Um menino britânico de cinco anos morreu este sábado afogado numa piscina de um empreendimento turístico no concelho de Silves, no Algarve, informou a GNR de Faro.
O incidente ocorreu cerca das 16:50 no Amendoeira Golf Resort, em Alcantarilha, disse o oficial de relações públicas do Destacamento Territorial de Faro da GNR, António Ramos.
Segundo a GNR, que esteve no local, a criança estava a brincar com os dois irmãos na piscina. Quando estes saíram da piscina, o menino foi visto posteriormente pelos pais já a boiar. A GNR desconhece se havia mais alguém na piscina quando se deu o afogamento do menor.
A vítima foi retirada do fundo da piscina já sem vida. Não são ainda conhecidas as circunstâncias em que tudo aconteceu, de acordo com o Correio da Manhã.
O óbito da criança foi confirmado pouco tempo depois do alerta por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica, de acordo com António Ramos. À Lusa, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro indicou anteriormente que se tratava de uma menina britânica de 10 anos.
Confrontado com os dados da GNR, o CDOS referiu que a era a informação inicial que tinha recebido via Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) quando foi comunicado o alerta. Para o local deslocaram-se três viaturas do INEM e a GNR.
Este não é o primeiro acidente numa piscina que acaba por levar à morte de uma criança. Ainda esta segunda-feira, um menino de 6 anos, que tinha ficado preso numa piscina a semana passada, acabou por não resistir aos ferimentos graves e faleceu no Hospital D. Estefânia, em Lisboa.
A criança terá ficado presa no filtro de uma piscina de uma casa particular em Azeitão, Setúbal, onde passava férias com a família, na passada terça-feira. A mãe do menino garantiu depois que no momento do acidente o filho estava acompanhado, acusando que “o filtro devia estar tapado“.
Estas tragédia trazem à tona preocupações relativas à falta de legislação em Portugal relativamente às normas de segurança destinadas a prevenir o risco de afogamento.
ZAP // Lusa