Encontrado tesouro da 2.ª Guerra Mundial nas ruínas de um castelo da Polónia

Uma arca cheia de preciosas taças, talheres e objetos de serviço de mesa de prata foi desenterrada nas ruínas de um castelo do século XIV na Polónia.

Especialistas da Associação Histórica e Exploratória local detetaram o tesouro durante trabalhos arqueológicos no Castelo Real da cidade de Nowy Sacz, na Polónia, quando procediam a escavações ao lado das ruínas do castelo.

De acordo com o jornal polaco The First News, os especialistas acreditam que as peças do tesouro encontrado tenham pertencido a judeus assassinados durante a II Guerra Mundial.

“Começámos a extrair o papel delicadamente, que estava em muito mau estado. Pouco depois, vimos prata, muita prata”, relatou Stanislaw Pustulka, que fez a descoberta quando desenterrava fragmentos de papel com os quais se tinha deparado.

Os seis membros da equipa removeram delicadamente a arca, que se tinha desintegrado e as suas partes metálicas enferrujado com o tempo. O que restou ileso foram os 103 objetos de prata que continha, feitos na Polónia e na Áustria.

Dzisiaj 14.06.2020r. Wzgórze Zamkowe w Nowym Sączu oddało nam sporo srebra z epoki. Pozdrowienia dla wszystkich poszukiwaczy i życzymy podobnych sukcesów.

Publicado por Stowarzyszenie Historyczno Eksploracyjne Sądecczyzny em Domingo, 14 de junho de 2020

O arqueólogo Bartlomiej Urbanski, que esteve presente no local, disse que se tratariam de artefactos judaicos, “provavelmente da viragem dos séculos XIX e XX, ligados a rituais judaicos e presumivelmente enterrados durante a II Guerra Mundial”.

Urbanski não exclui a hipótese de o tesouro ter sido roubado pelos nazis e enterrado na impossibilidade de o levarem, tanto mais que as tropas de Hitler tinham ocupado o castelo e ali instalado um quartel militar e um depósito de munições.

A descoberta da prata foi feita a apenas 20 metros do local onde moedas dinar do século XV foram encontradas no início deste ano pela mesma equipa.

O tesouro será agora analisado pelos arqueólogos, que identificarão, listarão e limparão todos os objetos, que serão entregues posteriormente ao Museu Regional na cidade.

Durante a ocupação nazi, mais de 20 mil judeus de Nowy Sacz foram confinados num gueto, tendo toda a população sido enviada em 1942 para o campo de concentração de Belzec. Em 1945, a resistência polaca explodiu o depósito de munições, quase destruindo totalmente o castelo.

Recentemente, foi noticiado que um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a 2.ª Guerra Mundial.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …