/

Milhares de manifestantes em Paris contra Hollande

-ANFAD- / Flickr

Manifestação '"Jour de colère' conta Hollande em Paris

Manifestação ‘”Jour de colère’ conta Hollande em Paris

Vários milhares de pessoas manifestaram-se hoje, em Paris, sob chuva, para pedir a demissão do presidente de França, François Hollande, noticiou a agência francesa AFP.

A polícia disse que 17 mil pessoas integravam a manifestação, mas os organizadores – um coletivo denominado ‘Dia de Cólera‘ que integra movimentos de direita, de extrema-direita e de católicos conservadores – referiram a presença de 120 mil.

Os jornalistas no local consideraram este valor sobreavaliado.

Os organizadores disseram exigir a “demissão imediata” de François Hollande, caso contrário “o ‘Dia de Cólera’ vai continuar os protestos nas ruas e depois derrotá-lo nas urnas”.

Os manifestantes desfilaram aos gritos de “Não ao casamento homo” ou “Europa secessão, a França é uma nação”.

A manifestação saiu da praça da Bastilha e percorreu cinco quilómetros até ao largo dos Inválidos, onde terminou.

“Estais aqui para mostrar que estais fartos, mas eles estão mais preocupados com as suas aventuras (…) do que com o desemprego e a liberdade do povo francês”, disse ao microfone um dos organizadores, que pediu o anonimato, numa alusão às notícias da relação de François Hollande com a atriz Julie Gayet.

Várias organizações que tinham inicialmente mostrado interesse em participar neste “dia de raiva”, que devia juntar todos os descontentes do país, desistiram como a Frente Nacional, partido de extrema-direita liderado por Marine Le Pen.

O final da manifestação ficou marcado por confrontos entre as forças de segurança e algumas centenas de jovens, que lançaram projéteis, garrafas, petardos, barras de ferro e caixotes do lixo. A polícia respondeu com granadas de gás lacrimogéneo.

Antes, porta-vozes dos organizadores pediram ao parlamento que iniciasse um processo de destituição do presidente francês.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.