/

Moody’s também sobe Portugal – de lixo Ba3 para lixo Ba2

3

O.I.N. / Wikimedia

-

A agência de notação financeira Moody’s anunciou esta sexta-feira ter subido a perspetiva de classificação da dívida soberana portuguesa em um nível, de “Ba3” para “Ba2”.

A Moody’s colocou também este “rating” sob revisão para uma possível subida adicional, tendo justificado a subida do rating com o cumprimento, por parte de Portugal, das metas fiscais e orçamentais.

A agência de notação financeira destaca ainda o facto de o país concluir em breve o programa de assistência financeira “sem necessidade de linha de crédito cautelar por parte do Mecanismo Europeu de Estabilidade”.

Apesar da subida na avaliação do país, esta classificação ainda é considerada como “lixo”.

A Standard & Poor’s tinha também anunciado esta sexta-feira que passou a perspectiva da classificação da dívida portuguesa de “negativa” para “estável”, explicando a decisão com o facto de a economia de Portugal ter ultrapassado as expectativas.

A decisão da Standard & Poor’s e da Moody’s segue a que já tinha sido tomada Fitch em Abril.

Segundo o Diário Económico, é a primeira vez desde 1998 que a Moody’s sobe o “rating” de Portugal.

ZAP

 

3 Comments

  1. “A agência de notação financeira Moody’s anunciou esta sexta-feira ter subido a perspetiva de classificação da dívida soberana portuguesa em um nível, de “Ba2” para “Ba3”. ”

    Isto está ao contrário: Ba3 é pior do que Ba2 no sistema da Moody. A Moody subiu a dívida de Portugal para Ba2, e se confirmar-se a notícia de que vai subir a dívida de Portugal mais um nível, vai ser para Ba1. O que continua a ser “lixo”.

    A dívida de Portugal teria de subir de Ba1 para Baa3, como aconteceu com a dívida da Irlanda, para a dívida de Portugal deixar de ser considerada “lixo”. E o termo técnico não é “lixo”, é “speculative-grade”, e para sair de “lixo” tem de chegar pelo menos a Baa3, que é o nível mais baixo de “investment-grade”.

    • Caro JMF,
      Tem razão, o título está correcto, o texto estava errado, foi corrigido.
      Obrigado pelo seu reparo, e pela informação adicional, que muito enriquece a nossa notítica.
      Mantemos a desigação “lixo”, por se ter tornado popular o seu uso e reconhecido o seu significado.

  2. Ontem foi a Standard and Poor’s a melhor o rating de Portugal, hoje é a Moody´s! Com franqueza…Isto é uma intromissão na campanha contra o Bloco das Tias e do Tio António Costa, agora se estava a preparar para justificar ter posto a andar o António J.Seguro e não há meio de descolar!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.