Ministro guineense ouvido como suspeito no caso de avião da TAP

Kode12 / wikimedia

-

O ministro do Interior do Governo de transição guineense, António Suca Ntchama, foi hoje ouvido pelo Ministério Público como suspeito no caso do incidente com o avião da TAP, disse à Lusa o advogado do governante.

Basílio Sanca disse que Suca Ntchama foi ouvido durante seis horas por dois magistrados do Ministério Público, mas no final da audiência não foi especificado se o ministro foi constituído arguido.

“Não há uma acusação. Ele foi apenas ouvido nos autos. Estamos a espera do despacho dos magistrados. Ele entrou aqui como suspeito”, disse Basílio Sanca.

As conclusões de uma comissão de inquéritos instaurada pelo Governo apontam António Suca Ntchama como principal responsável pelo embarque de 74 sírios com passaportes falsos no aeroporto de Bissau num avião da TAP para Lisboa, onde depois pediram asilo político a Portugal.

O ministro, que entretanto, colocou o lugar à disposição do Presidente de transição guineense, Serifo Nhamadjo, saiu da sala dos interrogatórios acompanhado por dois agentes da polícia da sua escolta pessoal.

Apesar de ter colocado o lugar à disposição desde sexta-feira passada, o ministro Suca Ntchama ainda se mantêm em funções.

O advogado de Suca Ntchama disse que o seu constituinte saiu da audiência no Ministério Público para a sua residência.

“Ele vai para sua casa porque não conhecemos o teor do despacho dos magistrados”, disse Basilio Sanca.

As conclusões da comissão de inquérito instaurada pelo Governo referem que Suca Ntchama terá exigido, por telefone, ao chefe da escala da TAP em Bissau que este autorizasse o embarque dos 74 sírios com passaportes falsos para Lisboa.

A comissão presidida pelo ministro da Justiça, Saido Baldé, negou que tivesse havido qualquer recurso a arma de fogo para pressionar a tripulação da TAP ou mesmo o chefe da escala da companhia aérea portuguesa no momento do embarque dos sírios.

Um cidadão guineense, de 51 anos e comerciante, está detido desde o dia 11 deste mês apontado como sendo o responsável pela ida de Marrocos para Bissau dos sírios.

Na sequência deste incidente, que o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, considerou que se assemelhava a um “ato de terrorismo”, a TAP cancelou os voos para Bissau.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …

Ljubomir Stanisic acusado de corromper polícia com garrafas para furar confinamento

O chef Ljubomir Stanisic, um dos empresários da restauração que esteve em greve de fome durante sete dias, está a ser acusado pelo Ministério Público (MP) de ter corrompido um agente da PSP para poder …

TAP vai suspender acordo de empresa. BE chama Pedro Nuno Santos ao Parlamento

O acordo de empresa assinado entre a TAP e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai ser suspenso, segundo avança o jornal Público. Bloco de Esquerda chama Pedro Nuno Santos …