MIT criou um telemóvel capaz de se montar a si próprio

MIT

Self-Assembly Lab do MIT

Self-Assembly Lab do MIT

O MIT está a estudar sistemas que poderão permitir que dispositivos eletrónicos (e não só) se montem a si próprios – e sem necessitar de sistemas robóticos especializados.

Ainda é precisa muita mão de obra humana para produzir e montar dispositivos eletrónicos como smartphones ou tablets. Basta olhar para o número de funcionários da Foxconn: 1,3 milhões.

No entanto, para o MIT, no futuro tal poderá deixar de ser necessário, graças aos dispositivos auto-montáveis.

MIT

Self-Assembly Lab do MIT

Self-Assembly Lab do MIT

Neste caso, temos um simples telemóvel, que em vez de necessitar de alguém para lhe colocar as capas traseira e frontal manualmente, ou de depender de um sistema robótico complexo que o fizesse, permite que o telemóvel se monte automaticamente bastando atirar os componentes para dentro de um cilindro rotativo – uma espécie de tambor da máquina de lavar a roupa.

O exemplo é simples, dependendo de encaixes magnéticos que, eventualmente, serão capazes de atrair e fixar as partes individuais nos sítios desejados.

Skylar Tibbits, do Self-Assembly Lab do MIT, acredita que, “se olharmos para a forma como as coisas são formadas a qualquer escala que não a humana – o ADN, as células, as proteínas, ou a escala planetária -, tudo se forma por auto-montagem”.

“Mas à escala humana é o oposto, temos que juntar os componentes à força”, explica.

No entanto, o sistema poderá no futuro ser aplicado a muitas outras coisas – e podendo tornar-se economicamente mais viável do que ter pessoas a fazer esse trabalho.

Talvez não estejamos tão longe de, no futuro, quando um telemóvel se separar numa dúzia de peças após uma queda, chegar a casa e atirá-las todas para dentro da máquina de lavar a roupa, dar início ao ciclo de centrifugação e ver que ele próprio se encarregará de se reparar sozinho.

Aberto Até de Madrugada

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …