“Milagre económico é aldrabice política”

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

“O discurso do milagre económico é uma aldrabice política.” Quem o diz é o presidente do PSD, Rui Rio, que critica o Governo pelo contínuo aumento dos combustíveis e pela forma como tem lidado com as reivindicações dos professores.

As declarações de Rui Rio foram proferidas no discurso de encerramento das Jornadas Parlamentares do PSD que terminaram na terça-feira, na Guarda, e são divulgadas pelo Correio da Manhã.

Rui Rio considera que o Governo “beneficiou daquilo que foi feito pelo anterior Executivo” e também da melhoria da “conjuntura económica”. “Mas mais de 60% dos portugueses já perceberam que não há nenhum milagre económico”, salienta o líder social-democrata.

Rio critica a vaga de aumento dos preços dos combustíveis e a forma como o Governo do PS está a tratar o caso dos professores, na polémica da contagem do tempo de serviço para efeitos de descongelamento da carreira.

Se o Governo prometeu, deveria cumprir. Se não podia cumprir, não se deveria ter comprometido”, destaca Rio.

A marcar o discurso do presidente do PSD fica ainda o tema da descentralização, com Rio a notar que “o país está desequilibrado porque no Interior há falta de massa crítica, enquanto em Lisboa há excesso de concentração de serviços”.

Assim, Rio diz que é “preciso iniciar uma marcha em sentido oposto ao que foi feito nas últimas décadas”. “É preciso descentralizar e passar mais competências da administração central para as autarquias que têm melhor capacidade para gerir os recursos localmente”, frisa.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio tem momentos bons e momentos completamente patéticos… A ponto de não sabermos o que esperar da sua cabeça. Esta notícia é um perfeito exemplo de um seu ataque de patetice.

    1. Já não cola nem com H-Cuspo essa patranha de que as coisas positivas deste governo se devem ao anterior governo. Então nos 4 anos que o outro governo lá esteve foi sempre tudo a piorar e seis meses depois destes lá estarem, já o mundo inteiro falava da exemplo que Portugal dava mostrando que havia alternativa à austeridade. Austeridade essa em que o governo anterior insistiu até ao último minuto. E o mérito agora era daqueles que sempre fizeram tudo ao contrário deste governo. Já agora, vejam lá se nesse caso, todo o mal que o Governo Sócrates fez a este país, se não foi também culpa do governo anterior PSD. Por essa ordem de ideias era isso… Mas eu na verdade acho que nenhum destes gajos vale nada porque se andam todos a valer do que o D. Afonso Henriques conseguiu. Epá ganhem-me ideias, caramba… Essa já não cola!

    2. O discursozinho fácil e populista de ir pagar nas matérias sensíveis do momento. Dantes eram os fogos portanto agora são os professores… Essa forma populista de fazer política à base da mais simples demagigia, também já não convence ninguém, Rio… Actualiza-te!

    3. As bacoradas da descentralização. Se há coisa para a qual Rio nunca teve jeito foi para conversa de político… Ele bem tenta mas desmascara-se logo a ele próprio. Não tem lábia… Isso era mais o departamento do Santana. Repare-se: O oposto de “interior” para ele, é Lisboa… Não é “litoral”. PAra dizer as coisas como deve ser, há pouca massa crítica no interior, porque está tudo em Lisboa E PORTO. Por isso meu tripeiro… Se queres tirar de Lisboa, vais ter de tirar do Porto também!.. Ou estás à espera de usar a descentralização como desculpa para puxar mais poderes de Lisboa para o Porto? É tão tripeiro ferranho que até já disse que ao contrário de qualquer outro Primeiro-Ministro, se for eleito, fica a viver no Porto. Deve dar um jeito do caraças, com o Parlamento em Lisboa. É mesmo obsecado pela dobrada, o murcão!

    • Estás completamente equivocado. A recuperação da economia já tinha começado em 2014. Em 2015 a taxa de crescimento da Economia foi até superior à de 2016. O desemprego também tinha começado a diminuir em 2013. Os números são públicos, é só consultá-los.

      O que tem valido a este governo tem sido duas coisas: a conjuntura internacional altamente favorável, e uma imprensa bastante amiga.

      Mesmo assim, comparativamente com os restantes países europeus, Portugal tem tido dos crescimentos da economia MAIS BAIXOS. Está mesmo lá para o fundo da tabela. Até a desgraçada Grécia tem feito melhor figura!

      A razão porque só a partir da tomada de posse deste governo é que se passaram a ler notícias boas é porque a cobertura da imprensa é totalmente enviesada. O que mencionei no parágrafo anterior não é falado. E não se vê um órgão de comunicação social a mencionar que a dívida pública cresceu mais de 15 mil milhões de Euros durante este governo (basta consultar os relatórios do Banco de Portugal e isso está lá escarrapachado).

      A oposição de Direita tem feito um péssimo trabalho no escrutínio do trabalho governativo.

  2. Milagre económico? Mas alguma vez houve milagre económico? Lá por esta geringonça dar umas migalhas com uma das mãos e carregar o Povo de impostos com a outra, especialmente os indiretos, já se pode dizer que houve milagre económico? As coisas melhoraram um pouco face à austeridade a que os desgovernos ditos “socialistas” nos obrigaram e à quase bancarrota a que chegamos em 2011. Sim, porque em 2002 já o país estava no pântano. O subsídio de Natal passou a duodécimos e agora para o voltarem a dar em Novembro já me andam a sacar há ano e meio. Os transportes é o que se sabe, a saúde idem aspas e as cativações aspas raspas. Fazem um orçamento no papel e gerem outro que não tem nada a ver. Não fosse a invasão de turistas dos últimos anos e veriam o milagre económico. Vão pentear macacos!

  3. Milagre económico para estes tipos foi criar as condições para o pessoal ficar a morar com os pais até os 40/45… Grande milagre!!!

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …