Um mês após ter sido nomeado, ministro da Saúde do Brasil demite-se

Joédson Alves / EPA

O ministro da Saúde brasileiro pediu a demissão, esta sexta-feira, menos de um mês depois de ter chegado ao cargo, por “incompatibilidades” com Bolsonaro.

De acordo com a rádio TSF, a demissão de Nelson Teich foi confirmada através de um comunicado oficial do ministério da Saúde brasileiro, que refere “incompatibilidades” com o Presidente Jair Bolsonaro.

A saída do ministro vinha a ganhar força nos últimos dias, segundo a mesma rádio, depois de o governante ter apresentado várias discordâncias com o chefe de Estado sobre a forma como combater a pandemia de covid-19.

Por exemplo, esta semana, Bolsonaro decidiu incluir os ginásios, as academias desportivas de todas as modalidades, os salões de beleza e as barbearias na lista de serviços considerados essenciais. Mas, no mesmo dia, o ministro da Saúde declarou à imprensa não ter conhecimento da norma decretada pelo chefe de Estado.

O oncologista esteve menos de um mês no cargo, tendo sido nomeado, a 17 de abril, depois da demissão de Luiz Henrique Mandetta, que também teve vários desentendimentos com o Presidente.

Entretanto, em conferência de imprensa, Teich afirmou: “A vida é feita de escolhas, e eu hoje escolhi sair. Dei o melhor de mim neste período. Não é algo simples, estar neste Ministério num período tão difícil. Este é um trabalho de uma grande equipa, que sempre estiveram do meu lado e trabalharam intensamente por este país”.

O ministro demissionário garantiu que deixou pronto um plano de trabalho, para auxiliar governadores e prefeitos (autarcas) a enfrentar a pandemia, de forma a que possam entender melhor “o que está a acontecer e os próximos passos” a adotar.

O Brasil regista 202.918 casos de infeção e 13.993 mortes provocadas pela covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O que me deixa atónito é o facto de ainda haver pessoas qualificadas e aparentemente sérias (não é o caso do ex-ministro Moro) que se dispõe a colaborar com o alarve e desqualificado Bolsonaro. Creio que o mundo, pelo menos há muito tempo que não conhece uma figura tão aviltante como este senhor. É o típico bandido, fanfarrão que se alcandorou a um posto sem a menor noção dos requisitos inerentes, tendo como único propósito dar guarida aos desmandos dos seus filhos e do seu séquito. Com este nível de descontrole da pandemia Portugal não devia abrir as suas fronteiras para receber passageiros vindos do Brasil.

    • Tu é que, além de incompetente és pouco inteligente e não devias devias usar o nick habitualmente usado por outros para comentar – mas, essa cabecinha não deve dar para mais…

RESPONDER

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …