Michael Schumacher em Paris para fazer tratamento secreto

hotgossipitalia / Flickr

Michael Schumacher, 7 vezes campeão do Mundo de Fórmula 1

Segundo informações do Le Parisien, o ex-campeão mundial de Fórmula1, que sofreu um grave acidente de esqui em 2013 e cujo estado de saúde é um mistério, vai receber um implante de células estaminais no hospital George Pompidou, na capital francesa, ao qual chegou esta segunda-feira.

O antigo piloto alemão Michael Schumacher foi internado esta segunda-feira no hospital parisiense George Pompidou.

De acordo com o jornal Le Parisien, o ex-campeão chegou à unidade hospitalar numa ambulância suíça, transportado numa maca totalmente coberta, que impedia que se visse o seu corpo e rosto.

Schumacher foi levado imediatamente para a ala de cirurgia cardiovascular, cercado por quinze seguranças.

O antigo campeão, hoje com 50 anos, foi recebido pelo cirurgião cardíaco francês Philippe Menasché, pioneiro no uso de terapia celular para tratar insuficiência cardíaca.

De acordo com jornal francês, Schumacher vai receber injeções de células estaminais em todo o corpo, para desencadear uma ação anti-inflamatória no organismo. O tratamento deverá ser realizado esta terça-feira, e o ex-campeão poderá deixar o hospital já na quarta-feira.

Consultada pelo Le Parisien, a equipa médica do hospital não prestou declarações, mas Schumacher terá vindo este ano pelo menos duas vezes ao estabelecimento, transportado de helicóptero.

Na primeira visita, o ex-piloto terá realizado exames no hospital Pitié-Salpetrière. Deveria ter regressado em julho, mas um problema de saúde repentino impediu a viagem.

Schumacher já não precisa de estar deitado

O estado de saúde do ex-campeão é um mistério desde o seu acidente, em Meribel, nos alpes franceses, onde embateu de cabeça contra uma rocha enquanto esquiava, no dia 29 de dezembro de 2013.

Quando foi atendido no hospital de Grenoble, no sudeste de França, Schumacher sofria de um traumatismo craniano grave. Operado duas vezes, esteve quatro semanas em coma artificial e vários meses na Unidade de Cuidados Intensivos.

O ex-piloto deixou o hospital em junho de 2014 e foi transferido para o hospital universitário de Vaud, em Lausanne, na Suíça. Três meses mais tarde, voltou a casa, que foi adaptada para facilitar o seu tratamento.

Desde então, a mulher do piloto, Corinna Schumacher, não fornece qualquer informação sobre a saúde do ex-campeão. Apenas Jean Todt, seu ex-diretor na Ferrari, é um dos raros amigos a visitar Schumacher em casa.

Segundo Jean Todt, o ex-piloto da Ferrari já não precisa de estar deitado, e terá até já assistido a seu lado a uma corrida do filho, Mick Schumacher, que corre em Fórmula 2.

Em dezembro, um documento chamado “Schumacher”, realizado com o apoio da família e amigos, deve ser exibido na TV e revelar o mistério que cerca o ex-campeão.

// RFI

PARTILHAR

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …