Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Paulo Cunha / Lusa

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil.

Segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 19h00 estavam no terreno 1115 operacionais das forças de socorro e segurança, 334 meios terrestres e um total de 16 meios aéreos a combater os cinco maiores incêndios.

Às 19h25, o incêndio com mais meios registava-se numa zona de mato em Sernancelhe, no distrito de Viseu, com 295 operacionais, 88 veículos e três meios aéreos e estava ativo desde as 12h02.

Em declarações à agência Lusa, o responsável do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, Miguel Ângelo David, disse que já foram retiradas pessoas idosas de algumas aldeias para lugares mais seguros.

No Fundão, Castelo Branco, lavra um incêndio numa zona de povoamento florestal, desde cerca das 14h00, mobilizando 268 operacionais, 77 veículos e oito meios aéreos.

No distrito da Guarda, no concelho de Sabugal, um incêndio em mato lavra desde as 13h46, contando com 206 operacionais, 63 veículos e dois meios aéreos.

Em Porto de Mós, no distrito de Leiria, lavra um incêndio numa zona de mato, desde as 02:45, que mobiliza 193 operacionais, 60 veículos e um meio aéreo.

O distrito de Vila Real registava dois grandes incêndios pelas 19h00, em Alijó e Sabrosa, que mobilizavam quase 300 operacionais e oito meios aéreos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

No total, há 15 incêndios em todo o país. Segundo o jornal Público, a ANEPC falou de “um dos dias mais complicados do ano“, em que cerca de 4600 operacionais combateram 113 ocorrências.

Portugal continental entrou em situação de alerta, às 00h00 desta quinta-feira, até às 23h59 de sexta-feira, face à previsão de “um significativo agravamento do risco de incêndio rural”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …

Bicicleta de Taremi vence prémio de Golo da Semana da Champions

O golo do avançado iraniano, marcado nos instantes finais do jogo contra o Chelsea, que ditou a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, foi eleito o "Golo da Semana" na prova. "Este chuto espetacular …

Governo levanta suspensão de voos essenciais de e para Brasil e Reino Unido

O Governo levantou, esta sexta-feira, a suspensão de voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, mas apenas para viagens essenciais.  Os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido vão …

A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027. Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o …

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …