Destroços de submarino alemão da II Guerra encontrados nos Açores

Os destroços do submarino alemão “U-581”, utilizado na II Guerra Mundial, foram encontrados a quase 900 metros de profundidade no mar dos Açores por uma equipa de investigadores da Fundação Rebikoff-Niggeler.

“A descoberta foi feita no dia 13 de setembro de 2016. O naufrágio do submarino encontra-se a sul de São Mateus da ilha do Pico, nos Açores”, afirmou à agência Lusa Kirsten Jakobsen, que conjuntamente com o marido Joachim, encontrou os destroços do submarino, entretanto transformados “num autêntico recife de coral de águas frias”.

A alemã, que vive há 17 anos na ilha do Faial, adiantou que o submarino “U-581” foi afundado a 2 de fevereiro de 1942 pela própria tripulação junto à ilha do Pico, depois de ter sido perseguido e atacado pelo navio inglês “HMS Westcott”.

“O naufrágio transformou-se num autêntico recife de coral de águas frias. Está a 870 metros de profundidade e é uma oportunidade para estudo científico grande, porque foi colonizada por corais, sobretudo esponjas”, referiu Kristen, sublinhando que ”estamos perante ecossistemas vulneráveis” dos quais “se sabe ainda muito pouco sobre as taxas de crescimento”.

Numa primeira fase, decorrida entre março e setembro de 2016, a equipa da Fundação Rebikoff-Niggeler localizou o sítio dos destroços do “U-581″, primeiro estudando os relatórios sobre o afundamento e, de seguida, usando equipamentos de alta tecnologia, incluindo métodos de deteção remota com sonar multifeixe e sonar de varrimento lateral.

Em comunicado, a fundação explica que Kirsten e Joachim Jakobsen verificaram a posição dos destroços do submarino, utilizando o submersível tripulado “LULA1000” e que a prospeção decorreu com “a devida autorização da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores”.

“Usámos tecnologias acústicas remotas para a busca e, devido à grande vigia panorâmica do nosso submersível, conseguimos encontrar visualmente o naufrágio”, precisou Joachim no comunicado.

Para Kristen, que desenvolve com o marido tecnologia para investigação subaquática do meio marinho profundo, o facto destes destroços estarem no fundo do mar é por si só “uma razão de proteção e salvaguarda” deste património, que “vai agora ser estudado no seu âmbito histórico, social e também do ponto de vista da biologia marinha”.

A Fundação Rebikoff-Niggeler é uma instituição de utilidade pública com sede na ilha do Faial. Opera o único submersível tripulado de investigação existente em Portugal, o “LULA1000″, com capacidade para mergulhar até mil metros de profundidade, com uma tripulação de três pessoas.

Além dos projetos de investigação científica e mapeamento de habitats do mar profundo, o “LULA1000″ tem sido utilizado para realizar filmagens para documentários, em canais como a BBC, a National Geographic e outros.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Naooooo eles andam é á procura de outra coisa.

      Uma coisa portuguesa que esta avaliada em biliões de euros. Acham q eles andam la com a maquinaria toda so pra encontrar um charuto de ferro? Povo imbecil e ignorante, facilmente manipulado.

      Andam a procura de um galeao portugues, que na sua viagem, salvou 5 navios de comercio,ou seja ficou com a carga e riquexa deles, alem de levar o deles.Os ingleses ma altura qusieram sacar, atraves de roubo forçado, pirataria, mas o navio foi rebentado depois de uma extenssa escaramuça, antes afundar e morrermos todos do que dar uma riqueza impressionate a rainhad e inglaterra, disse o comandante. Aquilo valia mais q a riqueza da coroa inglesa umas 7 vezes e representava dois anos do pib ingles.

      Segundo se disse o cmdt, preferiu morrer e afundar a riqueza toda, ele disse q os ingleses nunca teriam esse tesouro. O barco virou maldição, pois com ele morreram quase 400 pessoas.

      para quem nao sabe é o barco amis rico do mundo, que ainda nao foi encontrado.

      Ja la foi roubado muita coisa agora querem roubar o resto.
      O estado e governo portugues sao uma cambada de parasitas, que enganam um povo imbecil, parasitando-os.. tamanhos dias de glória que nunca mais voltarão, e pais que nunca mais se endireita pois tem um povo estupidificado e sem educaçaoe formaçao.

RESPONDER

Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial. Apesar de ser uma rede social bem …

Mercado de compras online pode não ser tão lucrativo quanto se pensa (e pode estar perto do fim)

Muitas pessoas provavelmente presumem que as lojas online estão a fazer uma fortuna, mas a realidade é bem diferente. Muitas atividades de comércio eletrónico são, na verdade, não lucrativas. Se as pessoas tivessem que pagar o …

Canábis já era fumada há pelo menos 2.500 anos

Uma descoberta nos túmulos do cemitério Jirzankal, no oeste da China, mostra que os povos que viviam nessa zona montanhosa já queimavam canábis com elevados níveis de THC. Uma equipa de arqueólogos encontrou pequenos artefactos de madeira …

Estado angolano exige 25 milhões de euros ao general Dino

O Estado angolano exige ao general Leopoldino Fragoso do Nascimento, mais conhecido por Dino e um dos homens de confiança do ex-presidente José Eduardo dos Santos, o pagamento de 29 milhões de dólares (25 milhões …

Procuradora dos "Cinco de Central Park" deixa de lecionar Direito após série da Netflix

Elizabeth Lederer, a procuradora principal do caso dos "Cinco de Central Park", que resultou na condenação injusta de jovens negros e latinos por violação, disse que vai deixar de lecionar Direito na Universidade de Columbia, …

A água da torneira de uma cidade americana ficou repentinamente cor-de-rosa

Os residentes de Coal Grove, no Ohio, foram surpreendidos por água cor-de-rosa a sair das torneiras das suas casas. O problema esteve relacionado com uma avaria na bomba da estação de tratamento da água. Nenhum habitante de …

Hospital Pulido Valente sem anestesistas na escala este fim de semana

Médicos do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, foram este sábado surpreendidos com a falta de anestesistas na escala deste fim de semana e manifestam preocupação com o impacto da decisão nos doentes internados. O coordenador da …

Na Suécia, há quem tenha "vergonha" de andar de avião

Viajar de avião ou usar outro meio de transporte? Para muitos, essa pergunta vem de um dilema ético, de pessoas preocupadas com o impacto da aviação nas mudanças climáticas. Nenhum país, contudo, levou esse dilema tão …

EUA. Governo separa famílias de imigrantes ilegais e envia as crianças para antiga base militar

O internamento de nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial sempre permaneceu uma mancha terrível nos livros de história dos Estados Unidos (EUA). Cerca 120 mil pessoas foram mantidas à força em várias dessas instalações entre …

Morreu o cineasta italiano Franco Zeffirelli

O cineasta italiano Franco Zeffirelli morreu, na sua casa, em Roma, aos 96 anos, noticiou este sábado a imprensa italiana. “O desaparecimento ocorreu no final de uma longa doença. O mestre vai descansar no cemitério de …