Mergulhadores exploraram (e fotografaram) um submarino alemão afundado há 75 anos

Uma equipa de mergulhadores na costa da Cornualha, na Inglaterra, explorou as ruínas de um submarino alemão que afundou durante a II Guerra Mundial. A Dive Newquay, que liderou a expedição, considerou-o um dos seus “mergulhos mais épicos” até hoje.

Chamado U-1021, era um submarino Tipo VIIC / 31 que pesava cerca de 850 toneladas e media cerca de 67 metros de comprimento. Este tipo de submarinos operava até 228 metros de profundidade no oceano. O submarino estava localizado a nove milhas náuticas, cerca de 16 quilómetros, ao largo da costa da Cornualha, a 60 metros de profundidade do oceano Atlântico.

Um porta-voz da Dive Newquay disse, de acordo com o All That’s Interesting, que mergulhos desta profundidade são “considerados técnicos” e “exigem planeamento especial e diferentes gases respiratórios”.

O mergulho demorou cerca de 85 minutos, 30 dos quais foram gastos a explorar e a fotografar o naufrágio, que foi descoberto pela primeira vez em 2006. “Foi a melhor visibilidade que já vimos nos destroços”, disse o porta-voz. “Foi um mergulho verdadeiramente épico“.

O submarino foi lançado em dezembro de 1944 e serviu na 31ª Flotilha antes de desaparecer inexplicavelmente em março de 1945. A essa altura da guerra, os alemães estavam a lutar para evitar uma invasão na Frente Oriental.

Acredita-se que o submarino tenha sido afundado por uma mina colocada pelo HMS Apollo, um navio que participou nos desembarques da Praia da Normandia em 1944. A mesma mina pode ter sido responsável pelos destroços de outros dois submarinos encontrados não muito longe do U-1021.

A guerra de submarinos representou grande parte do combate durante a II Guerra Mundial. Até ao final da guerra, quase 3.000 navios aliados tinham sido afundados pelos submarinos. Até o primeiro-ministro britânico Winston Churchill observou: “A única coisa que realmente me assustou durante a guerra foi o perigo dos submarinos”.

Vários outros submarinos da 2ª Guerra Mundial foram encontrados recentemente, incluindo submarinos alemães. Em fevereiro de 2017, o U-581 foi encontrado a 900 metros de profundidade, perto da costa sul da Ilha do Pico, nos Açores. Em abril de 2018, investigadores dinamarqueses encontraram o U-3523 na costa da cidade de Skagen, no norte da Dinamarca.

Em novembro de 2019, um submarino semelhante foi encontrado 77 anos depois de desaparecer no Mediterrâneo e, apenas este ano, mergulhadores encontraram um dos últimos navios da Marinha dos Estados Unidos afundados por um submarino alemão na costa do Maine.

Este é apenas a mais recente de uma série de descobertas nazis deste ano. Em junho, um tesouro de prata saqueado pelos nazis foi encontrado escondido atrás de um castelo polaco abandonado. Em maio, foi encontrado o diário de um oficial da SS que pode levar à descoberta de milhões em ouro saqueados pelos nazis.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Linhas do tempo da monarquia. Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …