/

Ministra da Justiça assume “responsabilidade política” pelos problemas do Citius

2

portugal.gov.pt

Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, disse hoje “assumir integralmente a responsabilidade política” pelos “transtornos” registados na plataforma informática Citius, mas negou que estes tivessem causado o “caos”.

“A responsabilidade política assumo-a integramente”, declarou Paula Teixeira da Cruz, garantindo que tinha recebido informações de que a 1 de setembro, data da entrada em vigor do novo mapa judiciário, o Citius estaria em condições de funcionar em pleno.

Quanto às anomalias técnicas verificadas na plataforma informática Citius, a ministra assegurou que “haverá um processo de averiguações porque não há ninguém irresponsável”.

Ministra da Justiça falava aos jornalistas à margem da apresentação do Anteprojecto do Código de Processo nos Tribunais Administrativos e do Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais, no ministério.

Questionada sobre para quando o restabelecimento da normalidade da plataforma informática, a ministra não se comprometeu com qualquer data, afirmando, contudo, esperar que os problemas sejam resolvidos o mais breve possível.

Após as declarações da ministra, Rui Mateus Pereira, presidente do Instituto de Gestão Financeira e dos Equipamentos da Justiça (IGFEJ), disse ter sido ele a garantir a Paula Teixeira da Cruz que a 1 de Setembro o sistema estaria apto a funcionar.

“O que se passa é que a plataforma com a sobrecarga de dados acabou por não corresponder às exigências”, explicou.

Rui Mateus Pereira adiantou que, além dos 3,5 milhões de processos que foram migrados para o Citius, houve outros milhões de documentos e de actos processuais enviados para a plataforma.

/Lusa

2 Comments

  1. .. é um baril. Assume a culpa e liberta a ministra e acabou de ganhar um lugar de administrador numa qualquer empresa por privatizar. Ou isso, ou o director da informática do estado é um total incompetente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.