“Não há dúvida”. Militar espanhol morre depois de tomar a vacina da Astrazeneca

Fred Tanneau / AFP

O Ministério da Defesa de Espanha confirma que um militar, de 35 anos, morreu devido a uma reação adversa grave provocada pela vacina da AstraZeneca para a covid-19.

O cabo Francisco Pérez morreu, no dia 24 de abril, depois de sofrer uma “trombose nos vasos cerebrais com trombocitopenia e hemorragia cerebral”.

A ministra espanhola da Defesa, Margarita Robles, disse esta segunda-feira que o militar faleceu 17 dias após a toma da vacina da AstraZeneca.

Citada pelo jornal El Pais, Margarita Robles revela que as perícias médicas concluíram que a morte do cabo Pérez, que estava destacado num quartel em Navarra, foi consequência da administração da vacina para a covid-19.

“Nos relatórios médicos que nos deram, parece que não há dúvida de que a consequência foi a administração da vacina”, disse a ministra durante uma visita ao quartel onde trabalhava o militar.

De acordo com o jornal El Español, os documentos indicam que após a vacinação, o cabo sofreu fortes dores de cabeça e agudos desconfortos, que o fizeram recorrer ao kit de primeiros socorros e posteriormente ao pronto-socorro de um posto de saúde, de onde foi encaminhado para uma clínica, falecendo dias depois.

Margarita Robles diz que, apesar da “notícia muito dura” da morte do militar, “é importante que as pessoas se vacinem” para ficarem imunizadas contra o vírus que já matou mais de 3,2 milhões de pessoas em todo o mundo.

Até à morte do militar espanhol, tinham sido detetadas 222 tromboses em 35 milhões de doses da vacina da AstraZeneca administradas no espaço da União Europeia.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Assembleia da República chumba comissão de inquérito a MAI sobre acidente na A6

A Assembleia da República chumbou esta sexta-feira a proposta do Chega para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito à atuação do Ministério da Administração Interna no acidente com o carro do ministro e …

"O Governo quer salvar o Natal". Reino Unido alivia regras para atrair camionistas estrangeiros

O Governo britânico anunciou esta sexta-feira a suspensão temporária das regras sobre o número de entregas de mercadorias que os camionistas estrangeiros podem fazer no Reino Unido de forma a atenuar o impacto da escassez …

Parlamento aprova isenção de imposto de selo para moratórias de empresas

Todos votaram a favor do diploma no Parlamento, porém realçam que devem existir apoios idênticos para as famílias e querem acrescentá-los ao diploma durante a discussão na especialidade. Segundo noticia o Público, a proposta de lei …

Um copo com água

Água potável de cidade canadiana pode estar contaminada com hidrocarbonetos petrolíferos

A cidade de Iqaluit, no território canadiano de Nunavut, declarou estado de emergência após ter encontrado vestígios de petróleo no abastecimento de água. O departamento de saúde pública da cidade canadiana aconselhou os habitantes de Iqaluit …

Golden Boy: Nuno Mendes é o único português entre os finalistas

Havia três portugueses na lista anterior mas, nos 20 finalistas, o jovem do PSG é o único representante de Portugal. Nome do vencedor será divulgado em Dezembro. O jornal Tuttosport indicou quais são os 20 futebolistas …

"Profundamente chocante". Deputado britânico morre após ser esfaqueado em encontro com eleitores

Um deputado do Partido Conservador morreu depois de ter sido esfaqueado várias vezes, esta sexta-feira, durante um encontro com eleitores em Leigh-on-Sea, no sudeste de Inglaterra. David Amess, de 69 anos, representante do círculo eleitoral de …

"Já chega de drama". Costa sublinha que cenário de eleições antecipadas “seria irracional”

O primeiro-ministro falou aos jornalistas esta sexta-feira e garantiu que o Governo cumpriu a sua função: entregar uma proposta de Orçamento de Estado. O que se segue é a negocição. António Costa referiu, depois de visitar …

Erro em laboratório britânico poderá ter provocado 43 mil falsos negativos

Cerca de 43 mil pessoas poderão ter sido informadas erradamente de que não sofriam de covid-19 devido a problemas num laboratório privado no Reino Unido, anunciaram esta sexta-feira as autoridades de saúde britânicas. O Departamento de …

Rio anuncia voto contra o Orçamento para 2022 - e dá 50% de hipóteses de crise política

O Presidente da República recebe esta sexta-feira, em audiência em Belém, os partidos com assento parlamentar no âmbito do Orçamento do Estado para o próximo ano. O primeiro partido a ser ouvido foi o PSD. O …

Raphinha, ex-Sporting e Vitória, é a nova figura da selecção brasileira

Brasil goleou o Uruguai e Raphinha marcou dois golos em Manaus: "Esta noite poderia nunca acabar". O Brasil voltou às vitórias, na qualificação para a fase final do Mundial 2022. Depois do (único) deslize, no empate …