Morreu criança belga que ficou presa numa piscina em Azeitão

O menino de seis anos que na semana passada ficou preso numa piscina, em Azeitão, morreu esta segunda-feira. A criança, de nacionalidade belga, não resistiu aos ferimentos graves.

A criança de seis anos que, na semana passada, ficou presa num filtro de uma piscina particular, em Azeitão, faleceu esta segunda-feira no Hospital D. Estefânia, em Lisboa. A informação é avançada pela assessoria de imprensa da unidade hospitalar, que adianta apenas que o menino estava internado nos Cuidados Intensivos.

De acordo com o Diário de Notícias, a criança, de nacionalidade belga, ficou presa no filtro de uma piscina de uma casa particular em Azeitão, Setúbal, na passada terça-feira.

O rapaz ficou preso por um braço no ralo de aspiração da piscina da casa onde estava a passar férias com a família, em Setúbal. A criança ficou submersa durante alguns minutos, tendo sido retirada do local pelos bombeiros e reanimada por uma equipa de emergência médica.

Segundo o jornal, o alerta foi dado às 13h43 da passada terça-feira e no local estiveram 13 operacionais e cinco viaturas dos bombeiros e GNR. Vic Wanzeele foi posteriormente levado para o Hospital D. Estefânia, em Lisboa, no qual passou a última semana a receber tratamento médico.

Segundo o Jornal de Notícias, o casal belga estava a passar férias em Portugal com os dois filhos. Este fim-de-semana, e ainda sem notícias de qualquer melhoria, o irmão de Vic voltou para a Bélgica.

No Facebook, o pai da criança, Michael Wanzeele deixou uma mensagem dando conta da morte do menino de seis anos. “Hoje de manhã, às 06h00, o coração de Vic parou de bater. Estávamos os dois (pai e mãe) lá, e estávamos na cama com ele. Isso foi o que Vic sempre pretendeu. Estar perto de nós”, escreveu.

Na longa publicação, que mereceu atenção nas redes sociais, o pai de Vic sublinhou o bom tratamento recebido em Portugal. “Estamos a ser muito bem acompanhados no hospital e o hotel onde ficamos está a ser muito compreensivo e a tentar facilitar todo o processo.”

Segundo o Diário de Notícias, a Procuradoria-Geral da República (PGR) instaurou um inquérito à morte da criança belga. O inquérito já foi aberto e está a correr nos termos no Departamento de Ação Penal de Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Já são vários os casos acidentais em Portugal mais ou menos desta forma e parece não haver nem leis nem possivelmente informação adequada para os proprietários de piscinas e essa história de filtros sem protecção adequada parece-me muito estranho ainda existir.

  2. Eu pergunto a mim mesmo, para que servem os nossos Doutores ou Engenheiros de gravata, responsáveis pela arquitetura das obras, sem que haja um responsável pelos acidentes destes, que não é a primeira vez que tal acontece.
    Eu pergunto a mim mesmo, para que servem os certificados energéticos obrigatórios neste País.
    Mais uma vez, não vai haver responsáveis, e a culpa vai morrer Solteira.

RESPONDER

Estado condenado a indemnizar cidadão romeno por tratamento desumano

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou o Estado português ao pagamento de 14 mil euros por tratamento desumano do cidadão romeno Lonuţ-Marian Bădulescu, durante a detenção deste na cadeia do Porto. Numa decisão esta …

Panama Papers. Alemanha com ordens de detenção para Mossack e Fonseca

Um tribunal de Colónia emitiu ordens de detenção contra Jürgen Mossack e Ramón Fonseca por fraude fiscal e associação criminal no caso dos Papéis do Panamá, uma investigação internacional por branqueamento de dinheiro, anunciaram esta …

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …