Encontrado tesouro da 2.ª Guerra Mundial nas ruínas de um castelo da Polónia

Uma arca cheia de preciosas taças, talheres e objetos de serviço de mesa de prata foi desenterrada nas ruínas de um castelo do século XIV na Polónia.

Especialistas da Associação Histórica e Exploratória local detetaram o tesouro durante trabalhos arqueológicos no Castelo Real da cidade de Nowy Sacz, na Polónia, quando procediam a escavações ao lado das ruínas do castelo.

De acordo com o jornal polaco The First News, os especialistas acreditam que as peças do tesouro encontrado tenham pertencido a judeus assassinados durante a II Guerra Mundial.

“Começámos a extrair o papel delicadamente, que estava em muito mau estado. Pouco depois, vimos prata, muita prata”, relatou Stanislaw Pustulka, que fez a descoberta quando desenterrava fragmentos de papel com os quais se tinha deparado.

Os seis membros da equipa removeram delicadamente a arca, que se tinha desintegrado e as suas partes metálicas enferrujado com o tempo. O que restou ileso foram os 103 objetos de prata que continha, feitos na Polónia e na Áustria.

Dzisiaj 14.06.2020r. Wzgórze Zamkowe w Nowym Sączu oddało nam sporo srebra z epoki. Pozdrowienia dla wszystkich poszukiwaczy i życzymy podobnych sukcesów.

Publicado por Stowarzyszenie Historyczno Eksploracyjne Sądecczyzny em Domingo, 14 de junho de 2020

O arqueólogo Bartlomiej Urbanski, que esteve presente no local, disse que se tratariam de artefactos judaicos, “provavelmente da viragem dos séculos XIX e XX, ligados a rituais judaicos e presumivelmente enterrados durante a II Guerra Mundial”.

Urbanski não exclui a hipótese de o tesouro ter sido roubado pelos nazis e enterrado na impossibilidade de o levarem, tanto mais que as tropas de Hitler tinham ocupado o castelo e ali instalado um quartel militar e um depósito de munições.

A descoberta da prata foi feita a apenas 20 metros do local onde moedas dinar do século XV foram encontradas no início deste ano pela mesma equipa.

O tesouro será agora analisado pelos arqueólogos, que identificarão, listarão e limparão todos os objetos, que serão entregues posteriormente ao Museu Regional na cidade.

Durante a ocupação nazi, mais de 20 mil judeus de Nowy Sacz foram confinados num gueto, tendo toda a população sido enviada em 1942 para o campo de concentração de Belzec. Em 1945, a resistência polaca explodiu o depósito de munições, quase destruindo totalmente o castelo.

Recentemente, foi noticiado que um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a 2.ª Guerra Mundial.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Polícias em protesto abandonaram parlamento (mas voltaram para trás)

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero abandonou esta segunda-feira, cerca das 15h30, o parlamento, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para …

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Temido quer “ganhar tempo” para conter variante Delta. Em julho, serão administradas 130 mil doses por dia

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …