Ministro relembra que objetivo de contribuição sobre sacos é que deixem de ser usados (e não acumulados)

PSD / Flickr

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva

O ministro do Ambiente reiterou esta quinta-feira que, a partir de 15 de fevereiro, todos os sacos plásticos leves vão ser alvo de contribuição e que o objetivo da medida é que o seu uso seja reduzido.

Fiscalidade Verde

O ministro Jorge Moreira da Silva, que falava aos jornalistas antes de intervir na conferência “Estratégias para o Crescimento Verde”, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, explicou que o objetivo da medida é “criar condições para reorientar comportamentos para que, em vez de se utilizarem 466 sacos plásticos por habitante por ano, que é um recorde europeu, se possa diminuir para 50 sacos plásticos por habitante por ano“.

Sobre a situação para a qual as associações setoriais da restauração e hotelaria AHRESP e APHORT alertaram, de que vários empresários terão adquirido grandes quantidades de sacos plásticos que vão ter de repercutir a contribuição a partir de 15 de fevereiro, o ministro disse que será apresentada uma solução ainda esta semana.

“Fazendo confiança no que as associações representativas me dizem, o que terá estado em causa foram práticas comerciais muito agressivas por parte de fabricantes e importadores que, percebendo que do lado da distribuição se tinha uma noção perfeita de que esses sacos seriam pagos, terão aproveitado para, junto da restauração, perante alguma dúvida que existisse, poder escoar esses stocks grandes com grandes descontos que foram considerados como muito interessantes por parte dos comerciantes”, referiu Moreira da Silva.

O ministro realçou que não está em causa “uma dúvida quanto à lei ou uma qualquer insuficiência legislativa”, mas sim um problema de relacionamento comercial que está a ser abordado quer pelo Ministério do Ambiente quer pelo Ministério das Finanças.

“O Governo está a encontrar, entre o Ministério do Ambiente e a área dos Assuntos Fiscais, uma solução prática que permita que estes stocks anómalos que foram gerados através de práticas comerciais agressivas do final do ano possam ser reintroduzidos com imposto na cadeia de distribuição e essa é matéria que será enquadrada com uma solução que será apresentada muito proximamente”, afirmou o governante.

As declarações de Jorge Moreira da Silva dão continuidade ao que o ministério já havia transmitido no dia anterior, na sequência das informações da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) e da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

Os sacos de plástico leves vão passar a custar 10 cêntimos a partir de 15 de fevereiro, cerca de um mês e meio depois de ter entrado em vigor a Reforma da Fiscalidade Verde.

O período transitório, de acordo com o Governo, confere uma “maior capacidade de adaptação às novas regras por parte de toda a cadeia de produção, distribuição e comercialização de sacos de plástico, bem como o escoamento dos stocks e matérias-primas, em linha com o que o setor tem defendido”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …

Pelo menos um morto e 25 feridos na explosão em prédio na Alemanha

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas esta sexta-feira na sequência de uma explosão num edifício residencial em Blankenburg, na Alemanha. Uma explosão num prédio de habitação na cidade de Blankenburg, região da Sáxonia, …

Infarmed retira do mercado 7 cremes para crianças da Wells, Barral e Dermosense

O Infarmed detetou irregularidades em sete produtos cosméticos hidratantes para crianças, ordenando a retirada do mercado de dois cremes de rosto para bebé, da Barral e da Wells, e a retirada voluntária de dois outros …

Ninguém sabe o que fazer com duas estátuas de Salazar

Nem o Estado, nem a Câmara Municipal de Santa Comba Dão parecem saber o que fazer com duas estátuas de António de Oliveira Salazar. Haveria planos para as exibir no Museu Salazar, mas como o …

Tancos. Principal suspeito vai ser libertado em janeiro

João Paulino, o principal suspeito do roubo de material militar dois paióis de Tancos, e mais sete suspeitos vão ser libertados a 28 de janeiro. A informação é avançada esta sexta-feira pela revista Sábado, que dá …

Filhos de imigrantes nascidos em Portugal podem ser portugueses desde que um progenitor seja residente

A Assembleia da República aprovou, esta quinta-feira, na generalidade, as alterações à lei da nacionalidade do PAN e do PCP, e rejeitou, com os votos do PS, o projeto do Livre. Horas antes da votação em …

Instituição de caridade do Vaticano só entrega 10% das doações para os necessitados

O Vaticano arrecada anualmente mais de 55 milhões de dólares (aproximadamente 49 milhões de euros) em doações através do fundo de caridade de Peter's Pence. Contudo, apenas 10% desse montante chega aos necessitados, com o …