/

Negociações do Brexit adiadas. Michel Barnier está infetado com Covid-19

Mário Cruz / EPA

O negociador-chefe da União Europeia para o ‘Brexit’, Michel Barnier

Chefe da delegação europeia nas negociações do Brexit, Michel Barnier, anunciou que está infetado com Covid-19. As negociações ficam adiadas sem data de regresso.

O Brexit voltou a sofrer um novo percalço. Desta vez, devido ao surto do novo coronavírus, as negociações foram adiadas sem que as duas partes anunciassem uma data de regresso. Londres e Bruxelas estão a estudar um tratado comercial para a era pós-Brexit.

O chefe da delegação europeia nas negociações do Brexit, Michel Barnier, confirmou através da sua conta de Twitter que está infetado com Covid-19. “Estou bem, o moral é elevado”, garantiu, explicando que está agora em isolamento. “Vamos sair desta juntos!”, acrescentou.

Estava agendada uma reunião por videochamada para esta quarta-feira, mas o adiamento das negociações levou ao seu cancelamento. O grande número de participantes complica este tipo de reunião não presencial, escreve o Jornal Económico.

Face a esta pandemia, fica em aberto a possibilidade de prorrogar a data final do período de transição, prevista para 31 de dezembro próximo. Todavia, o primeiro ministro britânico, Boris Johnson, mostra-se reticente e quer manter a data, apesar do atraso nas negociações.

“Continuamos a confiar que o objetivo que estabelecemos para nós mesmos possa ser alcançado, e não creio que um atraso nas negociações forneça a ambos os lados a certeza de que precisam de mais tempo”, disse Dominic Raab, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido.

A imprensa britânica especula, no entanto, que o gabinete de Boris Johnson tem um plano B caso a pandemia da Covid-19 se prolongue durante muito mais tempo.

Segundo o Jornal Económico, em relação às negociações do acordo comercial, o primeiro-ministro britânico “rejeita qualquer alinhamento do Reino Unido com regras de trabalho, ambientais, de proteção ao consumidor ou de controlo de auxílios estatais às empresas que operam na União Europeia”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.