Proa de submarino dos EUA que afundou na 2ª Guerra Mundial encontrada nas ilhas do Alasca

Em 1942 o submarino USS Grunion afundou na sua missão inaugural, durante a Segunda Guerra Mundial. 70 marinheiros perderam a vida quando o submarino se afundou no Pacífico. Após anos de procura, uma equipa encontrou a proa do Grunion na costa das Ilhas Aleutas, no Alasca.

Os filhos do Tenente Mannert L. Abele, primeiro e último comandante do USS Grunion, começaram em 2006 a procurar o submarino, desaparecido durante a 2ª Guerra Mundial. Em 2007, avança a CNN, foram encontrados os primeiros destroços da embarcação, na costa das Ilhas Aleutas.

De acordo com o projeto Lost 52, depois de receberem uma pista de “um notável cavalheiro japonês, Yutaka Iwasaki, e ajuda de inúmeras outras fontes”, em 2006, os três filhos de Abele — Bruce, Brad e John — começaram a procurar os restos da embarcação perdida.

No ano seguinte fotografaram os destroços do submarino, a cerca de 975 metros de profundidade. As temperaturas frias e a falta de correntes significativas tinham conservado a maior parte da embarcação.

Project Lost 52 / PRNewsfoto

Reconstrução 3D do submarino USS Grunion, que afundou em 1942 nas Ilhas do Alasca.

Os destroços principais do submarino tinham sido encontrados, mas faltava a parte dianteira da embarcação. Segundo explicou Tim Taylor, explorador marítimo do projeto Lost 52, em outubro de 2018, a equipa descobriu que a proa tinha deslizado por um aterro vulcânico íngreme, a cerca de 400 metros dos destroços principais.

De acordo com a Live Science, para encontrar a parte dianteira do submarino, a equipa usou veículos subaquáticos autónomos (AUVs) e imagens avançadas de fotogrametria — o que permitiu criar imagens em 3D da embarcação.

“Isto vai muito além de vídeo ou imagem estática, é verdadeiramente o futuro da gravação de descobertas subaquáticas históricas”, explicou Taylor durante uma declaração.

Tirar estas imagens 3D detalhadas, pode ser útil para a ciência, como “arqueólogos e historiadores, que podem passar meses em casa a realizar pesquisas minuciosas”, observou ainda Taylor.

O USS Grunion entrou ao serviço da Marinha dos EUA a 11 de abril de 1942, colocando-o sob a chefia do tenente-comandante Mannert Abele. Mas a primeira patrulha de guerra do USS Grunion foi também a sua última.

Em junho do mesmo ano, o submarino foi enviado para as Ilhas Aleutas. Depois de ter afundado dois barcos de patrulha japoneses em Kiska, a 30 de julho o submarino recebeu ordem de regresso a Dutch Harbor, na ilha de Amaknak.

Durante a viagem, o Grunion teve um acidente e nunca mais estabeleceu contacto. Foi dado como perdido a 16 de agosto.

Segundo a Marinha americana, 52 submarinos da frota dos EUA foram perdidos durante a 2ª Guerra Mundial, e mais de três mil e 500 tripulantes permanecem em “eterna patrulha”.

DR //

PARTILHAR

RESPONDER

Lavada em lágrimas, primeira-ministra da Dinamarca pede desculpa pelo abate de milhões de martas

Em lágrimas, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, pediu desculpas nesta quinta-feira pela gestão da crise com as martas no país, depois de uma mutação do novo coronavírus encontrada em quintas de criação ter motivado o …

Mistério continua por resolver: um mês após o início do surto de legionella, ainda não há respostas

Há cerca de um mês que o mistério da origem da legionela continua por resolver. A doença continua a fazer mortos na região norte, mas de acordo com o Jornal de Notícias, não tem sido …

Relações "complicadas". Rússia admite abandonar projetos de cooperação com a UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, que se encontrará mais tarde com o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, comentou que as relações atuais entre Moscovo e Bruxelas são "complicadas". O Governo russo está a ponderar …

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …