Estado de saúde de Schumacher continua um mistério cinco anos depois do acidente

Michael Schumacher sofreu um acidente nos Alpes franceses há exatamente cinco anos. Desde 29 de dezembro de 2013, poucas informações foram divulgadas sobre o estado de saúde do heptacampeão mundial de Fórmula 1. 

Acidente de Schumacher

Sabe-se que o alemão deixou o hospital após seis meses internado e depois disso, quase não houve informações oficiais divulgadas. Desde então, nem uma fotografia foi divulgada e os rumores multiplicam-se, deixando o caso bastante presente na imprensa internacional.

Com o aproximar do aniversário do acidente, várias têm sido as notícias publicadas sobre o piloto alemão. Schumacher sofreu uma queda enquanto descia a vinte quilómetros por hora numa pista de ski em Méribel, na França.

O jornal sensacionalista Bild, o mais lido da Europa, analisou na sua edição desta sexta-feira a sequência de eventos após o acidente de Schumacher, que completará 50 anos no próximo dia 3. Segundo o diário, a esposa do piloto, Corinna, guarda o vídeo gravado com uma câmara que estaria acoplada ao capacete do seu marido quando aconteceu o acidente, pouco antes das 11 horas.

O Bild detalha como o heptacampeão mundial foi transportado da estação de ski até à clínica de Grenoble, as horas e os dias seguintes, nos quais se temeu pela vida de Schumacher, e os cinco meses em que esteve em coma.

Este foi o estado de saúde de Schumacher até o dia 16 de junho de 2014, quando a sua família comunicou que o alemão tinha saído do coma e que continuaria a ser atendido numa clínica na Suíça, local onde permaneceu até o dia 9 de setembro do mesmo ano, quando foi levado para seu chalé, em Gland, na Suiça.

Segundo relata a agência Efe, a vila familiar tornou-se numa espécie de clínica de reabilitação particular, equipada com tudo que é necessário para cuidar do piloto.

A empresária do maior vencedor da história da Fórmula 1, Sabine Kehm, e Corinna têm-se mantido discretas, revelando quase nada sobre o estado de saúde do piloto. Além disso, ambas administram as contas oficiais do alemão nas redes sociais, limitando-se apenas recordar grandes resultados e partilhar fotografias nostálgicas.

Estado de Schumacher é um “assunto particular”

As duas mulheres são o fio transmissor das informações autorizadas e, até agora, guardaram com zelo o segredo sobre o estado de saúde de Schumacher. A situação deo piloto alemão é um “assunto particular”, costumam responder quando surge alguma notícia ou rumor sobre o estado de saúde de Schumacher.

Algumas fontes próximas à família, citadas pelo Observador, avançam a mulher do piloto “está à espera de um milagre da medicina” para fazer uma nova declaração oficial.

Corinna, casada com o ídolo do automobilismo desde 1995, é uma figura pública que acompanha atualmente os progressos dos seus dois filhos, Mick e Gina Maria, de 19 e 21 anos, respetivamente. O mais novo foi vice-campeão de Fórmula 4 duas vezes, campeão europeu de Fórmula 3 e no próximo ano disputará a Fórmula 2. Já a filha mais velha, dedica-se à equitação.

A evolução e a participação de Mick nos circuitos transformou os seus companheiros ou amigos em “fonte” jornalística para vários meios de comunicação social ansiosos por conseguir depoimentos sobre a família e toda a situação

Recentemente, a revista Bunte atribuiu grande destaque às declarações do arcebispo Georg Gänswein sobre o estado de saúde de Schumacher, embora as informações fossem sobre uma visita efetuada ao chalé familiar em 2016.

Para acalmar um pouco do imenso interesse mediático, a família Schumacher divulgou em novembro deste ano uma entrevista inédita, realizada a partir de perguntas do público e dos fãs e feita pouco tempo antes do acidente.

O Bild convidou os leitores a enviarem à redação fotografias ou lembranças pessoais relacionadas com o piloto, de forma a compilá-las e publicá-las na próxima quinta-feira, dia em que o piloto alemão completaria 50 anos. Para este sábado, quando se completam cinco anos após o acidente, o jornal anuncia uma nova reportagem sobre o heptacampeão, sob o enigmático título “Longo caminho de volta de Schumi”.

Cinco anos volvidos, o mundo continua sem muito saber sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, o piloto alemão que brilhou nas pistas da Fórmula 1 que arrecadou sete títulos nas pistas, cinco dos quais consecutivos, entre 2000 e 2004.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …