/

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

1

Tiago Petinga / Lusa

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os que estiveram na primeira.

Questionada pelo jornal Público e pela rádio Renascença sobre se admite alargar o prémio à segunda vaga, Marta Temido respondeu: “Estamos neste momento a regulamentar uma norma que é votada pela Assembleia da República. E, portanto, obviamente, se houver esse quadro legal, certamente que sim.”

Até porque, segundo a ministra, “não há nenhum Governo, nem nenhum Ministério da Saúde em concreto, ou nenhum ministro da Saúde, que não desejasse compensar o mais possível, até aos limites das suas possibilidades, aquilo que tem sido o empenho dos profissionais de saúde”.

De acordo com os sindicatos, o prémio anunciado para os profissionais do SNS exclui quem está agora na área covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência, ou seja, o de 18 de março.

Na mesma entrevista, a governante não soube dizer quantos são, de facto, os profissionais elegíveis para receber este prémio, mas explicou que serão “pessoas que estiveram a trabalhar durante o período do estado de emergência, porque a norma tinha esse âmbito, e são pessoas que praticaram de forma continuada por um período de tempo que foi definido e de forma relevante, aferida em tempo de trabalho, em ambiente de resposta direta à covid-19”. A ministra disse ainda esperar que este seja pago “até ao final deste ano”.

Segundo o Público, o bastonário dos Médicos, Miguel Guimarães, já reagiu a esta situação, tendo lamentado, em comunicado, “a propaganda, injustiça e aproveitamento político que a tutela está a fazer com esta suposta recompensa”.

“De acordo com as informações vindas a público, o ‘prémio’, na prática, coloca uma série de entraves e condicionantes que limitarão ainda mais o número de médicos e de outros profissionais de saúde abrangidos. Uma ilusão desonesta que não dignifica nem respeita a responsabilidade, competência e qualidade dos nossos médicos”, lê-se na mesma nota.

ZAP //

1 Comment

  1. Já estou mesmo a ver os prémios… Uma caixa de máscaras, um kit teste covid, um gel desinfetante…. prioridade na lista de vacinação… UPA, UPA, é sempre a faturar! Com esta ministra do Covid ninguém
    Tem mido!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.