Ministério da Educação aprovou cerca de 50 projetos de inovação das escolas

USP Imagens

Os projetos aprovados pelo Ministério da Educação permitem aos estabelecimentos de ensino terem uma autonomia e flexibilidade curricular superior aos 25% já existentes para todas as escolas.

O Ministério da Educação aprovou cerca de 50 projetos de inovação para serem implementados no início do próximo ano letivo.

Estes projetos, ao abrigo da portaria 181/2019, permitem aos estabelecimentos de ensino terem uma autonomia e flexibilidade curricular superior aos 25% já existentes para todas as escolas e que decorrem da Lei da Autonomia e Flexibilidade Curricular- o que significa que as escolas que tenham visto estes planos serem aceites vão ter mais autonomia e liberdade para organizarem o ano escolar segundo regras próprias.

Em comunicado, o Ministério da Educação indicou que “estes projetos exploram a criação de matrizes mais aprofundadas, a gestão indiferenciada de turmas, adaptações ao calendário escolar, a relação com dimensões comunitárias e as abordagens estruturadas para alunos com mais dificuldades”.

Além de poderem implementar uma gestão superior a 25 % das matrizes curriculares base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário, as escolas que apresentem planos de inovação pedagógica poderão, por exemplo, organizar o ano em semestresPor outro lado, as escolas não têm liberdade para mexer no calendário escolar, por isso o ano começa e acaba no mesmo dia para todas as escolas e as pausas letivas serão as mesmas.

A tutela indica ainda que a apresentação destes projetos funciona em contínuo, ou seja, as escolas podem apresentar as suas propostas a qualquer momento do ano “para que possam ser trabalhadas e acompanhadas desde a sua preparação”. Não foram, no entanto, reveladas que escolas viram aprovados estes planos.

O Ministério da Educação sublinha ainda que, com este “aprofundamento da autonomia e flexibilidade curricular”, as escolas vão ter acesso “a instrumentos de trabalho até aqui previstos apenas para o ensino privado, permitindo que todo o sistema educativo nacional desenvolva projetos educativos próprios”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …