Destroços de submarino alemão da II Guerra encontrados nos Açores

Os destroços do submarino alemão “U-581”, utilizado na II Guerra Mundial, foram encontrados a quase 900 metros de profundidade no mar dos Açores por uma equipa de investigadores da Fundação Rebikoff-Niggeler.

“A descoberta foi feita no dia 13 de setembro de 2016. O naufrágio do submarino encontra-se a sul de São Mateus da ilha do Pico, nos Açores”, afirmou à agência Lusa Kirsten Jakobsen, que conjuntamente com o marido Joachim, encontrou os destroços do submarino, entretanto transformados “num autêntico recife de coral de águas frias”.

A alemã, que vive há 17 anos na ilha do Faial, adiantou que o submarino “U-581” foi afundado a 2 de fevereiro de 1942 pela própria tripulação junto à ilha do Pico, depois de ter sido perseguido e atacado pelo navio inglês “HMS Westcott”.

“O naufrágio transformou-se num autêntico recife de coral de águas frias. Está a 870 metros de profundidade e é uma oportunidade para estudo científico grande, porque foi colonizada por corais, sobretudo esponjas”, referiu Kristen, sublinhando que ”estamos perante ecossistemas vulneráveis” dos quais “se sabe ainda muito pouco sobre as taxas de crescimento”.

Numa primeira fase, decorrida entre março e setembro de 2016, a equipa da Fundação Rebikoff-Niggeler localizou o sítio dos destroços do “U-581″, primeiro estudando os relatórios sobre o afundamento e, de seguida, usando equipamentos de alta tecnologia, incluindo métodos de deteção remota com sonar multifeixe e sonar de varrimento lateral.

Em comunicado, a fundação explica que Kirsten e Joachim Jakobsen verificaram a posição dos destroços do submarino, utilizando o submersível tripulado “LULA1000” e que a prospeção decorreu com “a devida autorização da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores”.

“Usámos tecnologias acústicas remotas para a busca e, devido à grande vigia panorâmica do nosso submersível, conseguimos encontrar visualmente o naufrágio”, precisou Joachim no comunicado.

Para Kristen, que desenvolve com o marido tecnologia para investigação subaquática do meio marinho profundo, o facto destes destroços estarem no fundo do mar é por si só “uma razão de proteção e salvaguarda” deste património, que “vai agora ser estudado no seu âmbito histórico, social e também do ponto de vista da biologia marinha”.

A Fundação Rebikoff-Niggeler é uma instituição de utilidade pública com sede na ilha do Faial. Opera o único submersível tripulado de investigação existente em Portugal, o “LULA1000″, com capacidade para mergulhar até mil metros de profundidade, com uma tripulação de três pessoas.

Além dos projetos de investigação científica e mapeamento de habitats do mar profundo, o “LULA1000″ tem sido utilizado para realizar filmagens para documentários, em canais como a BBC, a National Geographic e outros.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Naooooo eles andam é á procura de outra coisa.

      Uma coisa portuguesa que esta avaliada em biliões de euros. Acham q eles andam la com a maquinaria toda so pra encontrar um charuto de ferro? Povo imbecil e ignorante, facilmente manipulado.

      Andam a procura de um galeao portugues, que na sua viagem, salvou 5 navios de comercio,ou seja ficou com a carga e riquexa deles, alem de levar o deles.Os ingleses ma altura qusieram sacar, atraves de roubo forçado, pirataria, mas o navio foi rebentado depois de uma extenssa escaramuça, antes afundar e morrermos todos do que dar uma riqueza impressionate a rainhad e inglaterra, disse o comandante. Aquilo valia mais q a riqueza da coroa inglesa umas 7 vezes e representava dois anos do pib ingles.

      Segundo se disse o cmdt, preferiu morrer e afundar a riqueza toda, ele disse q os ingleses nunca teriam esse tesouro. O barco virou maldição, pois com ele morreram quase 400 pessoas.

      para quem nao sabe é o barco amis rico do mundo, que ainda nao foi encontrado.

      Ja la foi roubado muita coisa agora querem roubar o resto.
      O estado e governo portugues sao uma cambada de parasitas, que enganam um povo imbecil, parasitando-os.. tamanhos dias de glória que nunca mais voltarão, e pais que nunca mais se endireita pois tem um povo estupidificado e sem educaçaoe formaçao.

RESPONDER

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …

Apesar das críticas, Venezuela conquista um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de uma votação, esta quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil ficou com a outra vaga destinada aos países da …

Amália Rodrigues apoiou secretamente a causa antifascista

A fadista Amália Rodrigues, que chegou a ser acusada de estar ao serviço do Estado Novo, financiou presos políticos e apoiou a causa antifascista durante a ditadura, revela uma investigação publicada pela revista Visão Biografia. Numa …

FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras. O FC Porto pode vir …

Há novas suspeitas no negócio do lítio. João Galamba rejeita ilegalidades

A aprovação da concessão de exploração de lítio em Cepeda, no concelho de Montalegre, à empresa Lusorecursos Portugal Lithium continua envolta em polémica. Desta vez, surgem suspeitas de ilegalidades relacionadas com divergências no capital social …