/

Estado de saúde de Schumacher continua um mistério cinco anos depois do acidente

1

Michael Schumacher sofreu um acidente nos Alpes franceses há exatamente cinco anos. Desde 29 de dezembro de 2013, poucas informações foram divulgadas sobre o estado de saúde do heptacampeão mundial de Fórmula 1. 

Sabe-se que o alemão deixou o hospital após seis meses internado e depois disso, quase não houve informações oficiais divulgadas. Desde então, nem uma fotografia foi divulgada e os rumores multiplicam-se, deixando o caso bastante presente na imprensa internacional.

Com o aproximar do aniversário do acidente, várias têm sido as notícias publicadas sobre o piloto alemão. Schumacher sofreu uma queda enquanto descia a vinte quilómetros por hora numa pista de ski em Méribel, na França.

O jornal sensacionalista Bild, o mais lido da Europa, analisou na sua edição desta sexta-feira a sequência de eventos após o acidente de Schumacher, que completará 50 anos no próximo dia 3. Segundo o diário, a esposa do piloto, Corinna, guarda o vídeo gravado com uma câmara que estaria acoplada ao capacete do seu marido quando aconteceu o acidente, pouco antes das 11 horas.

O Bild detalha como o heptacampeão mundial foi transportado da estação de ski até à clínica de Grenoble, as horas e os dias seguintes, nos quais se temeu pela vida de Schumacher, e os cinco meses em que esteve em coma.

Este foi o estado de saúde de Schumacher até o dia 16 de junho de 2014, quando a sua família comunicou que o alemão tinha saído do coma e que continuaria a ser atendido numa clínica na Suíça, local onde permaneceu até o dia 9 de setembro do mesmo ano, quando foi levado para seu chalé, em Gland, na Suiça.

Segundo relata a agência Efe, a vila familiar tornou-se numa espécie de clínica de reabilitação particular, equipada com tudo que é necessário para cuidar do piloto.

A empresária do maior vencedor da história da Fórmula 1, Sabine Kehm, e Corinna têm-se mantido discretas, revelando quase nada sobre o estado de saúde do piloto. Além disso, ambas administram as contas oficiais do alemão nas redes sociais, limitando-se apenas recordar grandes resultados e partilhar fotografias nostálgicas.

Estado de Schumacher é um “assunto particular”

As duas mulheres são o fio transmissor das informações autorizadas e, até agora, guardaram com zelo o segredo sobre o estado de saúde de Schumacher. A situação deo piloto alemão é um “assunto particular”, costumam responder quando surge alguma notícia ou rumor sobre o estado de saúde de Schumacher.

Algumas fontes próximas à família, citadas pelo Observador, avançam a mulher do piloto “está à espera de um milagre da medicina” para fazer uma nova declaração oficial.

Corinna, casada com o ídolo do automobilismo desde 1995, é uma figura pública que acompanha atualmente os progressos dos seus dois filhos, Mick e Gina Maria, de 19 e 21 anos, respetivamente. O mais novo foi vice-campeão de Fórmula 4 duas vezes, campeão europeu de Fórmula 3 e no próximo ano disputará a Fórmula 2. Já a filha mais velha, dedica-se à equitação.

A evolução e a participação de Mick nos circuitos transformou os seus companheiros ou amigos em “fonte” jornalística para vários meios de comunicação social ansiosos por conseguir depoimentos sobre a família e toda a situação

Recentemente, a revista Bunte atribuiu grande destaque às declarações do arcebispo Georg Gänswein sobre o estado de saúde de Schumacher, embora as informações fossem sobre uma visita efetuada ao chalé familiar em 2016.

Para acalmar um pouco do imenso interesse mediático, a família Schumacher divulgou em novembro deste ano uma entrevista inédita, realizada a partir de perguntas do público e dos fãs e feita pouco tempo antes do acidente.

O Bild convidou os leitores a enviarem à redação fotografias ou lembranças pessoais relacionadas com o piloto, de forma a compilá-las e publicá-las na próxima quinta-feira, dia em que o piloto alemão completaria 50 anos. Para este sábado, quando se completam cinco anos após o acidente, o jornal anuncia uma nova reportagem sobre o heptacampeão, sob o enigmático título “Longo caminho de volta de Schumi”.

Cinco anos volvidos, o mundo continua sem muito saber sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, o piloto alemão que brilhou nas pistas da Fórmula 1 que arrecadou sete títulos nas pistas, cinco dos quais consecutivos, entre 2000 e 2004.

ZAP // EFE

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.