Estado de saúde de Schumacher continua um mistério cinco anos depois do acidente

Michael Schumacher sofreu um acidente nos Alpes franceses há exatamente cinco anos. Desde 29 de dezembro de 2013, poucas informações foram divulgadas sobre o estado de saúde do heptacampeão mundial de Fórmula 1. 

Sabe-se que o alemão deixou o hospital após seis meses internado e depois disso, quase não houve informações oficiais divulgadas. Desde então, nem uma fotografia foi divulgada e os rumores multiplicam-se, deixando o caso bastante presente na imprensa internacional.

Com o aproximar do aniversário do acidente, várias têm sido as notícias publicadas sobre o piloto alemão. Schumacher sofreu uma queda enquanto descia a vinte quilómetros por hora numa pista de ski em Méribel, na França.

O jornal sensacionalista Bild, o mais lido da Europa, analisou na sua edição desta sexta-feira a sequência de eventos após o acidente de Schumacher, que completará 50 anos no próximo dia 3. Segundo o diário, a esposa do piloto, Corinna, guarda o vídeo gravado com uma câmara que estaria acoplada ao capacete do seu marido quando aconteceu o acidente, pouco antes das 11 horas.

O Bild detalha como o heptacampeão mundial foi transportado da estação de ski até à clínica de Grenoble, as horas e os dias seguintes, nos quais se temeu pela vida de Schumacher, e os cinco meses em que esteve em coma.

Este foi o estado de saúde de Schumacher até o dia 16 de junho de 2014, quando a sua família comunicou que o alemão tinha saído do coma e que continuaria a ser atendido numa clínica na Suíça, local onde permaneceu até o dia 9 de setembro do mesmo ano, quando foi levado para seu chalé, em Gland, na Suiça.

Segundo relata a agência Efe, a vila familiar tornou-se numa espécie de clínica de reabilitação particular, equipada com tudo que é necessário para cuidar do piloto.

A empresária do maior vencedor da história da Fórmula 1, Sabine Kehm, e Corinna têm-se mantido discretas, revelando quase nada sobre o estado de saúde do piloto. Além disso, ambas administram as contas oficiais do alemão nas redes sociais, limitando-se apenas recordar grandes resultados e partilhar fotografias nostálgicas.

Estado de Schumacher é um “assunto particular”

As duas mulheres são o fio transmissor das informações autorizadas e, até agora, guardaram com zelo o segredo sobre o estado de saúde de Schumacher. A situação deo piloto alemão é um “assunto particular”, costumam responder quando surge alguma notícia ou rumor sobre o estado de saúde de Schumacher.

Algumas fontes próximas à família, citadas pelo Observador, avançam a mulher do piloto “está à espera de um milagre da medicina” para fazer uma nova declaração oficial.

Corinna, casada com o ídolo do automobilismo desde 1995, é uma figura pública que acompanha atualmente os progressos dos seus dois filhos, Mick e Gina Maria, de 19 e 21 anos, respetivamente. O mais novo foi vice-campeão de Fórmula 4 duas vezes, campeão europeu de Fórmula 3 e no próximo ano disputará a Fórmula 2. Já a filha mais velha, dedica-se à equitação.

A evolução e a participação de Mick nos circuitos transformou os seus companheiros ou amigos em “fonte” jornalística para vários meios de comunicação social ansiosos por conseguir depoimentos sobre a família e toda a situação

Recentemente, a revista Bunte atribuiu grande destaque às declarações do arcebispo Georg Gänswein sobre o estado de saúde de Schumacher, embora as informações fossem sobre uma visita efetuada ao chalé familiar em 2016.

Para acalmar um pouco do imenso interesse mediático, a família Schumacher divulgou em novembro deste ano uma entrevista inédita, realizada a partir de perguntas do público e dos fãs e feita pouco tempo antes do acidente.

O Bild convidou os leitores a enviarem à redação fotografias ou lembranças pessoais relacionadas com o piloto, de forma a compilá-las e publicá-las na próxima quinta-feira, dia em que o piloto alemão completaria 50 anos. Para este sábado, quando se completam cinco anos após o acidente, o jornal anuncia uma nova reportagem sobre o heptacampeão, sob o enigmático título “Longo caminho de volta de Schumi”.

Cinco anos volvidos, o mundo continua sem muito saber sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, o piloto alemão que brilhou nas pistas da Fórmula 1 que arrecadou sete títulos nas pistas, cinco dos quais consecutivos, entre 2000 e 2004.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …

PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente …

PJ detém cinco pessoas por esquema fraudulento com tratamentos para a covid-19

Cinco profissionais ligados ao ramo da saúde foram detidos, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) numa operação que envolveu buscas a clínicas médicas, residências e empresas e que investiga crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação …

Suárez aborda eventual saída de Messi. "Saberá do que precisa"

O futebolista Luis Suárez comentou a possível saída do seu companheiro de equipa Lionel Messi do Barcelona. "Saberá do que precisa", disse o internacional uruguaio, frisando que não consegue ver o astro argentino noutra equipa. …

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …