Mistério da Beagle 2 em Marte poderá ter sido desvendado com poucos pixels

Beagle 2 / JPL / NASA

-

A Beagle 2 seria a primeira sonda Europeia a pousar em Marte, mas a sua chegada ao planeta vermelho no Natal de 2003 foi acompanhada por um total silêncio que tem intrigado os cientistas desde então.

Agora, podemos finalmente saber o que se terá passado, graças a uns poucos pixels captados uma década mais tarde pelo Mars Reconnaissance Orbiter da NASA.

A câmara HiRISE, a mesma que ajudou a confirmar o recente despenhamento do módulo da ExoMars, conseguiu detectar aquilo que se pensava ser a Beagle, mas mesmo a sua alta resolução não era suficiente para perceber o que se teria passado com a Beagle 2.

Até que, enfim, um cientista se lembrou de tentar usar as múltiplas fotos captadas em diferentes dias e com inclinações diferentes do Sol, para tentar extrair informação adicional.

University of Arizona / University of Leicester / Beagle 2 / JPL / NASA

-

Numa série como o CSI, seria possível fazer zoom sobre os poucos pixels para ver em detalhe como a Beagle 2 estava, mas na vida real as coisas são mais complicadas – mas não menos impressionantes.

Com a informação recolhida, os cientistas fizeram diversas simulações para tentar perceber qual a disposição da sonda que melhor se encaixava nos pixels obtidos:

University of Arizona / University of Leicester / Beagle 2 / JPL / NASA

-

O resultado parece comprovar que o mais provável é que o Beagle 2 tenha aterrado com sucesso, mas falhado no processo de abertura dos seus painéis solares, e em vez dos quatros painéis tenha conseguido abrir apenas três.

Isto explicaria a ausência de comunicações, pois só depois de os quatro painéis estarem completamente abertos é que a antena para as comunicações seria estendida.

Ao contrário do módulo Schiaparelli, que se despenhou em Marte em grande estilo, o Beagle 2 tornar-se-á assim num caso ainda mais frustrante, pois terá aterrado correctamente e estaria pronto para funcionar como planeado.

Contudo, a simples não abertura de um painel solar colocou um ponto final prematuro na sua missão.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …