Menino britânico morre afogado em empreendimento turístico no Algarve

Um menino britânico de cinco anos morreu este sábado afogado numa piscina de um empreendimento turístico no concelho de Silves, no Algarve, informou a GNR de Faro.

O incidente ocorreu cerca das 16:50 no Amendoeira Golf Resort, em Alcantarilha, disse o oficial de relações públicas do Destacamento Territorial de Faro da GNR, António Ramos.

Segundo a GNR, que esteve no local, a criança estava a brincar com os dois irmãos na piscina. Quando estes saíram da piscina, o menino foi visto posteriormente pelos pais já a boiar. A GNR desconhece se havia mais alguém na piscina quando se deu o afogamento do menor.

A vítima foi retirada do fundo da piscina já sem vida. Não são ainda conhecidas as circunstâncias em que tudo aconteceu, de acordo com o Correio da Manhã.

O óbito da criança foi confirmado pouco tempo depois do alerta por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica, de acordo com António Ramos. À Lusa, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro indicou anteriormente que se tratava de uma menina britânica de 10 anos.

Confrontado com os dados da GNR, o CDOS referiu que a era a informação inicial que tinha recebido via Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) quando foi comunicado o alerta. Para o local deslocaram-se três viaturas do INEM e a GNR.

Este não é o primeiro acidente numa piscina que acaba por levar à morte de uma criança. Ainda esta segunda-feira, um menino de 6 anos, que tinha ficado preso numa piscina a semana passada, acabou por não resistir aos ferimentos graves e faleceu no Hospital D. Estefânia, em Lisboa.

A criança terá ficado presa no filtro de uma piscina de uma casa particular em Azeitão, Setúbal, onde passava férias com a família, na passada terça-feira. A mãe do menino garantiu depois que no momento do acidente o filho estava acompanhado, acusando que “o filtro devia estar tapado“.

Estas tragédia trazem à tona preocupações relativas à falta de legislação em Portugal relativamente às normas de segurança destinadas a prevenir o risco de afogamento.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …