MIT criou um telemóvel capaz de se montar a si próprio

MIT

Self-Assembly Lab do MIT

Self-Assembly Lab do MIT

O MIT está a estudar sistemas que poderão permitir que dispositivos eletrónicos (e não só) se montem a si próprios – e sem necessitar de sistemas robóticos especializados.

Ainda é precisa muita mão de obra humana para produzir e montar dispositivos eletrónicos como smartphones ou tablets. Basta olhar para o número de funcionários da Foxconn: 1,3 milhões.

No entanto, para o MIT, no futuro tal poderá deixar de ser necessário, graças aos dispositivos auto-montáveis.

MIT

Self-Assembly Lab do MIT

Self-Assembly Lab do MIT

Neste caso, temos um simples telemóvel, que em vez de necessitar de alguém para lhe colocar as capas traseira e frontal manualmente, ou de depender de um sistema robótico complexo que o fizesse, permite que o telemóvel se monte automaticamente bastando atirar os componentes para dentro de um cilindro rotativo – uma espécie de tambor da máquina de lavar a roupa.

O exemplo é simples, dependendo de encaixes magnéticos que, eventualmente, serão capazes de atrair e fixar as partes individuais nos sítios desejados.

Skylar Tibbits, do Self-Assembly Lab do MIT, acredita que, “se olharmos para a forma como as coisas são formadas a qualquer escala que não a humana – o ADN, as células, as proteínas, ou a escala planetária -, tudo se forma por auto-montagem”.

“Mas à escala humana é o oposto, temos que juntar os componentes à força”, explica.

No entanto, o sistema poderá no futuro ser aplicado a muitas outras coisas – e podendo tornar-se economicamente mais viável do que ter pessoas a fazer esse trabalho.

Talvez não estejamos tão longe de, no futuro, quando um telemóvel se separar numa dúzia de peças após uma queda, chegar a casa e atirá-las todas para dentro da máquina de lavar a roupa, dar início ao ciclo de centrifugação e ver que ele próprio se encarregará de se reparar sozinho.

Aberto Até de Madrugada

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …

Itália. Manifestantes desviam as máscaras e protestam contra medidas para conter pandemia

Centenas de manifestantes se reuniram em Roma, desviando as suas máscaras dos rostos, para protestar contra as medidas do Governo italiano para impedir a propagação do coronavírus. Segundo avançou na terça-feira a Time, os manifestantes, que …

Brasil pagou anúncios em sites investigados por publicar notícias falsas, avança O Globo

O Governo brasileiro publicou milhões de anúncios oficiais em sites investigados por divulgar notícias falsas, avança o jornal O Globo. O Governo do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, publicou milhões de anúncios oficiais em sites investigados por …

A covid-19 foi o balde de água fria de muitos países, mas pode ser uma oportunidade para a Nigéria

O mundo está a braços com uma pandemia e a Nigéria não é exceção. Agora que o país está a aliviar as restrições impostas para conter a disseminação do novo coronavírus, já se olha para …

Cidade japonesa propõe nova lei que proíbe uso do telemóvel enquanto se caminha

O Governo da cidade de Yamato, no Japão, propôs uma nova lei para proibir os pedestres de olhar para os seus telemóveis enquanto caminham nas ruas. Caso seja aprovada, entra em vigor a partir de …

Só 2% dos portugueses contam passar férias fora do país

Segundo uma sondagem da Pitagórica, a maioria dos portugueses está a evitar marcar férias a longo prazo, devido à pandemia de covid-19. A pandemia de covid-19 veio alterar os planos da grande maioria dos portugueses. De …

"O medo vai sempre existir". Um dos poucos países sem covid-19 autoriza regresso de 143 cidadãos

Palau, que tem mais de 500 ilhas e cerca de 18 mil habitantes, é um dos poucos lugares do mundo onde não foram registados casos de covid-19. Agora, o país vai permitir que 143 cidadãos …