Estado de saúde de Schumacher continua um mistério cinco anos depois do acidente

Michael Schumacher sofreu um acidente nos Alpes franceses há exatamente cinco anos. Desde 29 de dezembro de 2013, poucas informações foram divulgadas sobre o estado de saúde do heptacampeão mundial de Fórmula 1. 

Acidente de Schumacher

Sabe-se que o alemão deixou o hospital após seis meses internado e depois disso, quase não houve informações oficiais divulgadas. Desde então, nem uma fotografia foi divulgada e os rumores multiplicam-se, deixando o caso bastante presente na imprensa internacional.

Com o aproximar do aniversário do acidente, várias têm sido as notícias publicadas sobre o piloto alemão. Schumacher sofreu uma queda enquanto descia a vinte quilómetros por hora numa pista de ski em Méribel, na França.

O jornal sensacionalista Bild, o mais lido da Europa, analisou na sua edição desta sexta-feira a sequência de eventos após o acidente de Schumacher, que completará 50 anos no próximo dia 3. Segundo o diário, a esposa do piloto, Corinna, guarda o vídeo gravado com uma câmara que estaria acoplada ao capacete do seu marido quando aconteceu o acidente, pouco antes das 11 horas.

O Bild detalha como o heptacampeão mundial foi transportado da estação de ski até à clínica de Grenoble, as horas e os dias seguintes, nos quais se temeu pela vida de Schumacher, e os cinco meses em que esteve em coma.

Este foi o estado de saúde de Schumacher até o dia 16 de junho de 2014, quando a sua família comunicou que o alemão tinha saído do coma e que continuaria a ser atendido numa clínica na Suíça, local onde permaneceu até o dia 9 de setembro do mesmo ano, quando foi levado para seu chalé, em Gland, na Suiça.

Segundo relata a agência Efe, a vila familiar tornou-se numa espécie de clínica de reabilitação particular, equipada com tudo que é necessário para cuidar do piloto.

A empresária do maior vencedor da história da Fórmula 1, Sabine Kehm, e Corinna têm-se mantido discretas, revelando quase nada sobre o estado de saúde do piloto. Além disso, ambas administram as contas oficiais do alemão nas redes sociais, limitando-se apenas recordar grandes resultados e partilhar fotografias nostálgicas.

Estado de Schumacher é um “assunto particular”

As duas mulheres são o fio transmissor das informações autorizadas e, até agora, guardaram com zelo o segredo sobre o estado de saúde de Schumacher. A situação deo piloto alemão é um “assunto particular”, costumam responder quando surge alguma notícia ou rumor sobre o estado de saúde de Schumacher.

Algumas fontes próximas à família, citadas pelo Observador, avançam a mulher do piloto “está à espera de um milagre da medicina” para fazer uma nova declaração oficial.

Corinna, casada com o ídolo do automobilismo desde 1995, é uma figura pública que acompanha atualmente os progressos dos seus dois filhos, Mick e Gina Maria, de 19 e 21 anos, respetivamente. O mais novo foi vice-campeão de Fórmula 4 duas vezes, campeão europeu de Fórmula 3 e no próximo ano disputará a Fórmula 2. Já a filha mais velha, dedica-se à equitação.

A evolução e a participação de Mick nos circuitos transformou os seus companheiros ou amigos em “fonte” jornalística para vários meios de comunicação social ansiosos por conseguir depoimentos sobre a família e toda a situação

Recentemente, a revista Bunte atribuiu grande destaque às declarações do arcebispo Georg Gänswein sobre o estado de saúde de Schumacher, embora as informações fossem sobre uma visita efetuada ao chalé familiar em 2016.

Para acalmar um pouco do imenso interesse mediático, a família Schumacher divulgou em novembro deste ano uma entrevista inédita, realizada a partir de perguntas do público e dos fãs e feita pouco tempo antes do acidente.

O Bild convidou os leitores a enviarem à redação fotografias ou lembranças pessoais relacionadas com o piloto, de forma a compilá-las e publicá-las na próxima quinta-feira, dia em que o piloto alemão completaria 50 anos. Para este sábado, quando se completam cinco anos após o acidente, o jornal anuncia uma nova reportagem sobre o heptacampeão, sob o enigmático título “Longo caminho de volta de Schumi”.

Cinco anos volvidos, o mundo continua sem muito saber sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, o piloto alemão que brilhou nas pistas da Fórmula 1 que arrecadou sete títulos nas pistas, cinco dos quais consecutivos, entre 2000 e 2004.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A Microsoft quer usar a inteligência artificial para salvar a nossa história

https://vimeo.com/349508365 Muitas pessoas olham para a tecnologia como a ameaça que vai condenar a nossa espécie, mas a Microsoft planeia agora usar inteligência artificial para preservar a nossa cultura, linguagem e história. O projeto "AI for Good", …

Uber cobrou 100 vezes mais a passageiros nos Estados Unidos

Vários passageiros da Uber nos Estados Unidos denunciaram que a empresa lhes cobrou 100 vezes mais do que o preço inicialmente apresentado na aplicação, noticia a BBC. A Uber já reagiu, dizendo que o problema …

Barbie alia-se à ESA para mostrar que as mulheres também podem ser astronautas

A Barbie e a Agência Espacial Europeia (ESA) deram as mãos para incentivar as crianças a tornarem-se na próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais, realçando as conquistas da única astronauta viva da Europa, …

Filho de Júlio Iglesias e portuguesa querem a sua parte da herança, que pode chegar aos 30 milhões

Agora que foi reconhecido, pelo tribunal, como filho de Júlio Iglesias, Javier Sánchez quer ter direito à sua parte da herança - 30 milhões de euros - e a uma indemnização por danos morais. Segundo divulgou …

Na terceira semana de julho contam-se cisnes no rio Tamisa (e é um assunto real)

Há vários séculos que contar cisnes no rio Tamisa é um assunto sério e real. Swan upping é o nome desta tradição que conta com a participação da coroa britânica. A tradição manda: na terceira semana …

Ciborgues vão dominar a Terra até ao final do século XXI, diz cientista

A ideia de que as máquinas com inteligência artificial irão coexistir, dominar ou até mesmo destruir a humanidade tem ganho destaque na ficção científica. Esta ideia está presente e tem ganho grande popularidade como, por exemplo, …

Concorrência acusa associações de anunciantes e de agências de publicidade de violarem regras de mercado

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a Associação Portuguesa de Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) "de limitarem o normal funcionamento do mercado ao estipularem uma regra …

Vídeo raro mostra últimos índios isolados da Amazónia para evitar um genocídio

Imagens da tribo isolada Awá, que não mantém contacto com o exterior e que está ameaçada pelo avanço dos madeireiros, na Amazónia, foram divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Survival International como uma forma de alerta …

KLM citou estudo sobre lugares onde é mais provável sobreviver

Citando um estudo da Time, a companhia aérea KLM escreveu que "a taxa de mortalidade para os assentos no meio do avião é maior" e foi muito criticada. Após a polémica recente em que a tripulação …

Elefantes são os nossos aliados na luta contra as alterações climáticas

Os elefantes-da-floresta desempenham um papel importantíssimo na luta contra as alterações climáticas, nomeadamente no armazenamento de carbono. No entanto, a espécie está em vias de extinção. Isto de acordo com um novo estudo publicado esta segunda-feira …