Destroços de submarino alemão da II Guerra encontrados nos Açores

Os destroços do submarino alemão “U-581”, utilizado na II Guerra Mundial, foram encontrados a quase 900 metros de profundidade no mar dos Açores por uma equipa de investigadores da Fundação Rebikoff-Niggeler.

“A descoberta foi feita no dia 13 de setembro de 2016. O naufrágio do submarino encontra-se a sul de São Mateus da ilha do Pico, nos Açores”, afirmou à agência Lusa Kirsten Jakobsen, que conjuntamente com o marido Joachim, encontrou os destroços do submarino, entretanto transformados “num autêntico recife de coral de águas frias”.

A alemã, que vive há 17 anos na ilha do Faial, adiantou que o submarino “U-581” foi afundado a 2 de fevereiro de 1942 pela própria tripulação junto à ilha do Pico, depois de ter sido perseguido e atacado pelo navio inglês “HMS Westcott”.

“O naufrágio transformou-se num autêntico recife de coral de águas frias. Está a 870 metros de profundidade e é uma oportunidade para estudo científico grande, porque foi colonizada por corais, sobretudo esponjas”, referiu Kristen, sublinhando que ”estamos perante ecossistemas vulneráveis” dos quais “se sabe ainda muito pouco sobre as taxas de crescimento”.

Numa primeira fase, decorrida entre março e setembro de 2016, a equipa da Fundação Rebikoff-Niggeler localizou o sítio dos destroços do “U-581″, primeiro estudando os relatórios sobre o afundamento e, de seguida, usando equipamentos de alta tecnologia, incluindo métodos de deteção remota com sonar multifeixe e sonar de varrimento lateral.

Em comunicado, a fundação explica que Kirsten e Joachim Jakobsen verificaram a posição dos destroços do submarino, utilizando o submersível tripulado “LULA1000” e que a prospeção decorreu com “a devida autorização da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores”.

“Usámos tecnologias acústicas remotas para a busca e, devido à grande vigia panorâmica do nosso submersível, conseguimos encontrar visualmente o naufrágio”, precisou Joachim no comunicado.

Para Kristen, que desenvolve com o marido tecnologia para investigação subaquática do meio marinho profundo, o facto destes destroços estarem no fundo do mar é por si só “uma razão de proteção e salvaguarda” deste património, que “vai agora ser estudado no seu âmbito histórico, social e também do ponto de vista da biologia marinha”.

A Fundação Rebikoff-Niggeler é uma instituição de utilidade pública com sede na ilha do Faial. Opera o único submersível tripulado de investigação existente em Portugal, o “LULA1000″, com capacidade para mergulhar até mil metros de profundidade, com uma tripulação de três pessoas.

Além dos projetos de investigação científica e mapeamento de habitats do mar profundo, o “LULA1000″ tem sido utilizado para realizar filmagens para documentários, em canais como a BBC, a National Geographic e outros.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Naooooo eles andam é á procura de outra coisa.

      Uma coisa portuguesa que esta avaliada em biliões de euros. Acham q eles andam la com a maquinaria toda so pra encontrar um charuto de ferro? Povo imbecil e ignorante, facilmente manipulado.

      Andam a procura de um galeao portugues, que na sua viagem, salvou 5 navios de comercio,ou seja ficou com a carga e riquexa deles, alem de levar o deles.Os ingleses ma altura qusieram sacar, atraves de roubo forçado, pirataria, mas o navio foi rebentado depois de uma extenssa escaramuça, antes afundar e morrermos todos do que dar uma riqueza impressionate a rainhad e inglaterra, disse o comandante. Aquilo valia mais q a riqueza da coroa inglesa umas 7 vezes e representava dois anos do pib ingles.

      Segundo se disse o cmdt, preferiu morrer e afundar a riqueza toda, ele disse q os ingleses nunca teriam esse tesouro. O barco virou maldição, pois com ele morreram quase 400 pessoas.

      para quem nao sabe é o barco amis rico do mundo, que ainda nao foi encontrado.

      Ja la foi roubado muita coisa agora querem roubar o resto.
      O estado e governo portugues sao uma cambada de parasitas, que enganam um povo imbecil, parasitando-os.. tamanhos dias de glória que nunca mais voltarão, e pais que nunca mais se endireita pois tem um povo estupidificado e sem educaçaoe formaçao.

RESPONDER

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …