//

Ministro da Economia de Israel demite-se para permitir acordo energético com EUA

Pete Souza / Whitehouse

Barack Obama com Benjamin Netanyahu

Barack Obama com Benjamin Netanyahu

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou hoje a renúncia ao cargo do ministro da Economia, Aryeh Deri, permitindo o levantamento de um dos principais obstáculos à conclusão de um acordo de gás com a empresa norte-americana Noble Energy.

“O ministro Aryeh Deri anunciou a sua intenção de se demitir do cargo de ministro da Economia e tenho a intenção de aceitar a sua demissão”, disse Benjamin Netanyahu, num comunicado citado pela EFE.

Um acordo para a exploração dos campos de gás ao largo da costa do Mediterrâneo tem sido bloqueado durante vários meses devido às objeções levantadas pela Autoridade da Concorrência e pela recusa do ministro da Economia israelita de usar as suas prerrogativas, ultrapassando a decisão do regulador.

“Hoje demos um passo importante para fazer avançar o fornecimento de gás ao Estado de Israel. O gás será o motor de crescimento de Israel nos próximos anos”, disse o primeiro-ministro de Israel.

“Este acordo vai ajudar a garantir a independência energética de Israel. Nós não seremos mais dependentes da energia do exterior”, acrescentou Netanyahu.

Atualmente, Israel depende principalmente do petróleo importado e carvão para garantir o abastecimento de energia.

A Noble Energy e o grupo israelita Delek exploram em conjunto desde 2013 o campo de gás no mar de Tamar, a cerca de 80 quilómetros de Haifa, e fizeram uma parceria para desenvolver o projeto ‘Leviathan’, uma grande exploração junto à cidade costeira e cuja produção deverá começar quando as reservas do Tamar começarem a secar.

Os acordos entre o Governo israelita e o consórcio foram entretanto postos em causa pela Autoridade da Concorrência durante 2014, preocupada com a situação de monopólio.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.