Um mês após ter sido nomeado, ministro da Saúde do Brasil demite-se

Joédson Alves / EPA

O ministro da Saúde brasileiro pediu a demissão, esta sexta-feira, menos de um mês depois de ter chegado ao cargo, por “incompatibilidades” com Bolsonaro.

De acordo com a rádio TSF, a demissão de Nelson Teich foi confirmada através de um comunicado oficial do ministério da Saúde brasileiro, que refere “incompatibilidades” com o Presidente Jair Bolsonaro.

A saída do ministro vinha a ganhar força nos últimos dias, segundo a mesma rádio, depois de o governante ter apresentado várias discordâncias com o chefe de Estado sobre a forma como combater a pandemia de covid-19.

Por exemplo, esta semana, Bolsonaro decidiu incluir os ginásios, as academias desportivas de todas as modalidades, os salões de beleza e as barbearias na lista de serviços considerados essenciais. Mas, no mesmo dia, o ministro da Saúde declarou à imprensa não ter conhecimento da norma decretada pelo chefe de Estado.

O oncologista esteve menos de um mês no cargo, tendo sido nomeado, a 17 de abril, depois da demissão de Luiz Henrique Mandetta, que também teve vários desentendimentos com o Presidente.

Entretanto, em conferência de imprensa, Teich afirmou: “A vida é feita de escolhas, e eu hoje escolhi sair. Dei o melhor de mim neste período. Não é algo simples, estar neste Ministério num período tão difícil. Este é um trabalho de uma grande equipa, que sempre estiveram do meu lado e trabalharam intensamente por este país”.

O ministro demissionário garantiu que deixou pronto um plano de trabalho, para auxiliar governadores e prefeitos (autarcas) a enfrentar a pandemia, de forma a que possam entender melhor “o que está a acontecer e os próximos passos” a adotar.

O Brasil regista 202.918 casos de infeção e 13.993 mortes provocadas pela covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O que me deixa atónito é o facto de ainda haver pessoas qualificadas e aparentemente sérias (não é o caso do ex-ministro Moro) que se dispõe a colaborar com o alarve e desqualificado Bolsonaro. Creio que o mundo, pelo menos há muito tempo que não conhece uma figura tão aviltante como este senhor. É o típico bandido, fanfarrão que se alcandorou a um posto sem a menor noção dos requisitos inerentes, tendo como único propósito dar guarida aos desmandos dos seus filhos e do seu séquito. Com este nível de descontrole da pandemia Portugal não devia abrir as suas fronteiras para receber passageiros vindos do Brasil.

    • Tu é que, além de incompetente és pouco inteligente e não devias devias usar o nick habitualmente usado por outros para comentar – mas, essa cabecinha não deve dar para mais…

RESPONDER

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …