Misteriosa empresa financiada por bilionários vai construir cidade junto a São Francisco

A Flannery Associates, empresa misteriosa financiada por figuras proeminentes de Silicon Valley, investiu mais de 800 milhões de dólares na compra de dezenas de milhares de acres em Solano County, perto de São Francisco, com o aparente objetivo de construir uma cidade completamente nova.

Vai nascer brevemente uma cidade construída do zero em Solano County, próximo de São Francisco, na Califórnia.

O empreendimento está a ser planeado pela Flannery Associates, empresa misteriosa financiada por figuras proeminentes de Silicon Valley, onde estão sediadas algumas das mais importantes empresas tecnológicas norte-americanas.

Segundo documentos judiciais citados pelo Insider, a empresa investiu já mais de 800 milhões de dólares na compra de dezenas de milhares de acres, tendo pago até 15.000 dólares por acre — valor bastante mais algo do que o valor médio de mercado na região.

De acordo com o The New York Times, entre os investidores da Flannery Associates contam-se pesos-pesados de Silicon Valley como Marc Andreessen, fundador da Netscape, Laurene Powell Jobs, viúva de Steve Jobs e presidente da Emerson Collective, e os venture capitalists Reid Hoffman e Michael Moritz.

A identidade da maior parte dos investidores da Flannery Associates e o montante das suas contribuições individuais não foram divulgados.

Liderada por Jan Sramek, antigo quadro da Goldman Sachs de 36 anos, a empresa tem-se mantido envolta em mistério, havendo pouca informação disponível sobre os seus planos específicos para a nova cidade.

Em 2017, a Flannery Associates propôs transformar os terrenos de Solano County numa cidade pedonal alimentada por energia limpa que poderia acolher dezenas de milhares de residentes.

Esta não é a primeira vez que bilionários de Silicon Valley tentam construir uma cidade do zero. Em 2016, a aceleradora de startups norte-americana Y Combinator anunciou planos de construir uma “cidade inteligente” que abordasse a crise de habitação acessível da Califórnia.

Nos últimos anos, empresários proeminentes na área das novas tecnologias, como o fundador da Microsoft, Bill Gates, e o CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk, também se aventuraram em projetos de construção de cidades.

Elon Musk adquiriu recentemente 3.500 acres nos arredores de Austin, Texas, para construir uma comunidade a que deu o nome de “Snailbrook.”

Outros bilionários, um pouco mais modestos, estão a optar por comprar bunkers fortificados — numa aparente tentativa de sobreviver ao Apocalipse. É o caso de Peter Thiel, o famigerado co-fundador do PayPal e primeiro investidor no Facebook, que está a comprar villas fortificadas na Nova Zelândia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.