Negociações do Brexit adiadas. Michel Barnier está infetado com Covid-19

Mário Cruz / EPA

O negociador-chefe da União Europeia para o ‘Brexit’, Michel Barnier

Chefe da delegação europeia nas negociações do Brexit, Michel Barnier, anunciou que está infetado com Covid-19. As negociações ficam adiadas sem data de regresso.

O Brexit voltou a sofrer um novo percalço. Desta vez, devido ao surto do novo coronavírus, as negociações foram adiadas sem que as duas partes anunciassem uma data de regresso. Londres e Bruxelas estão a estudar um tratado comercial para a era pós-Brexit.

O chefe da delegação europeia nas negociações do Brexit, Michel Barnier, confirmou através da sua conta de Twitter que está infetado com Covid-19. “Estou bem, o moral é elevado”, garantiu, explicando que está agora em isolamento. “Vamos sair desta juntos!”, acrescentou.

Estava agendada uma reunião por videochamada para esta quarta-feira, mas o adiamento das negociações levou ao seu cancelamento. O grande número de participantes complica este tipo de reunião não presencial, escreve o Jornal Económico.

Face a esta pandemia, fica em aberto a possibilidade de prorrogar a data final do período de transição, prevista para 31 de dezembro próximo. Todavia, o primeiro ministro britânico, Boris Johnson, mostra-se reticente e quer manter a data, apesar do atraso nas negociações.

“Continuamos a confiar que o objetivo que estabelecemos para nós mesmos possa ser alcançado, e não creio que um atraso nas negociações forneça a ambos os lados a certeza de que precisam de mais tempo”, disse Dominic Raab, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido.

A imprensa britânica especula, no entanto, que o gabinete de Boris Johnson tem um plano B caso a pandemia da Covid-19 se prolongue durante muito mais tempo.

Segundo o Jornal Económico, em relação às negociações do acordo comercial, o primeiro-ministro britânico “rejeita qualquer alinhamento do Reino Unido com regras de trabalho, ambientais, de proteção ao consumidor ou de controlo de auxílios estatais às empresas que operam na União Europeia”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …