“Não há dúvida”. Militar espanhol morre depois de tomar a vacina da Astrazeneca

Fred Tanneau / AFP

O Ministério da Defesa de Espanha confirma que um militar, de 35 anos, morreu devido a uma reação adversa grave provocada pela vacina da AstraZeneca para a covid-19.

O cabo Francisco Pérez morreu, no dia 24 de abril, depois de sofrer uma “trombose nos vasos cerebrais com trombocitopenia e hemorragia cerebral”.

A ministra espanhola da Defesa, Margarita Robles, disse esta segunda-feira que o militar faleceu 17 dias após a toma da vacina da AstraZeneca.

Citada pelo jornal El Pais, Margarita Robles revela que as perícias médicas concluíram que a morte do cabo Pérez, que estava destacado num quartel em Navarra, foi consequência da administração da vacina para a covid-19.

“Nos relatórios médicos que nos deram, parece que não há dúvida de que a consequência foi a administração da vacina”, disse a ministra durante uma visita ao quartel onde trabalhava o militar.

De acordo com o jornal El Español, os documentos indicam que após a vacinação, o cabo sofreu fortes dores de cabeça e agudos desconfortos, que o fizeram recorrer ao kit de primeiros socorros e posteriormente ao pronto-socorro de um posto de saúde, de onde foi encaminhado para uma clínica, falecendo dias depois.

Margarita Robles diz que, apesar da “notícia muito dura” da morte do militar, “é importante que as pessoas se vacinem” para ficarem imunizadas contra o vírus que já matou mais de 3,2 milhões de pessoas em todo o mundo.

Até à morte do militar espanhol, tinham sido detetadas 222 tromboses em 35 milhões de doses da vacina da AstraZeneca administradas no espaço da União Europeia.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …