Destroços de submarino alemão da II Guerra encontrados nos Açores

Os destroços do submarino alemão “U-581”, utilizado na II Guerra Mundial, foram encontrados a quase 900 metros de profundidade no mar dos Açores por uma equipa de investigadores da Fundação Rebikoff-Niggeler.

“A descoberta foi feita no dia 13 de setembro de 2016. O naufrágio do submarino encontra-se a sul de São Mateus da ilha do Pico, nos Açores”, afirmou à agência Lusa Kirsten Jakobsen, que conjuntamente com o marido Joachim, encontrou os destroços do submarino, entretanto transformados “num autêntico recife de coral de águas frias”.

A alemã, que vive há 17 anos na ilha do Faial, adiantou que o submarino “U-581” foi afundado a 2 de fevereiro de 1942 pela própria tripulação junto à ilha do Pico, depois de ter sido perseguido e atacado pelo navio inglês “HMS Westcott”.

“O naufrágio transformou-se num autêntico recife de coral de águas frias. Está a 870 metros de profundidade e é uma oportunidade para estudo científico grande, porque foi colonizada por corais, sobretudo esponjas”, referiu Kristen, sublinhando que ”estamos perante ecossistemas vulneráveis” dos quais “se sabe ainda muito pouco sobre as taxas de crescimento”.

Numa primeira fase, decorrida entre março e setembro de 2016, a equipa da Fundação Rebikoff-Niggeler localizou o sítio dos destroços do “U-581″, primeiro estudando os relatórios sobre o afundamento e, de seguida, usando equipamentos de alta tecnologia, incluindo métodos de deteção remota com sonar multifeixe e sonar de varrimento lateral.

Em comunicado, a fundação explica que Kirsten e Joachim Jakobsen verificaram a posição dos destroços do submarino, utilizando o submersível tripulado “LULA1000” e que a prospeção decorreu com “a devida autorização da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores”.

“Usámos tecnologias acústicas remotas para a busca e, devido à grande vigia panorâmica do nosso submersível, conseguimos encontrar visualmente o naufrágio”, precisou Joachim no comunicado.

Para Kristen, que desenvolve com o marido tecnologia para investigação subaquática do meio marinho profundo, o facto destes destroços estarem no fundo do mar é por si só “uma razão de proteção e salvaguarda” deste património, que “vai agora ser estudado no seu âmbito histórico, social e também do ponto de vista da biologia marinha”.

A Fundação Rebikoff-Niggeler é uma instituição de utilidade pública com sede na ilha do Faial. Opera o único submersível tripulado de investigação existente em Portugal, o “LULA1000″, com capacidade para mergulhar até mil metros de profundidade, com uma tripulação de três pessoas.

Além dos projetos de investigação científica e mapeamento de habitats do mar profundo, o “LULA1000″ tem sido utilizado para realizar filmagens para documentários, em canais como a BBC, a National Geographic e outros.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Naooooo eles andam é á procura de outra coisa.

      Uma coisa portuguesa que esta avaliada em biliões de euros. Acham q eles andam la com a maquinaria toda so pra encontrar um charuto de ferro? Povo imbecil e ignorante, facilmente manipulado.

      Andam a procura de um galeao portugues, que na sua viagem, salvou 5 navios de comercio,ou seja ficou com a carga e riquexa deles, alem de levar o deles.Os ingleses ma altura qusieram sacar, atraves de roubo forçado, pirataria, mas o navio foi rebentado depois de uma extenssa escaramuça, antes afundar e morrermos todos do que dar uma riqueza impressionate a rainhad e inglaterra, disse o comandante. Aquilo valia mais q a riqueza da coroa inglesa umas 7 vezes e representava dois anos do pib ingles.

      Segundo se disse o cmdt, preferiu morrer e afundar a riqueza toda, ele disse q os ingleses nunca teriam esse tesouro. O barco virou maldição, pois com ele morreram quase 400 pessoas.

      para quem nao sabe é o barco amis rico do mundo, que ainda nao foi encontrado.

      Ja la foi roubado muita coisa agora querem roubar o resto.
      O estado e governo portugues sao uma cambada de parasitas, que enganam um povo imbecil, parasitando-os.. tamanhos dias de glória que nunca mais voltarão, e pais que nunca mais se endireita pois tem um povo estupidificado e sem educaçaoe formaçao.

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …