/

Moody’s avalia rating do Novo Banco como “lixo”

Darren Riley / Flickr

-

A agência de notação financeira Moody’s atribuiu hoje uma nota B3 à dívida sénior e B2 aos depósitos do Novo Banco, ambos em níveis de lixo, e com perspetiva de novos cortes do rating atribuído.

Em comunicado, a Moody’s definiu ainda que a dívida de curto e longo prazo não garantida do Novo Banco fica com rating B3, enquanto a que for garantida pelo Estado recebe nota Ba1.

A dívida do banco liderado por Vítor Bento, garantida pelo Estado, está avaliada em Ba1, o nível mais próximo de ser considerada de investimento, e com outlook estável, o que significa que a agência de notação financeira não prevê mais cortes no curto prazo.

No domingo, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES e anunciou a separação da instituição em duas, o banco mau (bad bank) e o Novo Banco.

Já no Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos do ex-BES, recebendo esta nova instituição financeira uma capitalização de 4,9 mil milhões de euros através do Fundo de Resolução bancário.

No que refere ao bad bank, o conselho de administração do banco central proibiu também a “concessão de crédito e de aplicação de fundos em quaisquer espécies de ativos, exceto na medida em que esta aplicação de fundos se revele necessária para a preservação e valorização do seu ativo”.

No passado dia sete, o Novo Banco informou que a agência canadiana de notação financeira DBRS manteve as notas atribuídas aos instrumentos de dívida de longo e curto prazo que tinha recebido, por transferência, do BES.

Em comunicado divulgado no sítio da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Novo Banco adiantou que os ratings mantidos foram, respetivamente, de BB (baixo) e R-4.

A perspetiva de acompanhamento destas notas melhorou, ao passar de “sob revisão com implicações negativas” para “sob revisão em desenvolvimento”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.