sim? ademais devíamos estar mais preocupados é com os Jeroens q andam aí pela Europa a alquebra-la. qq dia somos nós!

  8. Concordo que sejam humanos mas muito sinceramente pessoas que foram pedir apoio á maçonaria francesa para se infiltrarem no país e de seguida darem cabo dele a mando desse grupo Bilderberg só para terem proveito próprio e de mais uns quantos, pois se existe alguem aqui que acha que isto é feito por partidos que se desengane.. sejam de esquerda, de direita, de nem direita nem esquerda e de direita esquerda façam o favor de abrir a pestana e pesquisar que são todos da mesma quadra e o unico objectivo desta corja bem falante é manterem-se a eles e aos amigos sempre nos cargos mais altos do nosso país… A esta senhora desejo lhe tudo de bom mas tmb acho que ela sabe o que é causalidade e como tal só tem o que merece. Ali o senhor de cima que vem com o pretexto das vacinas e da educação que faça pesquisa a sério(se é que não sabe o que se passa e vem para aqui armar-se em non masonic) e veja o que as vacinas e o ensino trouxeram ao mundo.. Não sejam ignorantes façam pesquisa e larguem os pasquins que são detidos por esta mesma gente para vos amaciar esse cerebro pois o tempo urge para purgarmos todas estas ordens criminosas do poleiro.. mas só lá vai com o união. Vejam como eles operam eles juntam-se em sociedades aventalísticas para se apoiarem no plano. Façamos o mesmo e vamos levantar este país ao invés de andarmos aqui a ler noticias sobre uma velha caquética que sempre viveu na boa vida..

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …