/

Menos de um ano após arrecadar 33 milhões de libras, capitão Tom Moore morre aos 100 anos

3

Vickie Flores / EPA

O capitão Tom Moore, que conquistou o coração da Grã-Bretanha ao arrecadar mais de 30 milhões de libras para o National Health Service (NHS) no ano passado, morreu aos 100 anos.

A notícia foi avançada pela filhas do capitão Tom Moore, Hannah e Lucy. “É com grande tristeza que anunciamos a morte do nosso querido pai, o capitão Sir Tom Moore”, escreveram, em comunicado citado pelo jornal britânico The Independent.

“Estamos muito gratas por termos estado com ele nas últimas horas da sua vida: Hannah, Benjie e Georgia ao lado da cama e Lucy no FaceTime. Passámos horas a conversar com ele, relembrando a nossa infância e a nossa maravilhosa mãe. Partilhámos risos e lágrimas juntos”, continua o comunicado.

“O último ano da vida do nosso pai foi nada menos do que notável. Ele foi rejuvenescido e experimentou coisas que sempre sonhou.”

Tom Moore tornou-se numa referência de esperança nas primeiras semanas da pandemia de covid-19, em abril de 2020, quando percorreu 100 voltas em torno do seu jardim em Inglaterra no dia do seu 100.º aniversário, e num tributo ao Serviço Nacional de Saúde britânico.

Em vez do objetivo em garantir uma contribuição de 1.000 libras (1.128 euros), recolheu cerca de 33 milhões de libras (37 milhões de euros).

Moore, que foi promovido a capitão quando se encontrava na Índia e em Myanmar durante a guerra, foi ordenado cavaleiro pela rainha Isabel II em julho pelos seus esforços na angariação de fundos para o Serviço Nacional de Saúde britânico.

Entretanto, Moore viu o seu nome ser dado a um comboio de alta velocidade, o serviço postal britânico criou um selo especial em sua homenagem e foi nomeado membro honorário da seleção de críquete inglesa.

Em 31 de janeiro, o centenário foi internado no hospital de Bedford, uma semana depois de ter testado positivo para covid-19.

O veterano era engenheiro civil antes de se ter alistado no Exército britânico durante a II Guerra. Esteve na Índia, no Myanmar e na Indonésia, tendo chegado ao posto de Capitão.

Maria Campos, ZAP //

 

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.