Há milhares de professores em condições de recusar regresso às escolas

Milhares de professores podem estar afastados da possibilidade de assegurarem aulas presenciais do 11.º e 12.º anos.

De acordo com o Público, o afastamento de milhares de professores pode ser motivados pela idade ou situação de doença, e é um dos cenários que está a preocupar os diretores escolares, que poderão precisar de mais professores do que aqueles que estão ao serviço.

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), disse em declarações à Lusa que é necessário “saber quantos alunos poderemos ter por sala de aula para sabermos se precisamos ou não de mais professores”. “Se, por exemplo, só puder ter dez alunos por sala, então para uma turma de 30 alunos, se calhar, vou precisar de ter mais dois professores.”

O Ministério da Educação e a Direção-Geral da Saúde têm vindo a indicar que os professores que pertencem a grupos de risco não têm de regressar às salas de aula. É o caso dos mais velhos e dos que sofrem de doenças de base, segundo especificou Graça Freitas na segunda-feira.

Os últimos dados conhecidos referentes ao perfil etário dos professores, que datam de 2018, indicam que 6.425 professores do 3.º ciclo e secundário tinham entre 60 e 65 anos, o que correspondia a 12,2% do total de docentes neste grupo. Ainda segundo a Direção-Geral da Administração Escolar, naquele ano, 22,8% destes professores estavam entre os 55 e os 60 anos.

Com base nas mesmas informações, o Público adianta que, no ano passado, 5.208 professores foram autorizados a mudar de escola por se encontrarem doentes, ainda que, neste ponto, não estejam discriminados dados quanto aos ciclos em que dão aulas.

A necessidade “urgente” de terem outras orientações do ministério foi comunicada numa carta enviada pelos diretores nesta segunda-feira. Para já, o ME ainda não adiantou nada sobre a necessidade de se terem de contratar novos professores, ou a que mecanismos recorrerá para que tal seja feito em tempo útil.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não consigo perceber porque os funcionários da saúde, de hipermercados, da policia etc… tiveram de continuar de laborar sem qualquer tipo de condicionalismos independentemente de pertencerem a “grupo de risco” ou não. Agora e porque os profs têm de ir trabalhar tudo serve para minarem essa tarefa. Não crendo criticar os profs julgo que estas regalias só irão denegrir mais uma vez a profissão de professor.

  2. Mais uma vez, a opinião pública está contra os professores. É o que tem feito o governo. Não valorizam os docentes. Como diz o artigo, numa turma de 30 alunos, o professor da turma, poderá ter 10 alunos no máximo. Terá de dar três aulas à mesma turma. Os professores têm de estar com máscaras e luvas. Não é fácil lidar com alunos mesmo do secundário. Será uma luta constante para manterem-se distanciados. Como será no recreio? Estará alguém para os vigiar? Admiro muito os professores, que têm-se mostrado o seu empenho nas aprendizagens dos seus alunos. Têm apoiado muito os seus alunos. Também admiro e muito os profissionais de saúde que são uns verdadeiros heróis, nesta luta contra o Covid 19.

RESPONDER

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …

Alterações climáticas podem colapsar os sistemas de saúde, alertam especialistas

O quinto relatório anual da Lancet sobre saúde e clima revelou que todos os países enfrentam ameaças à saúde humana, "que se multiplicam e se intensificam" à medida que as alterações climáticas originam novas pandemias …

Obama, Bush e Clinton vão vacinar-se publicamente para encorajar os norte-americanos

Os ex-presidentes dos EUA Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton disseram que estão prontos para serem vacinados publicamente contra a covid-19, a fim de encorajar os seus concidadãos a fazer o mesmo. Obama disse …

Retenção na fonte mensal reduzida em cerca de 2%. Salários terão um "ligeiro aumento"

As retenções na fonte em 2021 sobre salários de trabalho dependente vão reduzir-se em cerca de 2% face às praticadas este ano e irão permitir um “ligeiro aumento” do rendimento líquido mensal, segundo simulações da …

Em março já deverá haver imunização “suficientemente grande” da população

O epidemiologista Manuel do Carmo Gomes defendeu esta quinta-feira que “se tudo correr normalmente” com a vacinação contra a covid-19, no final de março haverá uma imunização “suficientemente grande” na população para evitar “grandes aumentos …

Quatro mortos e um ferido em explosão em estação de águas residuais em Bristol

Quatro pessoas morreram e outra ficou ferida após uma grande explosão numa estação de tratamento de águas residuais de Bristol, no sul de Inglaterra,. As vítimas mortais são três funcionários e um trabalhador externo, disse o …