/

Standard & Poor’s eleva Portugal para estável

A agência de notação Standard & Poor’s anunciou esta sexta-feira ter passado a perspectiva da classificação da dívida portuguesa de “negativa” para “estável”, explicando a decisão com o facto de a economia de Portugal ter ultrapassado as expectativas.

A agência de rating manteve, no entanto, a classificação de Portugal em “BB”, o que significa que continua a considerar que a capacidade de Portugal pagar as suas dívidas como “lixo”.

A decisão da Standard & Poor’s segue a que já tinha sido tomada Fitch em Abril, faltando apenas conhecer a da terceira agência de rating entre as três grandes, a Moody’s, também anunciada para hoje.

De acordo com a S&P, o desempenho económico e orçamental de Portugal superou as expectativas e a produção de riqueza do país deverá crescer em média 1,4% durante 2014 e 2015.

A 17 de Janeiro, a agência de notação financeira retirou a observação negativa do risco da dívida portuguesa (‘creditwatch’ negativo), mas manteve uma perspectiva negativa devido a riscos de instabilidade política e social, tendo mantido também o rating atribuído, de ‘BB’.

No entanto, no mês seguinte, a agência de notação financeira Standard and Poor’s informou que converteu o rating atribuído a Portugal em “não solicitado“, continuando, apesar disso, a avaliar a dívida da República Portuguesa.

Na altura, a Standard and Poor’s explicou que, depois da não renovação do acordo com o Governo português, vai “manter o seu rating a Portugal numa base não solicitada”.

A 11 de Abril, a Fitch actualizou a perspectiva de Portugal de “negativa” para “positiva“, mantendo o rating de crédito do país em ‘BB+’.

Na altura, a agência de notação justificou a decisão com os progressos de Portugal na redução do défice e com o facto de o desempenho orçamental do país em 2013 ter ultrapassado as expectativas e “superado os objectivos do programa de ajuda externa delineado pelo FMI e pela Comissão Europeia”.

Hoje, a S&P justificou a melhoria da perspectiva do ‘rating’ também o desempenho orçamental e da economia que, segundo a agência de notação, ultrapassaram as expectativas.

“A perspectiva ‘estável’ mostra que a capacidade de obtenção de crédito de Portugal está a estabilizar”, refere a S&P no comunicado hoje divulgado.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.