“Não vale a pena dourar a pílula”. Este é o “pior PSD de sempre”

Tiago Petinga / Lusa

O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro considerou, em entrevista ao jornal Sol, que o partido enfrenta a sua “pior fase de sempre”, revelando ainda que já tem em mente o candidato à Câmara de Lisboa para as autárquicas.

“Quando o PSD tem o pior resultado de sempre nas eleições europeias, quando o PSD tem o pior resultado de sempre em eleições legislativas, como é possível desvalorizar essas derrotas? Como é possível ficar satisfeito porque se conseguiu ganhar a uma sondagem? Eu pergunto aos militantes do PSD como é possível termos o nosso partido com esta mentalidade?”, começou por dizer na entrevista esta segunda-feira divulgada pelo Sol.

“Não é possível. O meu PSD não é este. O meu PSD é um PSD que quer ganhar e que quando perde assume a derrota. Não vale a pena dourar a pílula. Nós estamos na pior fase de sempre do PSD. Vou-lhe dizer porquê: (…) não temos a maioria das câmaras em Portugal, não temos a maioria dos deputados no Parlamento Europeu e não temos a maioria dos deputados na Assembleia da República. Procurem na história do PSD uma altura em que isto tenha acontecido tudo em simultâneo”.

O antigo líder parlamentar de Pedro Passos Coelho considerou que o Governo socialista vai durar os quatro anos da legislatura e mostrou-se preparado, caso consiga chegar à cadeira de Rui Rio, para enfrentar quatro anos de oposição.

“É [um tremendo desgaste fazer oposição] em qualquer partido. Mas estou habituado a isso. Seis anos na liderança do grupo parlamentar foi um desgaste a que nunca ninguém tinha sido sujeito no PSD desde o 25 de Abril. E eu estive. Só saí da liderança do grupo parlamentar porque atingi o limite de mandatos. Não tenho nenhum medo de estar quatro anos na oposição. Não tenho nenhum receio de liderar o PSD nestes quatro anos”.

As autárquicas de 2021 e a regionalização

Para as eleições autárquicas de 2021, Luís Montenegro que inverter os números – atualmente, os socialistas têm 159 câmaras, não chegado o PSD às 100.

“Pretendo inverter estes números apresentando candidaturas fortes por todo o país e apostando de uma forma muito clara naquelas que são as câmaras mais relevantes do ponto de vista político e eleitoral, a começar pela Câmara de Lisboa. Temos condições, temos quadros políticos, para poder apresentar uma candidatura vencedora e ganhar as eleições em Lisboa. E acho também que devemos fazê-lo noutras cidades que são igualmente alavancas de representação política autárquica – como o Porto, Coimbra, Gaia, Sintra, Viana do Castelo, Barcelos…”, elencou.

Questionado sobre se já tem um candidato para apontar à Câmara de Lisboa, Montenegro disse que sim, sem adiantar nomes. “Só está na minha cabeça”, disse ao Sol, recusando adiantar se já falou com a pessoa em causa.

Sou contra uma regionalização pensada neste tempo. É completamente anacrónica”, disse quando questionado sobre o que vai propor como deputado sobre o tema.

“A regionalização também é uma forma de descentralização. Vou ser muito direto a responder a essa pergunta. Portugal vive hoje um processo de descentralização de competências da administração central para a administração local e intermunicipal. Não faz sentido confundir esse processo com a criação de um novo patamar de poder como sejam as regiões administrativas”, sustetou.

“Na minha opinião, está fora de hipótese recolocar o tema regionalização em cima da mesa por aquilo que fizemos e estamos a fazer. Agora, o que quero é uma descentralização efetiva, feita com os municípios e não a que se está a tentar implementar contra a vontade dos municípios e sem uma orientação que os portugueses percebam, nomeadamente através da melhor prestação de serviços públicos às populações”.

As eleições diretas para escolher o próximo presidente do PSD realizam-se em 11 de janeiro, com uma eventual segunda volta uma semana depois, e o congresso está marcado entre 7 e 9 de fevereiro, em Viana do Castelo.

O atual líder do PSD, Rui Rio, o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, e Luís Montenegro são os candidato já oficializados à liderança do PSD.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este monte-de-estrume-negro, deve estar esquecido dos bons tempos em que o PSD teve grandes líderes como o Marques Mendes, Santana Lopes, Luís Filipe Menezes ou até mesmo o Passos, onde ele conseguiu um manter um excelente tacho e ainda arranjou uns bons negócios para o seu escritório de advogados!…
    Portanto, com ele, ainda há uma boa margem para o PSD piorar…
    Parece que este advogadozeco reles é muito bom nos “ajustes directos::
    “Montenegro faturou 400 mil euros em ajustes diretos de autarquias do PSD”
    jornaleconomico.sapo.pt/noticias/montenegro-faturou-400-mil-euros-em-ajustes-diretos-de-autarquias-do-psd-291620

RESPONDER

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …