Ministra da Agricultura vive numa casa arrendada à Santa Casa a preço de saldo no centro de Lisboa

5

Nuno Veiga / Lusa

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes (E), e a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes (D).

A ministra da Agricultura arrendou, em 2022, uma casa “a preço de saldo” no centro de Lisboa. O imóvel é da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e custa cerca de 900 euros por mês numa zona onde os arrendamentos rondam, em média, os 2 mil euros.

O T2 arrendado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, tem uma área de quase 100 metros quadrados e custa 963 euros por mês, segundo apurou a TVI / CNN Portugal.

A casa foi arrendada à SCML a metade do preço de mercado, como avança o presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, Romão Lavadinho, em declarações àquela fonte.

Este responsável nota que naquela zona, no centro de Lisboa, um T2 com aquela área custa “2 mil euros no mínimo, ou mais”.

Ministra alega que foi ao site da Santa Casa e procurou

O gabinete da ministra assegura à TVI que Maria do Céu Antunes não teve “qualquer desconto”, frisando que a governante “arrendou uma casa à SCML através do procedimento que qualquer cidadão pode fazer para arrendar uma habitação”. “Consultou o site da Santa Casa e procurou na página de arrendamento”, aponta a nota enviada à TVI.

“A Santa Casa é, à semelhança de outros, um player no mercado imobiliário, com variadas ofertas”, realça também o gabinete da ministra.

A SCML, que é tutelada pelo Estado, também frisa que os seus imóveis “estão disponíveis para qualquer cidadão, desde que cumpram os requisitos do procedimento em vigor, independentemente da condição social ou profissão do arrendatário”.

Estes imóveis colocados no mercado pela Santa Casa são, habitualmente, muito difíceis de conseguir porque, devido aos valores mais acessíveis, são muito procurados.

O Provedor da instituição é nomeado pelo primeiro-ministro e pelo ministro com a pasta da Solidariedade e Segurança Social.

Enquanto ministra, Maria do Céu Antunes ganha um salário base de 5 mil euros por mês, mais ajudas de custo.

A governante já tinha arrendado uma outra casa à SCML na freguesia de Campo de Ourique, por 1240 euros por mês, segundo dados avançados à TVI pelo gabinete da própria ministra.

ZAP //

5 Comments

  1. Tadinha! Os más línguas, não podem com uma ministra poupadinha, e acham que devia pagar mais por um T2. E depois os tugas é que acabariam a pagar.

  2. Esta ministra só tem peneirice. Não via razões para demitir a Secretária de Estado e logo a seguir demitiu-a. Agora, quanto a esta sub-diretora-geral de veterinária, também não via razões para a demitir e foi ela própria que tomou a iniciativa de rapidamente se demitir. Portanto esta senhora está com dificuldades de visão. Nem ela conseguirá ver que está a mais no Ministério e que deve sair quanto antes. A não fazê-lo pode tornar-se mais um bombo da festa do governo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.