Ministério Público expõe esquema de corrupção de Rangel e Galante

António Pedro Santos / Lusa

O juíz desembargador Rui Rangel

Os juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante só na próxima semana deverão ficar a conhecer as medidas de coacção, no âmbito da Operação Lex, depois de terem sido confrontados, em tribunal, com as escutas que revelam o alegado “pacto” de corrupção entre o ex-casal.

A investigação em torno dos dois juízes desembargadores assenta no cruzamento de extractos bancários dos 13 arguidos, desde 2014, e em escutas telefónicas efectuadas a partir de 2016, conforme avança o Correio da Manhã.

Os indícios apurados pelo Ministério Público, e perante os quais Rangel e Galante ficaram em silêncio, na audição de quinta-feira, no Supremo Tribunal de Justiça, apontam que os dois juízes, que já foram casados, teriam em marcha “um esquema de promiscuidade”, segundo frisa o CM.

A partir da secção cível do Tribunal da Relação de Lisboa, Galante ajudaria o ex-marido na 9ª secção criminal “a proferir acórdãos” em benefício de arguidos que pagariam subornos, realça o jornal.

Esta é a teoria do Ministério Público (MP) que acredita que este esquema de corrupção foi aplicado em processos envolvendo o ex-empresário de futebol José Veiga, o empresário luso-angolano Álvaro Sobrinho e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica e também arguido na Operação Lex.

Os advogados de defesa dos juízes pediram mais tempo para consultar o processo de 155 páginas, justificando assim o silêncio de Galante e de Rangel em tribunal.

Certo é que, apesar de representados por advogados diferentes, as defesas dos dois juízes “estão concertadas”, conforme sustenta João Nabais, que representa Rangel, em declarações divulgadas pelo CM. “Tiveram uma semana para acertar estratégias conjuntas”, disse o advogado.

Fátima Galante é representada por Paulo Sá e Cunha.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olha que dois. João Nabais e Paulo Cunha e Sá , venha o diabo e escolha .
    E depois ainda dizem que a justiça é igual para todos . Vê-se …

RESPONDER

CIA revela online milhares de documentos confidenciais sobre OVNIs

A Agência Central de Inteligência (CIA) revelou online milhares de documentos relacionados com avistamentos de Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs).  A CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) revelou, esta semana, milhares de documentos secretos online, …

"Burocracia enlouquecida" do pós-Brexit está a "matar" empresas escocesas que exportam marisco para a UE

Desde que a Grã-Bretanha concluiu o processo de negociação do Brexit, a vida dos exportadores britânicos mudou de forma drástica. Apesar de ter havido um acordo comercial com a União Europeia, há várias empresas a …

Manifestantes que invadiram o Capitólio terão recebido uma transferência em bitcoins em dezembro

A Chainalysis, uma empresa de dados de criptomoedas, informou recentemente que grupos e personalidades envolvidos na invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, receberam mais de 500 mil dólares em bitcoins de um doador francês, no …

Programador esqueceu-se da password para recuperar 236 milhões de dólares em bitcoin. Já só lhe restam duas tentativas

Um programador alemão que vive em São Francisco, nos Estados Unidos, não se recorda da sua password do disco que lhe dará acesso à sua carteira digital, onde tem 7.002 bitcoins, que valem, segundo a …

PGR abre inquérito ao caso do procurador europeu José Guerra

O Ministério Público instaurou um inquérito ao caso da nomeação do procurador europeu no seguimento da participação criminal apresentada pela Ordem dos Advogados e de uma denúncia anónima. "Na sequência de denúncia apresentada pela Ordem dos …

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …