Destroços de submarino alemão da II Guerra encontrados nos Açores

Os destroços do submarino alemão “U-581”, utilizado na II Guerra Mundial, foram encontrados a quase 900 metros de profundidade no mar dos Açores por uma equipa de investigadores da Fundação Rebikoff-Niggeler.

“A descoberta foi feita no dia 13 de setembro de 2016. O naufrágio do submarino encontra-se a sul de São Mateus da ilha do Pico, nos Açores”, afirmou à agência Lusa Kirsten Jakobsen, que conjuntamente com o marido Joachim, encontrou os destroços do submarino, entretanto transformados “num autêntico recife de coral de águas frias”.

A alemã, que vive há 17 anos na ilha do Faial, adiantou que o submarino “U-581” foi afundado a 2 de fevereiro de 1942 pela própria tripulação junto à ilha do Pico, depois de ter sido perseguido e atacado pelo navio inglês “HMS Westcott”.

“O naufrágio transformou-se num autêntico recife de coral de águas frias. Está a 870 metros de profundidade e é uma oportunidade para estudo científico grande, porque foi colonizada por corais, sobretudo esponjas”, referiu Kristen, sublinhando que ”estamos perante ecossistemas vulneráveis” dos quais “se sabe ainda muito pouco sobre as taxas de crescimento”.

Numa primeira fase, decorrida entre março e setembro de 2016, a equipa da Fundação Rebikoff-Niggeler localizou o sítio dos destroços do “U-581″, primeiro estudando os relatórios sobre o afundamento e, de seguida, usando equipamentos de alta tecnologia, incluindo métodos de deteção remota com sonar multifeixe e sonar de varrimento lateral.

Em comunicado, a fundação explica que Kirsten e Joachim Jakobsen verificaram a posição dos destroços do submarino, utilizando o submersível tripulado “LULA1000” e que a prospeção decorreu com “a devida autorização da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores”.

“Usámos tecnologias acústicas remotas para a busca e, devido à grande vigia panorâmica do nosso submersível, conseguimos encontrar visualmente o naufrágio”, precisou Joachim no comunicado.

Para Kristen, que desenvolve com o marido tecnologia para investigação subaquática do meio marinho profundo, o facto destes destroços estarem no fundo do mar é por si só “uma razão de proteção e salvaguarda” deste património, que “vai agora ser estudado no seu âmbito histórico, social e também do ponto de vista da biologia marinha”.

A Fundação Rebikoff-Niggeler é uma instituição de utilidade pública com sede na ilha do Faial. Opera o único submersível tripulado de investigação existente em Portugal, o “LULA1000″, com capacidade para mergulhar até mil metros de profundidade, com uma tripulação de três pessoas.

Além dos projetos de investigação científica e mapeamento de habitats do mar profundo, o “LULA1000″ tem sido utilizado para realizar filmagens para documentários, em canais como a BBC, a National Geographic e outros.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Naooooo eles andam é á procura de outra coisa.

      Uma coisa portuguesa que esta avaliada em biliões de euros. Acham q eles andam la com a maquinaria toda so pra encontrar um charuto de ferro? Povo imbecil e ignorante, facilmente manipulado.

      Andam a procura de um galeao portugues, que na sua viagem, salvou 5 navios de comercio,ou seja ficou com a carga e riquexa deles, alem de levar o deles.Os ingleses ma altura qusieram sacar, atraves de roubo forçado, pirataria, mas o navio foi rebentado depois de uma extenssa escaramuça, antes afundar e morrermos todos do que dar uma riqueza impressionate a rainhad e inglaterra, disse o comandante. Aquilo valia mais q a riqueza da coroa inglesa umas 7 vezes e representava dois anos do pib ingles.

      Segundo se disse o cmdt, preferiu morrer e afundar a riqueza toda, ele disse q os ingleses nunca teriam esse tesouro. O barco virou maldição, pois com ele morreram quase 400 pessoas.

      para quem nao sabe é o barco amis rico do mundo, que ainda nao foi encontrado.

      Ja la foi roubado muita coisa agora querem roubar o resto.
      O estado e governo portugues sao uma cambada de parasitas, que enganam um povo imbecil, parasitando-os.. tamanhos dias de glória que nunca mais voltarão, e pais que nunca mais se endireita pois tem um povo estupidificado e sem educaçaoe formaçao.

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …